+ Uma visão de Profibus, desde a instalação até a configuração básica – Parte 4
  + Métodos para diagnóstico em redes Profibus DP
  + Uma visão do protocolo industrial Profinet e suas aplicações
  + Diagnósticos no Profibus
  + Por dentro da mudança de endereços das estações – Change Station Address
  + Cuidados e recomendações básicas para garantir a integridade dos sinais de comunicação e o sucesso de um projeto em tecnologia Profibus
  + Centro de Competência em Profibus é auditado e aprovado por especialista mundial
  + Cursos certificam engenheiros especialistas na tecnologia Profibus
  + Associação cria novas diretorias
  + Novos associados
  + Phoenix Contact: reposicionamento no mercado levou à expansão de atividades e opção pelo Profibus.
  + A SMAR é referência em Megaprojetos de Bioenergia
  + National Instruments realiza em março conferência sobre Projeto Gráfico de Sistemas
  + Gerenciamento de Ativos em Profibus: AssetView FDT Smar.
  + Profibus, facilitando as informações ao MES – Manufacturing Execution System
  + PROFIHUB, Repetidor e Isolador para PROFIBUS-DP com 5 saídas Westcon.

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº20
Março 2009

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

DIRETORIA EXECUTIVA

César Cassiolato (SMAR)
Diretor Presidente

Jomar Misseno (Siemens)
Diretor Vice-presidente

Marco Padovan (Sense)
Diretor Vice-presidente

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Comunicação e Informática

Silas Anchieta
Diretor Executivo

CONSELHO FISCAL

Eduardo Mello
(Phoenix Contact)

Paulo Bachir
(Wika)

Luciano de Oliveira (Schneider/Atos)

Sílvia Bruin Pereira
Jornalista Responsável
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br
 

ARTIGO TÉCNICO

Cuidados e recomendações básicas para garantir a integridade dos sinais de comunicação e o sucesso de um projeto em tecnologia Profibus

César Cassiolato, Diretor de Marketing, Qualidade e Assistência Técnica - Smar Equipamentos Industriais Ltda.

Profissionais Certificados em Profibus

Embora PROFIBUS seja uma tecnologia consolidada em milhares de aplicações ao redor do mundo, é essencial que em projetos de sistemas de automação utilizando alta tecnologia se tenha profissionais altamente capacitados e reconhecidos para garantir o sucesso do empreendimento.

Desta forma, os projetos serão executados de acordo com os padrões e especificações definidas pela Profibus International, resultando na excelência operacional, em prazos e custos menores e com uma garantia de sucesso facilitada. São adotadas as melhores técnicas e práticas de engenharia, onde testes, comissionamento e startups são realizados com muito mais eficiência quando se tem estes profissionais qualificados e com experiência, como é o caso da Smar que possui Engenheiros Certificados internacionalmente pelo Centro de Competência Profibus da Universidade de Manchester e possui um dos maiores parques instalados do mundo utilizando Profibus.São Engenheiros Certificados como Especialistas em Profibus-DP e Profibus-PA e  Especialistas em Instalações Profibus.

Além disso, todo projeto e instalação é certificado pela Smar, resultando na maximização operacional e, conseqüentemente, na minimização dos investimentos e tempos de parada da planta, proporcionando um aumento de desempenho e confiabilidade da rede.

Vejamos alguns pontos importantes que podem ajudar em um projeto Profibus:

  • Hoje a grande realidade é o uso de redes digitais em sistema de controle e automação, onde é obrigatório o uso dos terminadores de barramento, onde sua ausência causa o desbalanceamento, provocando atraso de propagação, assim como a oscilações ressonantes amortecidas causando transposição dos níveis lógicos (thresholds). Além disso, melhora a margem de ruído estático. No Profibus PA deve-se ter terminadores no barramento, um no início e outro no final.Não se deve ligar a  blindagem ao terminador e sua impedância deve ser 100 Ohms +/-20% entre 7.8 a 39 kHz.Este valor é aproximadamente o valor médio da impedância característica do cabo nas freqüências de trabalho e é escolhido para minimizar as reflexões na linha de transmissão, assim como para converter o sinal em níveis aceitáveis de 750 a 1000 mV.

