+ César Cassiolato, da SMAR, é reeleito como presidente da Associação Profibus Brasil América Latina
  + Associação na Faiminas
  + Seminário Cases em Araçatuba
  + Associação e IEC Brasil
  + Site reformulado
  + Novos Associados
  + Treinamento de integradores em São Carlos
  + Associação participa do Enutec 2008
  + Associação Profibus Brasil em Hannover
  + A vez do desenvolvimento de produtos
  + Métodos para Diagnóstico de Falhas em Redes PROFIBUS DP
  + Protetor de transientes em redes Profibus
  + Uma visão de Profibus, desde a instalação até a configuração básica – Parte 2
  + Murrelektronik: pioneirismo e interesse imediato.
  + Estabelecendo a comunicação Profibus & sintomas, causas prováveis e recomendações que podem ser úteis durante a fase de comissionamento/startup e manutenção

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 18
Julho 2008

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

DIRETORIA EXECUTIVA

César Cassiolato (SMAR)
Diretor Presidente

Jomar Misseno (Siemens)
Diretor Vice-presidente

Marco Padovan (Sense)
Diretor Vice-presidente

Silas Anchieta
Diretor Executivo

CONSELHO FISCAL

Eduardo Mello
(Phoenix Contact)

Paulo Bachir
(Wika)

Luciano de Oliveira (Schneider/Atos)

Sílvia Bruin Pereira
Jornalista Responsável
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

NOTÍCIAS DA ASSOCIAÇÃO

César CassiolatoCésar Cassiolato, da SMAR, é reeleito como presidente da Associação Profibus Brasil América Latina
César Cassiolato, diretor de marketing da SMAR Equipamentos Industriais de Sertãozinho, SP, foi eleito novamente em dia 01 de julho de 2008 como presidente da Associação Profibus Brasil América Latina. Durante os últimos dois anos, o diretor da SMAR presidiu a Associação Profibus.Desde 1999 na Associação, Cassiolato vem desenvolvendo à frente da Associação várias ações. De 2002 a 2006 ocupou o cargo de vice-presidente e agora em 2008 é releito para o cargo de presidente. [Leia mais].

Associação na Faiminas
A Associação Profibus tem presença confirmada e será um dos 70 expositores da Faiminas – Feira de Automação Industrial de Minas Gerais, que acontece de 16 a 18 de julho, na Expominas, em Belo Horizonte, MG. [Leia mais].

Seminário Cases em Araçatuba
Dia 28 de fevereiro a Associação Profibus promoveu mais um Seminário Cases, que aconteceu de forma paralela à Feicana / FeiBio – Feira de Negócios do Setor de Energia, na cidade de Araçatuba, interior de São Paulo. [Leia mais].

Associação e IEC Brasil
Durante a última reunião ordinária da Associação esteve presente, como convidado, Amaury Santos, que é o titular da IEC – International Electrotechnical Comission no Brasil, que prestou importantes esclarecimentos aos associados. Santos esclareceu dúvidas sobre a estrutura da organização, salientando o funcionamento das várias comissões de estudo, formadas por profissionais do mundo inteiro, e especialmente das possibilidades de, em futuro próximo, a Associação Profibus participar, acompanhar e influenciar na elaboração de normas. [Leia mais].

Site reformulado
Os internautas que têm acessado www.profibus.org.br já perceberam que o site está de cara nova. [Leia mais].

Novos Associados
Nossas boas-vindas às empresas que ingressaram no quadro da Associação Profibus. [Leia mais].

Treinamento de integradores em São Carlos
Nos dias 12 e 13 de maio aconteceu mais uma edição do Treinamento para Integradores Profibus, realizado no Centro de Competência Profibus em São Carlos. [Leia mais].

Associação participa do Enutec 2008
A Associação Profibus foi convidada para participar do II Encontro Uniube de Tecnologia, o Enutec 2008, um evento anual organizado pela Universidade de Uberaba (Uniube), porém realizado em Uberlândia, MG. O objetivo de encontro – que aconteceu dias 28, 29 e 30 de maio – foi o de estreitar a relação entre alunos, universidade e organizações, complementando a formação acadêmica e profissional dos graduandos. [Leia mais].

