PI International
Pesquisar
Fale Conosco
Home
Associação
Associados
Sócio Individual
Sobre nós
Treinamentos
Listar todos
(PITC) Centro de Treinamento Certificado Profibus / Profinet
Eventos
Workshops
Notícias/PROFINEWS
Artigos Técnicos
Artigos
Apresentações
Brochuras
Cases
Engenheiro Certificado
Profibus
Profinet
Profibus Installer (CI)
Tecnologias
Profinet
Profibus
(PICC) Centro de Competência Certificado Profibus / Profinet
AS-Interface
IO-Link
ETHERNET APL
Vídeos
Profinet
Profibus
Profinet Online Academy
IO-Link
Pesquisar
Fale Conosco
PI International
Associação
Associados
Sócio Individual
Sobre nós
Treinamentos
Listar todos
(PITC) Centro de Treinamento Certificado Profibus / Profinet
Eventos
Workshops
Notícias/PROFINEWS
Artigos Técnicos
Artigos
Apresentações
Brochuras
Cases
Engenheiro Certificado
Profibus
Profinet
Profibus Installer (CI)
Tecnologias
PROFINET
PROFIBUS
(PITC) Centro de Treinamento Certificado Profibus/Profinet
(PICC) Centro de Competência Certificado Profibus/Profinet
AS-Interface
Vídeos
PROFINET
PROFIBUS
PROFINET Online Academy
IO-Link
Home
Artigos Técnicos
Versão HTML
Profinet e ethernet-apl: o futuro da comunicação industrial na era da indústria 4.0
A revolução digital está transformando a indústria como a conhecemos.
Fechar
Tecnologia profinet possibilita diagnóstico de falhas em bombas centrífugas com inteligência artificial
Artigo publicado em julho de 2024 apresenta como a tecnologia PROFINET pode contribuir para verificação da saúde de operação de bombas centrífugas, vastamente utilizadas nos mais diversos setores da indústria.
Fechar
Arquitetura em anel com profinet mrp
Fechar
O uso de ia na detecção de ataques cibernéticos em redes profinet
O artigo intitulado “A Cloud-Based Method for Detecting Intrusions in PROFINET Communication Networks Based on Anomaly Detection”, de 2021, propõe um método inovador para detectar ataques em redes PROFINET, utilizando técnicas de detecção de anomalias e aprendizado de máquina.
Fechar
Rede profibus-pa e suas vantagens
A escolha de um protocolo de comunicação leva em consideração, principalmente, as especificidades da planta, os recursos do cliente, as marcas utilizadas na instrumentação de campo, a facilidade de uso e velocidade de transmissão de sinais.
Fechar
O impacto da tecnologia de troca a quente em sistemas de controle
Garantir a continuidade do processo produtivo se tornou fundamental para manter a competitividade da indústria em um mercado tão concorrido como o que vemos hoje.
Fechar
Intertravamentos de segurança via rádio: como garantir uma comunicação de dados segura e estável com o protocolo profisafe
No contexto atual de avanços rápidos em automação industrial, em que eficiência e segurança são primordiais, as tecnologias sem fio surgem como soluções essenciais para a mobilidade e flexibilidade de máquinas e equipamentos.
Fechar
Ethernet-apl: o futuro da instrumentação
Um dos bens mais valiosos hoje é a informação. Empresas pagam caro por ferramentas que permitem acesso a dados de clientes, de concorrentes ou até que ajudam a gerenciar as informações internamente.
Fechar
Intensificando a segurança da rede industrial: atualização de segurança profinet
No mundo complexo e interconectado da automação industrial, a segurança das redes de comunicação não é apenas um recurso – é uma necessidade.
Fechar
Transformação digital em microcervejarias utilizando tecnologia profinet
O segmento de cervejarias representa um mercado significativo no Brasil, empregando 2,7 milhões de pessoas e contribuindo com 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Fechar
Requisitos de projeto e instalação de sistemas intrinsecamente seguros a dois fios no padrão ethernet apl / 2-wise
Este artigo aborda os requisitos para os serviços de projeto e de instalação de sistemas Ethernet APL intrinsicamente seguros a dois fios (2-WISE), utilizados em áreas classificadas Zonas 0, 1, 2, 20, 21 ou 22, Grupos I, IIA, IIB, IIC, IIIA, IIIB ou IIIC, incluindo as informações para a documentação descritiva de cada circuito, a especificação dos cabos a serem utilizados e os requisitos de aterramento das blindagens dos cabos.
Fechar
A ia aplicada ao processo decisório na indústria
O movimento da Indústria 4.0 trouxe avanços tecnológicos sem precedentes. Um dos campos que mais vem surpreendo a todos é a Inteligência Artificial (IA), como sendo uma das forças motrizes dessa nova era.
Fechar
Profinet: a tecnologia ethernet na indústria
Fechar
Manutenção preditiva de redes profibus: como diagnosticar falhas intermitentes
Problemas intermitentes nas redes PROFIBUS são bastante frequentes. A produção para e a equipe de manutenção é chamada para resolver o problema, mas, quando chega ao local, a máquina já voltou a funcionar normalmente!
