National Instruments: confirmando a inovação com Profibus.
Grupo de cabos já é realidade
Renovação
2011: ano de realizações.
Belden desenvolve cabos Profibus
Chrysler/FIAT adota PROFINET para o padrão CArS

EDDL - Electronic Device Description Language & FDT/DTM – Field Device Tool/ Device Type Management & FDI - Field Device Integration

Procedimento de atualização de hardware para acesso a dados HART em remotas PROFIBUS
Entendendo as reflexões em sinais Profibus
Gerenciamento de Ativos e Autodiagnose
5 Perguntas para fazer ao seu fornecedor de ferramentas SCADA
LMP-100 – Gateway Profibus DP – Modbus RTU DLG AUTOMAÇÃO
HDP-200 – Repetidor Profibus DP DLG AUTOMAÇÃO
TDP-100 – Terminador Ativo Profibus DP DLG AUTOMAÇÃO
XM - 210 DP - Remota Universal Profibus DP DLG AUTOMAÇÃO
Liquiline CM44 ENDRESS+HAUSER
Instrumentos em Profibus PA Profile 3.02 ENDRESS+HAUSER
Infraestrutura para equipamentos Fieldbus Pepperl+Fuchs
SIMATIC ET200sp: Novos I/Os compactos distribuídos para construção eficiente de máquinas e instalações
Novo distribuidor de campo ativo para instalações intrinsecamente seguras da Siemens

 

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Mar√ßo 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 25 - Julho 2011

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

 

DIRETORIA EXECUTIVA 2009/2012

Marco Padovan (Sense)
Diretor Presidente

Leandro Torres (SMAR)
Diretor Vice Presidente Tesoureiro

Robert Gries Drumond (Siemens)
Diretor Vice Presidente Secretário

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Marketing

Silas Anchieta
Diretor Executivo

 

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9 - CEP 05422-970
São Paulo, SP. Telefone/Fax: (11) 2849-3202
e-mail: profibus@profibus.org.br
site: www.profibus.org.br.



Siga-nos!

    

 

EDITORIAL

Estamos conectando o mundo
 
2011 foi um ano muito emocionante para n√≥s, com o PROFIBUS e a PROFINET continuando a escalar novas alturas por meio da sua popularidade crescente. Quase cinco milh√Ķes de dispositivos PROFIBUS foram vendidos em 2011 e esperamos que 2012 seja outro ano flutuante. As vendas de PROFINET parecem propensas √† mesma tend√™ncia (os n√ļmeros de 2011 est√£o sendo coletados agora e ser√£o confirmados durante a Feira de Hannover em abril).

Durante o ano, uma das nossas tarefas de bastidores na Profibus International (PI) foi a de desenvolver uma nova estrat√©gia corporativa. As discuss√Ķes t√™m ocorrido em muitas reuni√Ķes e confer√™ncias, e as opini√Ķes das Associa√ß√Ķes Regionais (agora s√£o 27 em todo o mundo) foram cuidadosamente escutadas.

Todos concordam que a for√ßa e o alcance da comunidade PI √© um dos melhores aspectos da nossa organiza√ß√£o e n√≥s utilizaremos mais essas mensagens no desenrolar de 2012. O conceito de "PROFInetworkers“ est√° sendo investigado e uma nova e poderosa identidade visual foi desenvolvida, com base em uma met√°fora “Cradle Cats“ (imagem inferior) ilustrando a matriz dos interesses envolvidos com PROFIBUS e PROFINET. A PI n√£o s√≥ representa a tecnologia e os usu√°rios, mas tamb√©m os membros, as oportunidades de networking, al√©m do entusiasmo, ideias, sinergias e conhecimentos que possam surgir al√©m de tudo isso.

Espero que você possa fazer parte da nossa organização e das nossas tecnologias!

Jörg Freitag, Chairman da PROFIBUS & PROFINET International.

 

ASSOCIADO

National Instruments: confirmando a inovação com Profibus.

