National Instruments: confirmando a inovação com Profibus.
Grupo de cabos já é realidade
Renovação
2011: ano de realizações.
Belden desenvolve cabos Profibus
Chrysler/FIAT adota PROFINET para o padrão CArS

EDDL - Electronic Device Description Language & FDT/DTM – Field Device Tool/ Device Type Management & FDI - Field Device Integration

Procedimento de atualização de hardware para acesso a dados HART em remotas PROFIBUS
Entendendo as reflexões em sinais Profibus
Gerenciamento de Ativos e Autodiagnose
5 Perguntas para fazer ao seu fornecedor de ferramentas SCADA
LMP-100 – Gateway Profibus DP – Modbus RTU DLG AUTOMAÇÃO
HDP-200 – Repetidor Profibus DP DLG AUTOMAÇÃO
TDP-100 – Terminador Ativo Profibus DP DLG AUTOMAÇÃO
XM - 210 DP - Remota Universal Profibus DP DLG AUTOMAÇÃO
Liquiline CM44 ENDRESS+HAUSER
Instrumentos em Profibus PA Profile 3.02 ENDRESS+HAUSER
Infraestrutura para equipamentos Fieldbus Pepperl+Fuchs
SIMATIC ET200sp: Novos I/Os compactos distribuídos para construção eficiente de máquinas e instalações
Novo distribuidor de campo ativo para instalações intrinsecamente seguras da Siemens

 

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Mar√ßo 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 25 - Julho 2011

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

 

DIRETORIA EXECUTIVA 2009/2012

Marco Padovan (Sense)
Diretor Presidente

Leandro Torres (SMAR)
Diretor Vice Presidente Tesoureiro

Robert Gries Drumond (Siemens)
Diretor Vice Presidente Secretário

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Marketing

Silas Anchieta
Diretor Executivo

 

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9 - CEP 05422-970
São Paulo, SP. Telefone/Fax: (11) 2849-3202
e-mail: profibus@profibus.org.br
site: www.profibus.org.br.



Siga-nos!

    

 

NOT√ćCIAS

Belden desenvolve cabos Profibus

Mais do que nunca, a produtividade depende da comunica√ß√£o confi√°vel de dados e de sistemas de automa√ß√£o combinada √†s solu√ß√Ķes de cabeamento de alto desempenho. A Belden, empresa com mais de cem anos de experi√™ncia em automa√ß√£o industrial, oferece solu√ß√Ķes de cabeamento e conectividade para qualquer aplica√ß√£o, interligando equipamentos e dispositivos aos seus controladores, compat√≠veis com os mais diversos tipos de protocolos de comunica√ß√£o industrial, entre eles o Profibus.

O Profibus √© um dos maiores protocolos industriais abertos do mundo, e por esta raz√£o, contribui na redu√ß√£o de custos operacionais e aumento da produtividade. Foi desenvolvido no modelo de sete camadas OSI (Open Systems Interconnect), o que permite ao Profibus a interliga√ß√£o de v√°rios CLPs com um √ļnico cabo de par tran√ßado.

O protocolo Profibus pode ser utilizado em praticamente todas as aplica√ß√Ķes de automa√ß√£o industrial, considerando a tecnologia e requisitos de transmiss√£o. Como exemplo, temos as seguintes aplica√ß√Ķes: PROFIBUS DP - otimizado para automa√ß√£o de f√°bricas; PROFIBUS PA - otimizado para automa√ß√£o de processos; PROFIsafe - Profibus para sistemas relacionados com a seguran√ßa; e PROFIdrive - Profibus para controle de movimento.

A Belden desenvolveu tr√™s cabos DataBus para Profibus DP que atendem as especifica√ß√Ķes Profibus. O 3079A √© um cabo twinaxial (par tran√ßado) com 150 Ohm, que √© compat√≠vel com a imped√Ęncia do sistema de automa√ß√£o de f√°brica, conta com uma blindagem coletiva BELDFOIL® - fita aluminizada e tamb√©m tran√ßa de cobre estanhado com 65% de cobertura, oferecendo assim m√°xima efic√°cia da blindagem eletrost√°tica. Este cabo conta com chancela da UL como PLTC, em conformidade com a NEC.

Já o cabo 183079A tem uma armação contínua de alumínio corrugado e foi projetado para ser utilizado em ambientes agressivos.

O cabo 3079E tem isolação de polietileno expandido retardante à chama, é multifilar e bastante flexível tanto no processo de instalação como em uso. 

Como todos os cabos industriais da Belden, h√° diversas op√ß√Ķes dispon√≠veis de compostos especiais, cores, op√ß√Ķes de armaduras para atender aos requisitos da sua aplica√ß√£o espec√≠fica.
A Belden tamb√©m oferece o cabo 3076F para aplica√ß√Ķes de Profibus PA. √Č um cabo de par tran√ßado, com bitola 18 AWG, multifilar, blindado com fita aluminizada e cobertura de PVC. Dispon√≠vel nas cores laranja ou azul (circuitos de seguran√ßa intr√≠nseca). Este cabo cumpre as especifica√ß√Ķes de Foundation Fieldbus.

Al√©m de cabos, a Belden, sob a marca Hirschmann, tamb√©m possui diversos conversores de fibra √≥ptica, repetidores Profibus com redund√Ęncia em anel e manuten√ß√£o preditiva, incluindo a s√©rie Profibus OZD.

Atualmente o Profibus desempenha um importante papel em sistemas de rede de campo, gra√ßas a sua ampla utiliza√ß√£o mundial e a necessidade de aquisi√ß√£o de sinais digitais, anal√≥gicos e de outros equipamentos para controle de campo. ¬†¬†¬† Para uma excelente aplica√ß√£o do Profibus-DP com descentraliza√ß√£o dos sistemas de sinais de campo podem ser utilizados os m√≥dulos de IO remoto Lumberg Automation e seus sistemas que conex√£o, que aliados ao seu alto grau de prote√ß√£o garantem todas as aplica√ß√Ķes mesmo nos ambientes mais agressivos.

Exemplos para sistemas de distribui√ß√£o de sinais de campo s√£o os m√≥dulos das s√©ries LioN-M, LioN-S que possuem o objetivo de assegurar a alta disponibilidade de m√°quinas e plantas e o sistema totalmente modular LioN-Link que √© utilizado em aplica√ß√Ķes que possuem concentra√ß√Ķes de I/Os distribu√≠dos em condi√ß√Ķes limitadas de espa√ßo.

O conjunto de solu√ß√Ķes industriais da Belden incluindo cabos, switches e m√≥dulos de I/O remotos, garante elevada performance na transmiss√£o de sinais em qualquer ambiente.


Cabo Profibus

 



Sistema de IO distribuído LioN-Link da Lumberg Automation

 




Repetidor Profibus


A Associação PROFIBUS não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação PROFIBUS. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação PROFIBUS se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da
Associação PROFIBUS.