Fechar
Apl, advanced physical layer, a convergência da ethernet industrial com alta performance, robustez e simplicidade
Com um cenário de forte concorrência global e a busca por melhorias nos processos industriais, estamos vendo um avanço exponencial de novas tecnologias aplicadas à Indústria 4.0.
Fechar
Benefícios de sistemas profinet redundantes
A disponibilidade máxima da planta é essencial e a redundância é parte fundamental da solução para atingir esse objetivo.
Fechar
Em direção a uma programação de robôs simplificada
Fechar
Profinet commnunity stack
Time Sensitive Networking (TSN) tem sido apontada como uma solução para aumentar o desempenho e a flexibilidade do PROFINET em uso.
Fechar
Io-link safety
A segurança das pessoas, das máquinas e do meio ambiente é a principal prioridade de cada sistema.
Fechar
A rede profinet é a solução para a falta de componentes do mercado
O PROFINET é um protocolo baseado em Ethernet para conectar dispositivos de processo – sensores, atuadores e similares – aos sistemas de controle. A associação PROFIBUS & PROFINET International (PI) criou esse protocolo com ajuda de alguns fornecedores.
Fechar
A segurança do io-link: demonstração prática
A primeira demonstração ao vivo de vários fornecedores com IO-Link Safety aconteceu no estande conjunto da PI na feira SPS, em Nuremberg – Alemanha. Oito fabricantes demonstraram as possibilidades e o poder do IO-Link Safety ao no local.
Fechar
Canaletas metálicas e a interferência eletromagnética
Em instalações industriais está cada vez mais presente o uso de canaletas metálicas para passagem de cabos de alimentações/energia/comando e de redes digitais.
Fechar
Arquitetura simplificada do profinet tester
A disponibilidade de um sistema de teste flexível para as interfaces dos sistemas de comunicação aberta é uma parte importante da garantia de qualidade do produto.
Fechar
Comprimento total do cabo profibus pa
O comprimento total do cabo PROFIBUS PA deve ser totalizado desde a saída do ponto de conversão DP/PA até o ponto mais distante do segmento, considerando as derivações. Vale lembrar que braços menores que 1 m não entram nesse cálculo.
Fechar
Omlox passa para a próxima rodada com a versão 2.0
Omlox, o único padrão de rastreamento aberto e independente do fabricante do mundo, agora foi lançado na versão 2.0.
Fechar
Como reduzir o acoplamento capacitivo em instalações industriais
Muitas vezes, a confiabilidade de um sistema de controle é colocada em risco devido às suas más instalações. Comumente, os usuários fazem vista grossa e, em análises mais criteriosas, são descobertos problemas com as instalações, envolvendo cabos e suas rotas e acondicionamentos, blindagens e aterramentos.
Fechar
Desenvolvimento de tecnologia colaborativa para digitalização
O avanço da digitalização está exigindo que as soluções de automação – que anteriormente funcionavam em escala local – conectem cada vez mais as várias fábricas de produção em um local e em vários locais, mesmo além dos limites das empresas de manufatura.
Fechar
Como reduzir o acoplamento indutivo em instalações industriais
Muitas vezes, a confiabilidade de um sistema de controle é colocada em risco devido às suas más instalações. Comumente, os usuários fazem vista grossa e, em análises mais criteriosas, aparecem problemas com as instalações, envolvendo cabos e suas rotas e acondicionamentos, blindagens e aterramentos.
Fechar
Desempenho 5g para comunicação profinet e profisafe
Ifak, HMS, NXP e Radisys implementaram uma rede PROFINET sobre 5G. Esse banco de testes avalia se aplicativos à prova de falhas são possíveis em um 5G NPN (Rede Não Privada) e como a rede funciona com PROFINET.
Fechar
Acoplamento por impedância comum e como minimizar seus efeitos em instalações industriais
Muitas vezes, a confiabilidade de um sistema de controle é colocada em risco devido às suas más instalações. Comumente, os usuários fazem vistas grossas e, em análises mais criteriosas, descobrem-se problemas com as instalações, envolvendo cabos e suas rotas e acondicionamentos, blindagens e aterramentos.
Fechar
Certificação de profidrive e encoder
A partir do início de 2022, os fabricantes de drive e codificadores que incorporam o perfil PROFIdrive ou Encoder opcional são obrigados a ter seus produtos certificados com essa opção.
Fechar
Por que o ethernet-apl se tornará o futuro da automação de processos?
Para entender o significado do Ethernet-APL para o campo da automação de processos, nós temos que ver em detalhes o nosso presente. Nas indústrias de manufatura, a Internet Industrial da Coisas (IIoT) e a indústria 4.0 já fazem parte das operações cotidianas. A digitalização e outras tecnologias também estão prontas e amplamente disponíveis para uso na automação de processos.