“A National Instruments entende que seus produtos podem ajudar os profissionais de automa√ß√£o industrial no desenvolvimento de aplica√ß√Ķes inovadoras e complexas. Entendemos que o padr√£o PROFIBUS, com milh√Ķes de dispositivos j√° instalados √© um campo onde a filosofia de inova√ß√£o da National Instruments se enquadra perfeitamente, sendo uma alternativa interessante para integra√ß√£o de dispositivos de medi√ß√£o de alto desempenho, al√©m de controle de movimento e aquisi√ß√£o e processamento de imagens. Entramos na Associa√ß√£o PROFIBUS porque acreditamos que os projetos de automa√ß√£o est√£o cada vez mais complexos e, com certeza, nossas ferramentas podem ajudar nesta demanda crescente por inova√ß√£o”. Assim define Carlos Devesa, Gerente Geral da National Instruments (NI) no Brasil a presen√ßa importante da empresa no quadro associativo da entidade, da qual participa desde 2008.

[ + ] Leia mais

 

NOT√ćCIAS DA ASSOCIA√á√ÉO

Grupo de cabos já é realidade
Uma das grandes conquistas da Associa√ß√£o Profibus nos √ļltimos anos foi a constitui√ß√£o do Grupo de Cabos, que j√° come√ßa a colocar em pr√°tica muitos de seus projetos. A iniciativa foi t√£o acertada, que seu pioneirismo despertou o interesse da Profibus International, com a qual a Associa√ß√£o compartilhar√° suas experi√™ncias em breve.

[ + ] Leia mais

 

Renovação
Uma boa notícia para o início de 2012. A Associação Profibus acaba de receber a recertificação do Centro de Competência Profibus e do Centro de Treinamento Profibus.

[ + ] Leia mais

 

2011: ano de realiza√ß√Ķes.
Assim como para a Profibus International, 2011 para a Associa√ß√£o Profibus Brasil foi marcante. Muitas realiza√ß√Ķes com resultados acima das expectativas delinearam a continuidade de um programa de atividades profissional e eficiente para 2012. Veja a seguir o que aconteceu de mais importante do ano passado.

[ + ] Leia mais

 

NOT√ćCIAS

Belden desenvolve cabos Profibus
Mais do que nunca, a produtividade depende da comunica√ß√£o confi√°vel de dados e de sistemas de automa√ß√£o combinada √†s solu√ß√Ķes de cabeamento de alto desempenho. A Belden, empresa com mais de cem anos de experi√™ncia em automa√ß√£o industrial, oferece solu√ß√Ķes de cabeamento e conectividade para qualquer aplica√ß√£o, interligando equipamentos e dispositivos aos seus controladores, compat√≠veis com os mais diversos tipos de protocolos de comunica√ß√£o industrial, entre eles o Profibus.

[ + ] Leia mais


Cabo Profibus

 



Sistema de IO distribuído LioN-Link da Lumberg Automation

 




Repetidor Profibus

 

 

Chrysler/FIAT adota PROFINET para o padr√£o CArS

Automation.com, Outubro de 2011
Por Bill Lydon, Editor

O padr√£o CArS (Control Architecture Standard) √© um moderno sistema definido pelo Conselho de Engenharia de Manufatura da joint venture formada por Chrysler e FIAT que melhora o fluxo de processo para projeto e implementa√ß√£o de linhas de produ√ß√£o. A arquitetura CArS aprimora o planejamento e a implementa√ß√£o de projetos atrav√©s da utiliza√ß√£o de simula√ß√£o de processo para depurar seu design antecipadamente e para aplica√ß√Ķes de comissionamento virtual antes mesmo que qualquer hardware seja implantado. A fim de se ter uma arquitetura coesa, o CArS foi padronizado na rede industrial PROFINET e tem um acordo estreito de parceria com a Siemens. O programa CArS requer a utiliza√ß√£o de produtos e integradores de sistemas certificados PROFINET. Os documentos do padr√£o CArS especificam o uso de softwares chaves da Siemens incluindo o Teamcenter Manufacturing Process Management, Tecnomatix, SIMATIC IT Production Suite (MES) e SIMATIC Step 7.


