+ Uma visão de Profibus, desde a instalação até a configuração básica – Parte 4
  + Métodos para diagnóstico em redes Profibus DP
  + Uma visão do protocolo industrial Profinet e suas aplicações
  + Diagnósticos no Profibus
  + Por dentro da mudança de endereços das estações – Change Station Address
  + Cuidados e recomendações básicas para garantir a integridade dos sinais de comunicação e o sucesso de um projeto em tecnologia Profibus
  + Centro de Competência em Profibus é auditado e aprovado por especialista mundial
  + Cursos certificam engenheiros especialistas na tecnologia Profibus
  + Associação cria novas diretorias
  + Novos associados
  + Phoenix Contact: reposicionamento no mercado levou à expansão de atividades e opção pelo Profibus.
  + A SMAR é referência em Megaprojetos de Bioenergia
  + National Instruments realiza em março conferência sobre Projeto Gráfico de Sistemas
  + Gerenciamento de Ativos em Profibus: AssetView FDT Smar.
  + Profibus, facilitando as informações ao MES – Manufacturing Execution System
  + PROFIHUB, Repetidor e Isolador para PROFIBUS-DP com 5 saídas Westcon.

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº20
Março 2009

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

DIRETORIA EXECUTIVA

César Cassiolato (SMAR)
Diretor Presidente

Jomar Misseno (Siemens)
Diretor Vice-presidente

Marco Padovan (Sense)
Diretor Vice-presidente

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Comunicação e Informática

Silas Anchieta
Diretor Executivo

CONSELHO FISCAL

Eduardo Mello
(Phoenix Contact)

Paulo Bachir
(Wika)

Luciano de Oliveira (Schneider/Atos)

Sílvia Bruin Pereira
Jornalista Responsável
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br
 

NOTÍCIAS DA ASSOCIAÇÃO

Centro de Competência em Profibus é auditado e aprovado por especialista mundial

Um dos momentos mais esperados pela Associação Profibus aconteceu dias 5 e 6 de fevereiro deste ano, quando o Centro de Competência em Profibus (CCP) – instalado no Brasil no final de 2007 em um espaço do Laboratório de Automação Industrial da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) – recebeu um dos maiores especialistas mundiais na tecnologia Profibus, Andy Verwer, para realizar uma rigorosa auditoria, uma das fases finais para a oficialização do CCP.

César Cassiolato, Presidente da Associação Profibus América Latina e Diretor da Smar, e o Prof. Dr. Dennis Brandão da EESC-USP, foram auditados e o CCP foi aprovado para que possa oficialmente atuar como Centro de Competência e, ainda, como Centro de Treinamento (CTP), tornando-se os primeiros Centros da Tecnologia Profibus da América Latina.

Depois da auditoria, Andy Verwer avaliou que o CCP possui uma excelente infra-estrutura técnica, além de contar com dois especialistas de alto nível na tecnologia Profibus.

Por sua vez, Cassiolato afirma que, com a acreditação, a Associação Profibus Brasil América Latina inicia um trabalho de profissionalização. "O mercado brasileiro tem apresentado um crescimento significativo em termos de aplicações em Profibus e já merecia um Centro Oficial de Competência e Treinamento em Profibus, no qual agora podemos certificar profissionais e garantir a qualidade dos serviços prestados na indústria”, destacou.
Vale lembrar que o Centro de Competência em Profibus está oficialmente instalado no Departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP, em um acordo com a FIPAI (Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial) e a Associação Profibus.

“O Centro de Competência Profibus em cooperação com a Escola de Engenharia de São Carlos e sua acreditação cria condições para que se combine toda a competência das empresas associadas com o conhecimento científico da academia. O resultado esperado dessa cooperação é o desenvolvimento de tecnologia nacional e a formação de mão-de-obra qualificada para o mercado latino-americano de automação industrial”, completou Dennis Brandão, do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos/USP, e Coordenador do Convênio na Universidade.


Andy Verwer confere com atenção todos os documentos do CCP para sua aprovação.

Os CCPs – em torno de 35 em funcionamento atualmente em todo o mundo – são centros técnicos que trabalham juntamente com as chamadas Associações Regionais Profibus. O seu know-how é garantido por um acordo denominado “Quality Services” e pelos relatórios que devem ser emitidos pelos CCPs ao Profibus International.
Dentre os inúmeros objetivos do CCP e do CTP, merecem destaque: divulgar a tecnologia Profibus; formar mão-de-obra especializada e certificada; manter em operação um sistema Profibus completo compreendendo os equipamentos de todos os associados, com finalidade de demonstrações e testes; prestar serviços técnicos de validação, certificação e afins; manter um acervo de documentação atualizada da área; atuar de forma colaborativa e complementar com a Associação Profibus América Latina (RPA); desenvolver projetos de pesquisa na área; prestar serviços de assessoria técnica; promover a disseminação da tecnologia Profibus para a comunidade latino-americana, além de apoiar ações de ensino e pesquisa no âmbito acadêmico dentro da EESC-USP; e funcionar como um showroom da tecnologia, mantendo em demonstração produtos Profibus de diferentes empresas.

O Presidente da Associação Profibus América Latina observou que o Centro de Competência em Profibus é um marco na história da tecnologia na América Latina. “Temos no Brasil um dos maiores parques instalados com a tecnologia Profibus e, agora, usuários, fabricantes, associados, estudantes e a Escola de Engenharia de São Carlos poderão contar com um centro especializado na tecnologia Profibus, em serviços de treinamento, certificações de profissionais e muito mais. É estratégico para todas as áreas da automação industrial, e porque não dizer para o Brasil, pois, além das funções destacadas anteriormente, o CCP será o agente facilitador de novidades tecnológicas, integrado às atividades dos Grupos de Trabalho do Profibus Internacional, e, sobretudo um passo seguro para a profissionalização da Associação, meta estabelecida quando fundamos a entidade em 1999”, concluiu.

Com a certificação do CCP, César Cassiolato e Dennis Brandão também foram auditados e, agora, são oficialmente os Diretores Técnicos do Centro.


César Cassiolato, Andy Werver e Dennis Brandão comemoram a acreditação do CCP.


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.