Fechar
Focando na facilidade de uso: integração de robôs
O mercado de robôs está crescendo rapidamente. No entanto, integrá-los ao mundo da automação pode ser muito trabalhoso e lento, mas, um novo perfil de robô agora fornece um remédio.
Fechar
Modelagem de informações estruturadas na pi
A transformação digital industrial requer dados da tecnologia de automação para implementar a visão da Indústria 4.0. Na prática, a origem e o destino desses dados são, principalmente, sensores, atuadores e controladores. O volume de dados atualmente sendo gerados e processados nas plantas de produção industrial está crescendo rapidamente, à medida que a Indústria 4.0 avança.
Fechar
Io-link no campo: sucesso consolidado!
Após anos de aceitação e crescimento, o mundo não pode simplesmente parar de girar. Graças às suas expansões Safety e Wireless, o IO-Link recebeu uma gama ainda maior de funções. Em uma das próximas gerações, os dados de desempenho também serão consideravelmente melhorados com a expansão da camada física para Ethernet de par único, por exemplo.
Fechar
Para uma rede forte [app story]
O tema da Indústria 4.0 apresenta novos desafios para a comunicação de dados: tempos de transmissão curtos, alta disponibilidade, tempo real e, acima de tudo, alta confiabilidade são mais importantes do que nunca.
Fechar
Profinet e io-link apresentam números impressionantes
Apesar de mais de dois anos enfrentando problemas de entrega e outras incertezas resultantes da pandemia, os fabricantes de produtos que utilizam tecnologia da PROFIBUS & PROFINET International (PI) relataram números muito positivos para 2021.
Fechar
Como o omlox possibilita modelos de negócios voltados para serviços
Nos últimos anos, tornou-se evidente que as plataformas servem como mediadores entre consumidores e produtores – seja no dia a dia das pessoas ou no mundo B2B.
Fechar
Ganhe agilidade e simplifique seu dia a dia em configurações cíclicas em redes profibus-pa
A necessidade de automação na indústria e nos mais diversos segmentos está associada, entre diversos aspectos, às possibilidades de aumentar a velocidade de processamento das informações.
Fechar
Gerenciamento de ativos em redes profibus dp e pa
Na área da instrumentação, o conceito de gerenciamento de ativos já foi bastante difundido, consolidando-se como um grande aliado das equipes de manutenção na preservação da integridade e produtividade das operações das plantas industriais.
Fechar
Io-link – o que é, como surgiu e como ele ajuda em suas operações
Os ambientes industriais estão gerando mais dados do que nunca. Sejam referentes a volume de produção, tempo de inatividade ou números de série, essas informações oferecem uma visão exclusiva dos processos e da produtividade.
Fechar
Os próximos passos em integração de profinet security
As aplicações de Indústria 4.0 dependem da conectividade e do intercâmbio de dados entre os níveis TI e OT.
Fechar
Arquitetura omlox – uma abordagem holística para sistema de localização
Ambos os elementos do omlox já fornecem um sistema de localização de grande valor e flexibilidade ao configurar um sistema de localização ou no uso dos dados de localização para casos práticos industriais, individualmente. Mas, a combinação é ainda mais poderosa – especialmente em casos práticos em tempo real em chão de fábrica ou em um almoxarifado.
Fechar
Libertando todas as potencialidades de transmissores inteligentes por meio do ethernet-apl
Desde a década de 1980, os sistemas de controle têm evoluído com o objetivo de descentralizar a aquisição de sinais, buscando primariamente uma redução de comprimento de cabos de sinais de sensores – responsável pela grande fonte de desvios e problemas de campo. Essa descentralização teve um marco importante com o desenvolvimento do PROFIBUS-DP (Descentralized Periphery), em que, por meio das estações remotas, pôde-se realizar a conversão analógica-digital mais próxima ao campo e transferir informações de entrada e saída de sensores e atuadores com um protocolo padronizado por distâncias de até 1 km.
Fechar
Integrando ethernet-apl a instrumentos de processo
Os casos práticos de PROFINET over 10BASE-T1L, incluindo Ethernet-APL, continuam aumentando, por meio da automação de processos e fábricas, conectando mais dispositivos de campo a redes PROFINET e, com isso, disponibilizando datasets mais ricos aos sistemas de gestão de nível superior, o que tem gerado ganhos significativos de produtividade ao mesmo tempo em que custos operacionais e consumo de energia são reduzidos.
Fechar
O futuro das tecnologias pi
Para a comunidade PI – PROFIBUS & PROFINET International, o desafio atual é o desenvolvimento de uma visão para o futuro, que seja construída sobre a infraestrutura existente, isto é, mais de 86 milhões de nós PROFIBUS e PROFINET instalados em campo, ou seja, como transferir essa tecnologia já experimentada e testada para o mundo da Indústria 4.0.