Para acesso ao artigo completo (em inglês), acesse: http://goo.gl/JQZwt

 

ARTIGO

EDDL - Electronic Device Description Language & FDT/DTM ‚Äď Field Device Tool/ Device Type Management & FDI - Field Device Integration

César Cassiolato, SMAR Equipamentos Industriais Ltda.

Quando falamos em protocolos digitais abertos, um dos tópicos mais importantes para o sucesso do interfaceamento entre os equipamentos de campo e os sistemas são os arquivos que irão traduzir as características dos dispositivos e facilitar a visualização, configuração, operação e manutenção para os usuários.

[ + ] Leia mais

 

Procedimento de atualização de hardware para acesso a dados HART em remotas PROFIBUS

Leandro Schaan Profes e Rafael Lima, Altus Sistemas de Inform√°tica.

A utilização de instrumentos inteligentes na automação de processos é um fator que agrega valor a planta permitindo aumentar a disponibilidade da mesma e possibilitando a utilização mais eficaz de recursos, aumentando por consequência o retorno das companhias com a diminuição do desperdício. Mas afinal o que é um instrumento inteligente?

[ + ] Leia mais

 

Entendendo as reflex√Ķes em sinais Profibus

César Cassiolato, SMAR Equipamentos Industriais Ltda.

Apesar de muito simples, a tecnologia do meio f√≠sico mais utilizada no Profibus-DP, a RS485, ainda vemos alguns detalhes em campo que poderiam ser evitados e que poderiam diminuir o tempo de comissionamento e startup e evitar as condi√ß√Ķes de intermit√™ncias e paradas indesejadas durante a opera√ß√£o. Falaremos brevemente sobre reflex√Ķes de sinais neste artigo.

[ + ] Leia mais

 

Gerenciamento de Ativos e Autodiagnose

César Cassiolato e Leandro Henrique Batista Torres, SMAR Equipamentos Industriais Ltda.

Nos √ļltimos anos temos acompanhado que os mercados de instrumenta√ß√£o e automa√ß√£o v√™m demandando equipamentos de campo (transmissores de press√£o e temperatura, conversores, posicionador, atuadores, etc.) com alta performance, confiabilidade, disponibilidade, recursividade, etc., com a inten√ß√£o de minimizar consumos, reduzir a variabilidade dos processos, proporcionar a redu√ß√£o de custos operacionais e de manuten√ß√£o, assim como garantir a otimiza√ß√£o e melhoria continua dos processos. Isso resulta em fortes aliados, na busca por ind√ļstrias mais autossustent√°veis.

[ + ] Leia mais

 

TUTORIAL

5 Perguntas para fazer ao seu fornecedor de ferramentas SCADA

Tutorial desenvolvido pela National Instruments.

Voc√™ tem o martelo correto para aquele prego? Qualquer pessoa que tenha trabalhado alguma vez em um projeto conhece uma express√£o semelhante a essa sobre usar a ferramenta correta para o trabalho que se pretende realizar. Com tantas ferramentas pacotes no mercado para desenvolvimento de aplica√ß√Ķes envolvendo interfaces homem-m√°quina (IHM), aquisi√ß√£o de dados e controle de supervis√≥rio (SCADA), torna-se vital escolher a ferramenta correta para n√£o somente atender suas especifica√ß√Ķes atuais como tamb√©m implementar caracter√≠sticas adicionais quando o projeto j√° estiver em uso. Um outro importante e desafiador fator durante qualquer projeto √© a press√£o para reduzir do tempo de desenvolvimento e o custo associado ao desenvolvimento e implementa√ß√£o do sistema.¬† Voc√™ deve fazer as pr√≥ximas cinco perguntas ao seu fornecedor SCADA antes de escolher uma ferramenta espec√≠fica.

[ + ] Leia mais

 

PRODUTOS

LMP-100 ‚Äď Gateway Profibus DP ‚Äď Modbus RTU DLG AUTOMA√á√ÉO

O LMP-100 é um gateway utilizado para promover integração entre as redes Profibus DP e Modbus RTU.

