+ Uma visão de Profibus, desde a instalação até a configuração básica – Parte 4
  + Métodos para diagnóstico em redes Profibus DP
  + Uma visão do protocolo industrial Profinet e suas aplicações
  + Diagnósticos no Profibus
  + Por dentro da mudança de endereços das estações – Change Station Address
  + Cuidados e recomendações básicas para garantir a integridade dos sinais de comunicação e o sucesso de um projeto em tecnologia Profibus
  + Centro de Competência em Profibus é auditado e aprovado por especialista mundial
  + Cursos certificam engenheiros especialistas na tecnologia Profibus
  + Associação cria novas diretorias
  + Novos associados
  + Phoenix Contact: reposicionamento no mercado levou à expansão de atividades e opção pelo Profibus.
  + A SMAR é referência em Megaprojetos de Bioenergia
  + National Instruments realiza em março conferência sobre Projeto Gráfico de Sistemas
  + Gerenciamento de Ativos em Profibus: AssetView FDT Smar.
  + Profibus, facilitando as informações ao MES – Manufacturing Execution System
  + PROFIHUB, Repetidor e Isolador para PROFIBUS-DP com 5 saídas Westcon.

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº20
Março 2009

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

DIRETORIA EXECUTIVA

César Cassiolato (SMAR)
Diretor Presidente

Jomar Misseno (Siemens)
Diretor Vice-presidente

Marco Padovan (Sense)
Diretor Vice-presidente

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Comunicação e Informática

Silas Anchieta
Diretor Executivo

CONSELHO FISCAL

Eduardo Mello
(Phoenix Contact)

Paulo Bachir
(Wika)

Luciano de Oliveira (Schneider/Atos)

Sílvia Bruin Pereira
Jornalista Responsável
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br
 

PRODUTOS

Profibus, facilitando as informações ao MES – Manufacturing Execution System

César Cassiolato – Smar Equipamentos Ind. Ltda.

A necessidade de automação na indústria nos mais diversos segmentos está associada entre diversos aspectos, a redução de custos, às possibilidades de aumentar a velocidade de processamento das informações, uma vez que as operações estão cada vez mais complexas e variáveis, necessitando de um grande número de controles e mecanismos de regulação para permitir decisões mais ágeis e, portanto, aumentar os níveis de produtividade e eficiência do processo produtivo.

A automação permite economias de energia, força de trabalho e matérias-primas, melhor controle de qualidade do produto, maior disponibilidade da planta, aumento de produtividade e pode reduzir problemas de segurança operacional. Em essência, a automação nas indústrias, permite aumentar os níveis de continuidade e de controle global do processo com maior eficiência.

Aumentar produtividade significa aproximar ao máximo a produção real com a capacidade nominal das máquinas e equipamentos, reduzindo ao mínimo possível as horas de parada, de manutenção corretiva e falta de matéria-prima para abastecer o processo produtivo.

O MES é uma ferramenta que a empresa deve utilizar para medir e controlar as atividades de produção com o objetivo de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade.  As informações que vêm do chão-de-fábrica via Profibus proporcionas a facilidade na efetivação de recursos nesta atividade, uma vez que o sistema Profibus é digital e possui interfaces diretas, coletando dados e gerando informação ao MES, de fácil entendimento empresarial com abrangência mundial. São indicadores de performance e produtividade, relatórios completos que identificam as etapas do processo e auxiliam na gestão do empreendimento, uma vez que os gestores podem tomar decisões mais rápidas e precisas.

Via automação com Profibus pode-se agilizar os processos e com o MES pode se analisar repetibilidade, confiabilidade, redução de custos com matéria-prima, melhoria nos produtos, entre outros.
Vale lembrar que a automação extrapola os limites de chão de fábrica. Ela continua após o produto acabado, atingindo fronteiras mais abrangentes – a automação do negócio. Nascem aí os sistemas gerenciais no qual está inserido o MES.

A Smar, por meio de seu sistema de automação, o SYSTEM302, através de seu mestre DPV1, DF73, e de seu módulo MES, fornece a automação completa e uma metodologia de gestão com todas as informações necessárias (os chamados KPIs, Key Perfomance Indicators – indicadores de performance) sobre qualquer atividade e o andamento de sua estratégia de ação, demonstrando o desempenho da organização.

Métricas de processo podem ser definidas para tudo que influa no custo, na qualidade e conseqüentemente nos resultados. Dentre os indicadores o mais importante é o OEE – Overall Equipment Effectiveness (OEE = Utilização X Disponibilidade X Qualidade), que corresponde à eficiência da planta e é proporcional à sua disponibilidade, que é extremamente melhorada, com a implantação do gerenciador de ativos.

A rastreabilidade, recurso importante presente no AssetView (Gerenciamento de Ativos FDT/DTM) e no MES, possibilita registrar toda e qualquer alteração dos padrões ou especificações de qualidade do processo, onde são registrados o usuário, data, hora e o motivo da alteração, facilitando auditorias e fornecendo um maior controle do processo de qualidade.

Tudo isso possibilita o gerenciamento da indústria de forma integrada e direciona todos os esforços para se atingir resultados estabelecidos, facilitando a tomada de decisão quando há mudanças relevantes no desempenho dos indicadores ou um desvio em relação ao planejamento. 

 


Figura 1 – SYSTEM302-7: MES.

Não resta dúvida que hoje um Sistema Smar Profibus e o Gerenciamento de Ativos são importantes ferramentas na gestão estratégica de uma empresa, responsável em gerar e dar confiabilidade operacional e por alinhar equipes de produção, manutenção e gerenciamento para se atingir metas comuns: o aumento da produtividade, melhoria da qualidade e redução de custos, exigidas por qualquer segmento de negócio.Além disso, representam a melhor opção em termos de retorno de investimento.Por isto, esteja atento ao definir o seu sistema de automação e controle. Investir em um sistema verdadeiramente aberto é garantir a excelência operacional para os próximos 20 anos ou mais. Você pode ver mais detalhes de um sistema de controle aberto baseado em redes em: http://www.smar.com/PDFs/Catalogues/SYSTEM32CP.pdf

A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.