Fechar
Fibra ótica e profibus: a união sem ruídos
O Profibus é um protocolo digital utilizado em sistemas de controle, que permite a conexão com interoperabilidade de diversos equipamentos e fabricantes. Possui uma série de vantagens em relação à tecnologia 4-20 mA, onde resumidamente pode-se citar, dentre outras:
Fechar
Algumas dicas de soluções de problemas no profibus-dp
Apesar de muito simples a tecnologia do meio físico mais utilizada no PROFIBUS-DP, a RS485, ainda vemos alguns detalhes em campo que poderiam ser evitados e que poderiam diminuir o tempo de comissionamento e startup e evitar as condições de intermitências e paradas indesejadas durante a operação.
Fechar
Conecte o labview a qualquer rede industrial e clp
Os Controladores Programáveis para Automação (PACs) da National Instruments e o LabVIEW podem acrescentar uma ampla variedade de funcionalidades para CLPs e sistemas industriais existentes. Monitoramento de condição de máquina, medições analógicas de alta velocidade e aplicações personalizadas de Visão são alguns dos exemplos de aplicações típicas de PAC. A comunicação entre os dois sistemas é extremamente importante e deve ser simples, eficaz e muitas vezes determinística. Este artigo vai mostrar os diferentes métodos para conectar o LabVIEW e os PACs da National Instruments a qualquer rede industrial, dispositivo e PLC.
Fechar
Procedimento de atualização de hardware para acesso a dados hart em remotas profibus
A utilização de instrumentos inteligentes na automação de processos é um fator que agrega valor a planta permitindo aumentar a disponibilidade da mesma e possibilitando a utilização mais eficaz de recursos, aumentando por consequência o retorno das companhias com a diminuição do desperdício. Mas afinal o que é um instrumento inteligente?
Fechar
Eddl - electronic device description language & fdt/dtm – field device tool/ device typemanagement & fdi - field device integration
Quando falamos em protocolos digitais abertos, um dos tópicos mais importantes para o sucesso do interfaceamento entre os equipamentos de campo e os sistemas são os arquivos que irão traduzir as características dos dispositivos e facilitar a visualização, configuração, operação e manutenção para os usuários.
Fechar
O uso de entradas e saídas remotas em profibus-pa facilitando a automação de processos em sistemas de controle
Vimos em um artigo anterior a aplicação da execução de lógicas em um equipamento Profibus-PA em sistemas híbridos com o DC303 – Entradas e Saídas Remotas para painel, onde tinha-se a possibilidade de tratamento de entradas e saídas discretas, o controle lógico e seqüencial.
Fechar
Dimensionamento da quantidade de equipamentos em uma rede profibus-pa
Apesar de muito simples a tecnologia do meio físico utilizada no PROFIBUS-PA, a chamada H1, de acordo com a IEC61158-2, ainda vemos alguns detalhes em alguns projetos e que em campo poderiam ser evitados diminuindo o tempo de comissionamento e startup e evitando as condições de intermitências e paradas indesejadas durante a operação.
Fechar
Soluções national instruments para barramentos industriais
Os Controladores Programáveis para Automação (PACs) da National Instruments e o software LabVIEW podem adicionar uma larga variedade de funcionalidades a controladores lógicos programáveis (CLPs) e sistemas industriais. Monitoramento de condição de máquina, medições analógicas de alta velocidade, e aplicações personalizadas de visão são alguns exemplos típicos de aplicações PAC.
Fechar
Profibus – fique por dentro do dpv2 na prática
Muito já conhecemos sobre a tecnologia PROFIBUS, que está em constante evolução técnica e temos a oportunidade de conviver com as novidades que se originam do trabalho da Associação PROFIBUS Brasil. Pois bem, ao escrever este artigo, assim como outros, sempre nos colocamos do lado do leitor, que vive o mundo prático de como essa evolução impacta no dia a dia de um técnico ou engenheiro de manutenção. Com isso, preparamos um breve descritivo prático da versão DPV2 do PROFIBUS, onde se caracteriza na rede na camada de aplicação de acordo com o modelo OSI, sendo este detalhamento já comentado no Manual de Referência PROFIBUS.
Fechar
Raio de curvatura mínima e instalações profibus
Flexão, alongamento, torções, esmagamentos durante o processo de instalação do cabo PROFIBUS podem forçar os condutores ou mesmo alterarem suas seções transversais. Isso perturba o eixo comum dos condutores e blindagem, e mostra-se como uma mudança na impedância no ponto de estresse do cabo. Através da captura de sinais, estes pontos podem ser facilmente identificados pelas reflexões nos sinais. Em todos os casos, o raio mínimo especificado refere-se à superfície interna do cabo, e não ao eixo do cabo.
Fechar
Gerenciamento de ativos e autodiagnose
Nos últimos anos temos acompanhado que os mercados de instrumentação e automação vêm demandando equipamentos de campo (transmissores de pressão e temperatura, conversores, posicionador, atuadores, etc.) com alta performance, confiabilidade, disponibilidade, recursividade, etc., com a intenção de minimizar consumos, reduzir a variabilidade dos processos, proporcionar a redução de custos operacionais e de manutenção, assim como garantir a otimização e melhoria continua dos processos. Isso resulta em fortes aliados, na busca por indústrias mais autossustentáveis.