[ + ] Leia mais

 

HDP-200 ‚Äď Repetidor Profibus DP DLG AUTOMA√á√ÉO

O Repetidor Profibus HDP-200 possibilita a expansão e consequentemente a regeneração do sinal de comunicação RS-485, amplificando os sinais de dados e acoplando segmentos de rede Profibus DP.

[ + ] Leia mais

 

TDP-100 ‚Äď Terminador Ativo Profibus DP DLG AUTOMA√á√ÉO

O Terminador Profibus TDP-100 é um terminador ativo que foi criado para possibilitar a manipulação de qualquer nó do barramento de comunicação em plena operação.

[ + ] Leia mais

 

XM - 210 DP - Remota Universal Profibus DP DLG AUTOMAÇÃO

A Remota Universal Profibus XM-210 DP foi criada para promover versatilidade e robustez nas plantas industriais.

[ + ] Leia mais

 

Liquiline CM44 ENDRESS+HAUSER

Endress+Hauser (www.br.endress.com) lan√ßa no mercado o novo Liquiline CM44 ‚Äď controlador multicanal ‚Äď agora com at√© oito entradas de sensores e comunica√ß√£o digital, podendo ser integrado a um sistema de controle sem necessidade de programa√ß√£o adicional, simplificando os pontos de medi√ß√£o, do comissionamento √† opera√ß√£o, at√© a manuten√ß√£o.

[ + ] Leia mais

 

Instrumentos em Profibus PA Profile 3.02 ENDRESS+HAUSER

Com a tecnologia Profibus PA Profile 3.02 é possível substituir dispositivos de campo sem a parada da planta para atualização de GSD’s.

[ + ] Leia mais

 

Infraestrutura para equipamentos Fieldbus Pepperl+Fuchs

A linha FieldConnex¬ģ da Pepperl+Fuchs tem produtos direcionados para fazer instala√ß√£o de fieldbus confi√°vel e eficiente.

[ + ] Leia mais

 

SIMATIC ET200sp: Novos I/Os compactos distribu√≠dos para constru√ß√£o eficiente de m√°quinas e instala√ß√Ķes

A Siemens expandiu seu portfólio de remotas com a nova geração SIMATIC ET 200SP. Entre as novidades, um novo sistema de encaixe de cabos rápido e muito robusto juntamente com um novo design compacto permite grande redução no custo e no espaço de montagem em painel. Os fabricantes de máquina contam também com o benefício de alta capacidade de diagnostico entre outras funcionalidades como substituição dos módulos sem necessidade de retirar os cabos. Além de tudo isso, o SIMATIC ET 200SP suporta os protocolos mais avançados de comunicação industrial, como o PROFINET, um sistema alto desempenho e performance, e também já é integrado a mais nova ferramenta de engenharia TIA Portal e SIMATIC Step 7.

[ + ] Leia mais

 

Novo distribuidor de campo ativo para instala√ß√Ķes intrinsecamente seguras da Siemens

O novo SIMATIC AFDiS agora tamb√©m est√° dispon√≠vel para aplica√ß√Ķes que exigem alta disponibilidade em instala√ß√Ķes intrinsecamente seguras que utilizam redes de campo Profibus PA ou Foundation Fieldbus.

O AFDiS limita a energia dos ramos de rede (spurs) nas áreas potencialmente explosivas, e os isola eletricamente da linha principal (trunk line). Portanto, instrumentos de campo intrinsecamente seguros podem ser alimentados a partir de um coupler de alta potência através do AFDiS. Isso significa que quantidades maiores de instrumentos podem ser utilizados, se comparado à solução com um coupler Ex intrinsecamente seguro e de baixa potência. O AFDiS pode ser instalado em zonas 1 e 2 (ou Zonas 21 e 22). Todos os ramos são do tipo EEx ia e podem ser estendidos em Zona 0. Assim, a proteção contra explosão de acordo com o modelo FISCO pode ser implicitamente comprovada, sem cálculos complexos.

[ + ] Leia mais

 


A Associação PROFIBUS não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação PROFIBUS. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação PROFIBUS se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da
Associação PROFIBUS.