Associação Profibus Brasil em Hannover
Dia 22 de abril, durante a feira de Hannover, na Alemanha, César Cassiolato, Diretor da Smar e Presidente da Associação Profibus Brasil América Latina, além de Leandro Torres e Evaristo Orellana Alves, Gerentes de Produtos da Smar, estiveram presentes no RPA Chairmen Meeting, a reunião dos presidentes das Associações Regionais do Profibus do mundo todo.
Na oportunidade foram discutidos vários pontos pertinentes à estratégia do Profibus em nível mundial e, ainda, apresentados os novos avanços da tecnologia, tais como: a nova versão do Profibus PA, a interface FDI, Wireless, Profinet, I/O Link, entre outros. O destaque do encontro foi o anúncio de um recorde de nós instalados em Profibus: 23,3 milhões. [Leia mais].

A vez do desenvolvimento de produtos
Dia 15 de maio foi promovido pela Associação Profibus o Workshop Desenvolvimento de Produtos Profibus, que aconteceu nas instalações da Escola SENAI Anchieta, em São Paulo, SP. [Leia mais]



ARTIGO TÉCNICO

Métodos para Diagnóstico de Falhas em Redes PROFIBUS DP
Carlos Henrique Mota, Gerente de Automação, e Wladimir Lopes Silva, Gerente de Sistemas, Wtech Automação.
O objetivo principal deste trabalho é apresentar alguns métodos conhecidos para o diagnóstico e localização de falhas na implantação e durante o funcionamento de redes de comunicação industrial PROFIBUS DP. Ao apresentar estes métodos, busca-se também, que os mesmos possam ser efetivamente utilizados pelos profissionais de automação, ajudando-os na solução de problemas e na otimização da comunicação em suas instalações industriais. [Leia mais].

Protetor de transientes em redes Profibus
César Cassiolato (cesarcass@smar.com.br), Diretor de Marketing, Qualidade e Assistência Técnica da Smar Equipamentos Industriais Ltda.
Este artigo mostra alguns conceitos e técnicas de proteção de equipamentos de campo Profibus DP e Profibus PA em termos de sinais de alta tensão e correntes induzidas por raios ou outras fontes.

Uma visão de Profibus, desde a instalação até a configuração básica – Parte 2
César Cassiolato, Diretor de Marketing, Qualidade e Assistência Técnica da Smar Equipamentos Industriais Ltda. e Ana Cecília Della Torre, Engenheira Eletricista da Smar Equipamentos Industriais Ltda.
É notório o crescimento do Profibus em nível mundial e principalmente no Brasil. Decidimos escrever este artigo, detalhando desde a instalação até a configuração básica, pois temos visto na prática muita instalação de forma inadequada, assim como erros básicos na configuração básica que têm estendido o tempo de comissionamento e start-up, e conseqüentemente gerado uma degradação da qualidade da performance da rede. Dividimos este artigo, pela sua extensão e abrangência em seis partes. Esta é a segunda parte.

ASSOCIADO

Murrelektronik: pioneirismo e interesse imediato.
Fundada em 1975, a Murrelektronik fornece produtos para automação, é líder mundial em conectividade e sempre marcou sua presença no mercado pela inovação, sendo uma das suas principais bandeiras o IP67.  A empresa aderiu à Associação Profibus em 1999. “Fomos uma das primeiras empresas. Apesar de trabalhar com outras redes de campo, a nossa principal rede foi sempre o Profibus. E quando soubemos que havia a intenção de criar a Associação Profibus no Brasil, o nosso interesse foi imediato”, conta Marcelo Barboza, Gerente da Engenharia de Aplicação da Murrelektronik. [Leia mais].



PROFITIP

Estabelecendo a comunicação Profibus & sintomas, causas prováveis e recomendações que podem ser úteis durante a fase de comissionamento/startup e manutenção
César Cassiolato, Diretor de Marketing, Qualidade e Assistência Técnica - Smar Equipamentos Industriais Ltda.
[Leia mais]


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.