Fechar
Dc303 - entradas e saídas discretas em sistemas profibus com controle híbridos e aplicações de bateladas.
Este artigo mostrará alguns detalhes do que há de mais novo em termos de desenvolvimento de equipamentos com a tecnologia Profibus-PA Veremos neste artigo o uso desta tecnologia e as possibilidades de tratamento de entradas e saídas discretas em um equipamentos SMAR, o DC303, que é possui entradas e saídas discretas e um bloco funcional flexível que permite o controle lógico e seqüencial. As instalações Profibus-PA podem ser híbridas envolvendo arquiteturas distribuídas e estendendo-se a equipamentos convencionais analógicos e/ou discretos, e até mesmo a outras tecnologias.
Fechar
Lmp-100 – solução eficiente para conexão de redes modbus e profibus.
Os esforços de padronização das redes industriais produziram excelentes resultados, praticamente eliminando protocolos proprietários, e oferecendo aos usuários finais tranquilidade ao permitir que equipamentos de diferentes fabricantes sejam interconectados em rede, com garantia de interoperabilidade. Para os fabricantes, a padronização evitou custos enormes de integração, observados anteriormente no auge dos protocolos proprietários.
Fechar
O profinet na automação de processos
Estamos acompanhando a grande evolução dos sistemas de comunicação industrial a partir da Ethernet Industrial, em nosso caso, estamos vendo uma fronteira ser superada, que é a utilização de um protocolo industrial que verticaliza a informação do chão-de-fábrica de forma transparente e simplificada.
Fechar
Ni labview como scada e hmi
É possível implementar um poderoso sistema de controle e monitoração de tempo real utilizando o ambiente de desenvolvimento gráfico NI LabVIEW. Este software gráfico é extremamente adequado para complementar o seu sistema baseado em PLC para automação do seu projeto.
Fechar
Automação baseada em componentes para indústria de alimentos e bebidas
As empresas dos segmentos de Alimentos e Bebidas buscam cada vez mais, na sua linha de produção, integrar todas as partes do seu sistema de automação. No entanto, muitas vezes partes da linha de produção, não são de um mesmo fornecedor. A pergunta que os engenheiros de produção normalmente fazem, é do tipo: Como incorporar ao mesmo sistema máquinas de fornecedores diferentes? Ou, para um mesmo fornecedor de maquinas e CLPs, como reduzir horas de engenharia de software e comissionamento? Por exemplo, em uma linha de refrigerantes, onde cada fase é comandada por máquinas dos estágios, tratamento de água, preparo dos xaropes, envase e empacotamento, etc. Como integra-las de uma forma simples e eficiente?
Fechar
Interferência eletromagnética e instalações profibus
A interferência eletromagnética pode ser radiada (via ar), conduzida (via condutores), induzida (normalmente acima de 30MHz) ou combinação das mesmas.
Fechar
Introdução ao pst - partial stroke test - teste de curso parcial
Em todas nossas atividades, a segurança se apresenta como um dos pontos mais importantes a serem considerados. Não é diferente quando lidamos com processos industriais, principalmente quando a automação de processos é cada vez mais intensiva nas indústrias, significando que muitas das decisões e ações, antes tomadas por seres humanos, são agora delegadas a equipamentos e sistemas automáticos.
Fechar
Gestão de ativos em profibus – uma visão prática para a manutenção.
Muito se fala sobre gestão de ativos em plantas de processos industriais, o que é importante entender é que qualquer forma de obter informação on-line de instrumentos e/ou equipamentos para análise e diagnóstico é um GA.
Fechar
Uma visão de profibus, desde a instalação até a configuração básica – parte 6
É notório o crescimento do Profibus em nível mundial e principalmente no Brasil. Decidimos escrever este artigo, detalhando desde a instalação até a configuração básica, pois temos visto na prática muita instalação de forma inadequada, assim como erros básicos na configuração básica que têm estendido o tempo de comissionamento e startup e, conseqüentemente, gerado uma degradação da qualidade da performance da rede. Dividimos este artigo, pela sua extensão e abrangência em seis partes. Esta é a sexta e última parte.
Fechar
Diretrizes para projeto e instalação de redes profibus dp
A utilização das redes PROFIBUS DP em ambientes industrias, apesar de simples, exige alguns cuidados para o seu correto funcionamento. Alguns detalhes técnicos devem ser observados na definição, projeto e instalação destes barramentos de campo, e este trabalho procura apresentá-los, buscando facilitar o trabalho dos projetistas de instalações industriais utilizando redes PROFIBUS DP.
