+ Instalações em Profibus-DP: técnicas & dicas.

  + DT303: transmissor de densidade com tecnologia Profibus-PA
  + Basf: Profibus para solução integrada em quatro projetos.
  + Caixa de junção Turck para aplicações em Profibus-PA
  + CPX, terminais de válvulas com grande flexibilidade Festo
  + Associação Profibus faz sucesso no ISA Show
Notícias
  + Smar marca presença no estande da Profibus International em Houston
Treinamento
  + Palestra Visão do Cliente traz experiência da Basf

OUTRAS EDIÇÕES
Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 06 -
Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Abril / Maio 2006

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 05
Dezembro 2004 / Janeiro2005

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i

Diretor Presidente
Paulo Roberto Figueiredo de Camargo (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Bruno C. Tassinari (Festo)

Diretor Vice-presidente
César Cassiolato (Smar)

Secretário Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 2849-3202
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

EDITORIAL

2004: um ano marcante para a tecnologia Profibus na América do Sul.

Nos últimos anos a Associação Profibus tem consolidado – cada vez mais notoriamente – a sua presença na comunidade de automação e instrumentação, posto que vem agregando novas empresas e, fundamentalmente, novas atividades.
Especialmente o ano de 2004 termina de forma marcante, pois a entidade deu início às suas atividades no âmbito da América do Sul. Com a presença registrada na 16ª Edição da Feira de Instrumentação e Sistemas de Controle, evento organizado pela AADECA (Associação Argentina de Controle e Automação), foi possível informar e divulgar a tecnologia Profibus e AS-i para fornecedores e usuários daquela região.
O projeto dos kits didáticos hoje é uma realidade e revestido de grande sucesso. Atualmente, a Associação dispõe de quatorze kits (Profibus PA, DP e AS-interface) e – o que é mais importante – construídos com dispositivos de diferentes fabricantes, todos membros da associação, porém interligados, demonstrando a capacidade do padrão Profibus, ou seja, a interoperabilidade evidenciada.
Considerando as várias ações desenvolvidas pela Associação durante este ano, é possível afirmar que aproximadamente 450 profissionais ligados à área de automação e instrumentação participaram de seminários, workshops, treinamentos, palestras e encontros técnicos, cujo ponto central foi disseminar informações a respeito da tecnologia Profibus.
Outro aspecto muito importante foi o fortalecimento das relações com o usuário, através das palestras denominadas “Visão do Cliente”. Neste modelo de evento, o cliente final é convidado a apresentar e comentar com os fornecedores de produtos com a tecnologia Profibus os aspectos sobre o desempenho da tecnologia e a própria relação fornecedor & usuário. Essa atividade tem demonstrado ser muito rica e oportuna, no sentido de orientar e indicar algumas áreas de ação para cada empresa individualmente.
Aos poucos os objetivos da Associação são alcançados e novos são planejados. A própria criação do Profinews Brasil, o veículo de comunicação com a comunidade interessada em conhecer o protocolo, é a prova do esforço do setor de informar a sociedade.
2005 chega trazendo novos desafios. E a Associação vai continuar contribuindo com a disseminação da informação, com foco para a área de treinamento, na qual estão previstos novos cursos e o desenvolvimento de atividades diferenciadas.
Até lá!

Diretoria da Associação Profibus

ARTIGOS TÉCNICOS

Instalações em Profibus-DP: técnicas & dicas.

ASSOCIADO

Siemens: originariamente Profibus, em tecnologia e produtos.

CASE


Basf: Profibus para solução integrada em quatro projetos.

 

EVENTOS


Associação Profibus faz sucesso no ISA Show


NOTÍCIAS

Smar marca presença no estande da Profibus International em Houston


PRODUTOS

Caixa de junção Turck para aplicações em Profibus-PA

CPX, terminais de válvulas com grande flexibilidade Festo.

CPX é uma nova geração de terminais de válvulas Festo, concebida por meio de uma tecnologia que agrega os recursos dos seus demais terminais, aprimorando a relação custo x benefício e oferecendo alta flexibilidade em vários aspectos.[Mais]

 

 

TREINAMENTO


Palestra Visão do Cliente traz experiência da Basf

 

A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.