Fechar
Uma visão de profibus, desde a instalação até a configuração básica – parte 5
É notório o crescimento do Profibus em nível mundial e, principalmente, no Brasil. Decidimos escrever este artigo, detalhando desde a instalação até a configuração básica, pois temos visto na prática muita instalação de forma inadequada, assim como erros básicos na configuração básica que têm estendido o tempo de comissionamento estartup e, conseqüentemente, gerado uma degradação da qualidade da performance da rede. Dividimos este artigo, pela sua extensão e abrangência em seis partes. Esta é a quinta parte.
Fechar
Métodos para diagnóstico em redes profibus dp
O PROFIBUS DP é o barramento de campo mais utilizado na indústria mundial atualmente. E com o uso cada vez maior desta rede “chão de fábrica”, o diagnóstico rápido de falhas tornou-se extremamente necessário e importante, o que permite minimizar tempos de parada e conseqüentes prejuízos no processo produtivo. Existem vários procedimentos conhecidos para o diagnóstico de falhas em redes PROFIBUS DP e este trabalho procura apresentar alguns deles, buscando facilitar o trabalho dos profissionais de automação na solução de problemas e na otimização da comunicação.
Fechar
Uma visão de profibus, desde a instalação até a configuração básica – parte 4
É notório o crescimento do Profibus em nível mundial e, principalmente, no Brasil. Decidimos escrever este artigo, detalhando desde a instalação até a configuração básica, pois temos visto na prática muita instalação de forma inadequada, assim como erros básicos na configuração básica que têm estendido o tempo de comissionamento e startup e, conseqüentemente, gerado uma degradação da qualidade da performance da rede. Dividimos este artigo, pela sua extensão e abrangência em seis partes. Esta é a quarta parte.
Fechar
Uma visão de profibus, desde a instalação até a configuração básica – parte 3
É notório o crescimento do Profibus em nível mundial e principalmente no Brasil. Decidimos escrever este artigo, detalhando desde a instalação até a configuração básica, pois temos visto na prática muita instalação de forma inadequada, assim como erros básicos na configuração básica,que têm estendido o tempo de comissionamento e startup, e consequentemente gerado uma degradação da qualidade da performance da rede. Dividimos este artigo, pela sua extensão e abrangência em seis partes. Esta é a terceira parte.
Fechar
Uma visão de profibus, desde a instalação até a configuração básica – parte 2
É notório o crescimento do Profibus em nível mundial e principalmente no Brasil. Decidimos escrever este artigo, detalhando desde a instalação até a configuração básica, pois temos visto na prática muita instalação de forma inadequada, assim como erros básicos na configuração básica que têm estendido o tempo de comissionamento e start-up, e conseqüentemente gerado uma degradação da qualidade da performance da rede. Dividimos este artigo, pela sua extensão e abrangência em seis partes. Esta é a segunda parte.
Fechar
Protetor de transientes em redes profibus
Este artigo mostra alguns conceitos e técnicas de proteção de equipamentos de campo Profibus DP e Profibus PA em termos de sinais de alta tensão e correntes induzidas por raios ou outras fontes.
Fechar
Uma visão do protocolo industrial profinet e suas aplicações
O padrão TCP/IP surgiu no meio industrial há cerca de oito anos. Porém, somente nos últimos quatro anos é que se tornou comercialmente utilizado em ambientes industriais.
Fechar
Métodos para diagnóstico de falhas em redes profibus dp
O objetivo principal deste trabalho é apresentar alguns métodos conhecidos para o diagnóstico e localização de falhas na implantação e durante o funcionamento de redes de comunicação industrial PROFIBUS DP. Ao apresentar estes métodos, busca-se também, que os mesmos possam ser efetivamente utilizados pelos profissionais de automação, ajudando-os na solução de problemas e na otimização da comunicação em suas instalações industriais.
Fechar
Uma visão de profibus, desde a instalação até a configuração básica – parte 1
É notório o crescimento do Profibus em nível mundial e principalmente no Brasil. Decidimos escrever este artigo, detalhando desde a instalação até a configuração básica, pois temos visto na prática muita instalação de forma inadequada, assim como erros básicos na configuração básica que têm estendido o tempo de comissionamento e start-up e, conseqüentemente, gerado uma degradação da qualidade da performance da rede. Dividimos este artigo, pela sua extensão e abrangência em seis partes. Esta é a primeira parte.
Fechar
Uso de repetidores em profibus-dp
O uso de repetidores em Profibus é muito comum em casos onde se tem mais de 32 estações ou para redes densas. Veremos a seguir alguns detalhes pertinentes que devem ser levados em conta em fase de projeto e instalação para garantir a correta performance da rede Profibus-DP.
Fechar
Protocolo as-i: agregando inteligência a sensores e atuadores
A finalidade deste artigo é apresentar uma introdução ao protocolo AS-Interface, apresentado os seus principais conceitos, características, vantagens e limitações relacionadas à sua aplicação em automação de processos industriais.
Fechar
A importância dos terminadores de barramento na rede profibus
É notório o crescimento do Profibus em nível mundial e principalmente no Brasil. Decidi escrever este artigo, pois tenho visto na prática muita instalação de forma inadequada e que tem refletido na qualidade da rede Profibus. Neste artigo em especial, comentarei sobre os terminadores de rede e sua importância na integridade do sinal de comunicação em níveis dentro dos padrões.
Fechar
Gateway anybus-x
As redes industriais e os barramentos de campo são hoje um segmento de mercado fragmentado com diversas redes e normas. Somente dentro do padrão IEC-61158 existem nove diferentes redes não compatíveis normatizadas. Além disso, existem diversas redes proprietárias de fabricantes que são extensamente utilizadas. Para aumentar a flexibilidade e a produtividade de manufatura é essencial distribuir nas diferentes células de produção as mesmas informações, e disponibilizar esta informação no sistema corporativo (ERP).
Fechar
Evolução da medição da temperatura e detalhes de um transmissor de temperatura profibus-pa
É notável o avanço da Física e eletrônica nos últimos anos. Sem dúvida de todas as áreas técnicas, foram as mais marcantes em desenvolvimentos.Hoje somos incapazes de viver sem as facilidades e benefícios que estas áreas nos proporcionam em nossas rotinas diárias. Nos processos e controles industriais não é diferente, somos testemunhas dos avanços tecnológicos com o advento dos microprocessadores e componentes eletrônicos, da tecnologia Fieldbus, o uso da Internet, etc.
Fechar
Profibus-pa: especificações para o modelo de blocos
Os métodos de acesso ao barramento que os dispositivos Profibus-PA se utilizam, já foram extensivamente abordados em outros artigos. Por isso, o foco deste, está em como os sinais são tratados e transferidos dentro das estruturas desse protocolo, os chamados blocos objetos. A padronização do Profibus-PA determina um conjunto de parâmetros universais que devem ser implementados. Isso assegura a compatibilidade de configuração entre dois tipos idênticos de dispositivos, construídos por diferentes fabricantes (Transmissores de temperatura e pressão, por exemplo). Existem parâmetros ditos obrigatórios, que sempre devem estar presentes.
Fechar
Versões do profibus-dp
O Profibus é um protocolo que provê uma solução de propósitos gerais para manufatura e com tarefas de comunicação mestre-escravos e perfis de aplicações que podem endereçar a automação de processos, sistemas de segurança e aplicações em controle de movimento, etc. É um dos fieldbuses líderes de mercado, com milhares de plantas em operações, com mais de 6,5 milhões de nós instalados e com uma ampla oferta de fornecedores; mais de 2000 produtos disponíveis no mercado.Vinte e quatro países possuem associações regionais divulgando e dando suporte à tecnologia, com mais de 1200 empresas membros. Este padrão é garantido segundo as normas EN 50170 e EN 50254. Este artigo nos mostra as suas várias versões em termos de Profibus-DP.
Fechar
Profibus-pa: byte de status e fail-safe .
Uma característica muito útil disponibilizada pelo protocolo Profibus PA é o byte de status na estrutura float+status. A grande vantagem desta característica é permitir que se tenha além do valor de uma medição, uma informação que possa qualificar este valor e que ajuda na condição de falha a levar o equipamento para uma condição de segurança (Fail-Safe).Veremos a seguir alguns detalhes sobre esta funcionalidade.
Fechar
Profibus: por dentro da mudança de endereços das estações – change station address .
Uma característica muito útil disponibilizada pelo protocolo Profibus é a mudança de endereços via ferramentas de configuração; o conhecido comando Change Station Address.
Fechar
Profibus: tempo de barramento.
O Profibus é um protocolo baseado na passagem de token e garante transmissões em tempo real rápidas, onde seu princípio de funcionamento garante sempre um tempo mínimo de token em cada estação. Uma tendência dos sistemas distribuídos de controle de processos é a interconexão entre seus elementos de rede via rede multipontos (broadcast), ao invés do tradicional ponto-a-ponto, onde o critério dos tempos envolvidos são fundamentais.
Fechar
Profibus: por dentro dos indentifier formats.
O arquivo gsd é como se fosse um datasheet eletrônico do equipamento que trás detalhes de revisão de hardware e software, bus timing do equipamento e informações sobre a troca de dados cíclicos. As informações de troca de dados cíclicos para cada módulo permitido do equipamento são demarcadas pelas palavras-chaves “Module” e “EndModule”. Entenda como troca de dado cíclico a informação requisitada ou enviada pelo mestre classe 1 (PLC, por exemplo), de alta prioridade, e que é parte fundamental no controle e tomada de decisão.
Fechar
Dicas de dimensionamento e instalação em redes profibus pa
Com a tecnologia Fieldbus, os usuários podem ter diversos benefícios proporcionados pela tecnologia digital e, além disso, podem tirar vantagens e conseguir otimização e redução de custos de distribuição das redes, garantindo segurança e confiabilidade nas operações.
Fechar
Dt303: transmissor de densidade com tecnologia profibus-pa
Diversos processos industriais requerem medição contínua da densidade para operarem eficientemente e garantirem qualidade e uniformidade ao produto final. Isto inclui usinas de açúcar, cervejarias, destilarias, laticínios, químicas e petroquímicas entre outras indústrias.
Fechar
Instalações em profibus-dp: técnicas & dicas.
Quando falamos em protocolos digitais, um dos tópicos mais importantes para o sucesso de operação de uma implementação é a instalação, e que muitas vezes é negligenciada e após um startup pode deixar o cliente na mão.
Fechar
Implementação de device type manager para posicionador inteligente profibus pa
Este artigo apresenta características básicas da tecnologia Field Device Tool (FDT) e um exemplo de Device Type Manager (DTM) implementado para o posicionador inteligente FY303. Esse DTM permite a integração desse posicionador em qualquer sistema que suporte a tecnologia FDT (www.fdt-jig.org).
Fechar
Wika: especificação de transmissores de pressão
A pressão é uma das grandezas físicas mais medidas no mundo. Um equipamento bem dimensionado pode ficar anos instalado no processo sem apresentar problemas, mas o que pode influenciar e prejudicar o rendimento de um Transmissor de Pressão? Quais são os fatores que devemos levar em consideração quando estamos especificando um Transmissor de Pressão? Buscando as respostas a estas perguntas vamos conhecer alguns aspectos que devemos nos preocupar ao dimensionar um equipamento para medir pressão e quais variáveis podem atrapalhar esta medição.
Fechar
Wika: medição de nível em tanques pela pressão diferencial.
Nível talvez não seja a variável mais comum usada em aplicações industriais, mas certamente é a mais amplamente utilizada se considerarmos os recursos disponíveis no mercado para realizar a medição desta grandeza. A importância desta medição para a indústria vai além da própria operação do processo, também é aplicada para fins econômicos através dos cálculos de custo e inventário.
Fechar
Medição da temperatura
Fechar
Wika: medição de temperatura. termopares: custo e benefício
Um termopar é um termopar! Ou não? Na análise superficial, isso parece ser verdadeiro: Temos dois condutores metálicos, de natureza distinta, na forma de metais puros ou ligas homogêneas, dentro de padrões ANSI ou IEC. Eles são soldados em um extremo, ao qual se dá o nome de junta quente ou junta de medição, adicionamos um invólucro, cabeçote, blocos de conexão, conectores ou cabos de ligação e teremos um termopar funcionando. Porém, ele irá oferecer o desempenho que você deseja ou necessita?
Fechar
Wtech: métodos para diagnóstico em redes profibus dp
O PROFIBUS DP é o barramento de campo mais utilizado na indústria mundial atualmente. E com o uso cada vez maior desta rede “chão de fábrica”, o diagnóstico rápido de falhas tornou-se extremamente necessário e importante, o que permite minimizar tempos de parada e conseqüentes prejuízos no processo produtivo. Existem vários procedimentos conhecidos para o diagnóstico de falhas em redes PROFIBUS DP e este trabalho procura apresentar alguns deles, buscando facilitar o trabalho dos profissionais de automação na solução de problemas e na otimização da comunicação.
Fechar
Ni labview como scada e hmi
Resumo NI LabVIEW como SCADA e HMI
Fechar
Io-link vs ethernet ou io-link over ethernet
Durante os anos recentes, o IO-Link se estabeleceu como uma interface padrão em termos de sensor/atuador. A padronização internacional na IEC61131-9 e a neutralidade fieldbus são, certamente, dois dos fatores mais importantes responsáveis pela impressionante distribuição vista atualmente. Durante esse tempo, tornou-se disponível uma ampla base de diversas tecnologias de sensor e atuador com interfaces IO-Link. Hoje, podemos encontrar no mercado mais de 13.000 diferentes produtos IO-Link.
Fechar
Comunicação multiprotocolo no nível de i/o: simplificando a coleta de dados em fábricas industriais
Este artigo tem como objetivo mostrar que os dados desses dispositivos sensores e atuadores podem ser enviados diretamente a diversos níveis de clientes por meio de diferentes protocolos, trocando dados de maneira simultânea, permitindo otimizar o fluxo de dados na fábrica e gerar economia de recursos.
Fechar
Carregar mais
Versão PDF
Requisitos de projeto e instalação de sistemas intrinsecamente seguros a dois fios no padrão ethernet apl / 2-wise
Robochap - robo de chapisco em moenda - profinet wireless
Profinet the backbone for industrie
Io-link
O que é profibus
Profibus integration in profinet io
Sensor hall – a tecnologia dos posicionadores inteligentes de última geração
Fisco: fieldbus intrinsically safe concept
Implementação de device type manager para posicionador inteligente profibus pa
Aterramento, blindagem, ruídos e dicas de instalação
Emi – interferência eletromagnética
Profibus-pa: byte de status e fail-safe
Profisafe – o perfil de segurança profibus
Conexão a quente de redes profibus-dp em atmosferas explosivas.
Medição de vazão
A medição de pressão e um pouco de história
As-interface integration in profinet io
Carregar mais