  •  O cabo de par trançado é composto por pares de fios. Os fios de um par são enrolados em espiral a fim de, através do efeito de cancelamento, reduzir o ruído e manter constante as propriedades elétricas do meio por toda a sua extensão. O efeito de cancelamento reduz a diafonia (crosstalk) entre os pares de fios e diminui o nível de interferência eletromagnética/radiofreqüência. O número de tranças nos fios pode ser variado a fim de reduzir o acoplamento elétrico. Com sua construção proporciona um acoplamento capacitivo entre os condutores do par.Tem um comportamento mais eficaz em baixas freqüências (< 1MHz).Quando não é blindado, tem a desvantagem com o ruído em modo-comum. Para baixas freqüências, isto é quando o comprimento do cabo é menor que 1/20 do comprimento de onda da freqüência do ruído, a blindagem(malha ou shield) apresentará o mesmo potencial em toda sua extensão, neste caso recomenda-se conectar a blindagem em um só ponto de terra.Em altas freqüências, isto é quando o comprimento do cabo é maior que 1/20 do comprimento de onda da freqüência do ruído, a blindagem apresentará alta suscetibilidade ao ruído e neste caso recomenda-se que seja aterrada nas duas extremidades. O shield é normalmente aterrado na fonte de alimentação ou na barreira de segurança intrínseca.Deve-se assegurar a continuidade da blindagem do cabo em mais do que 90% do comprimento total do cabo. O shield deve cobrir completamente os circuitos elétricos através dos conectores, acopladores, splices e caixas de distribuição e junção.A topologia e a distribuição do cabeamento são fatores que devem ser considerados para a proteção de EMI.Lembrar que em altas freqüências, os cabos se comportam como um sistema de transmissão com linhas cruzadas e confusas, refletindo energia e espalhando-a de um circuito a outro. Mantenha em boas condições as conexões. Conectores inativos por muito tempo podem desenvolver resistência ou se tornar detectores de RF.

  • Aterramento: a dica é agrupar circuitos e equipamentos com características semelhantes de ruído em distribuição série e unir estes pontos em uma referência paralela.Um erro comum é o uso de terra de proteção como terra de sinal.Lembre-se que este terra é muito ruidoso e pode apresentar alta impedância. É interessante o uso de malhas de aterramento pois apresentam baixa impedância. Condutores comuns com altas freqüências apresentam a desvantagem de terem alta impedância. Deve-se evitar os loops de correntes. O sistema de aterramento deve ser visto como um circuito que favorece o fluxo de corrente sob a menor indutância possível.

  • No Profibus-DP, em cada conector DP deve ser o shiled devidamente aterrado.

  • No Profibus-DP, deve-se evitar derivações, os chamados stub lines, pois são pontos que favorecem acréscimos de capacitância, gerando reflexões nos sinais.

  • Cada seguimento Profibus-DP e Profibus PA devem ter somente 02 terminadores. No caso do DP, o terminador é ativo, isto é, deve ser alimentado.O fato de se ter mais de 02 terminadores, faz com que se tenha atenuação de sinal, e o contrário, a ausência de terminadores proporciona um aumento do sinal, gerando perturbações nos sinais, gerando instabilidade na rede.

  • Deve-se evitar splice, que é qualquer parte da rede que tenha comprimento descontínuo de um meio condutor especificado, por exemplo, remoção de blindagem, troca do diâmetro do fio, conexão a terminais nus, etc.Em redes com comprimento total maior do que 400 m, a somatória de todos os comprimentos de todos os splices não deve ultrapassar 2% do comprimento total e ainda, em comprimentos menores do que 400m, não deve exceder 8m.

  •  Em áreas sujeitas à exposição de raios e picos de alta tensão, recomenda-se os protetores de surtos.

  • Isolar sinal fieldbus de fontes de ruídos, como cabos de força, motores, inversores de freqüência.Colocá-los em guias e calhas separadas.

  • Quando utilizar cabos multivias, não misturar sinais de vários protocolos.

  • Quando possível utilizar filtros de linha, ferrites para cabo, supressores de transientes, centelhadores (spark gaps), feedthru, isoladores óticos, para proteção.

  • O ideal seria utilizar canaletas de alumínio onde se tem a blindagem eletromagnética  externa e interna. São praticamente imunes as correntes de Foucault devido à boa condutibilidade elétrica do alumínio.

  •  Em áreas perigosas deve-se sempre fazer o uso das recomendações dos órgãos  certificadores e das técnicas de instalação exigidas pela classificação das áreas. Um sistema intrinsecamente seguro, basicamente, deve possui componentes que devem ser aterrados e outros que não. O aterramento tem a função de evitar o aparecimento de tensões consideradas inseguras na área classificada. Na área classificada evita-se o aterramento de componentes intrinsecamente seguros, a menos que o mesmo seja necessário para fins funcionais, quando se emprega a isolação galvânica.A normalização estabelece uma isolação mínima de 500Vca. A resistência entre o terminal de aterramento e o terra do sistema deve ser inferior a 1 Ohm. No Brasil a NBR-5418 regulamenta a instalação em atmosferas potencialmente explosivas.

  •  Os diversos tipos de sistemas de aterramento devem ser realizados de modo a garantir a melhor ligação com a terra. Os principais tipos são:
    • Uma simples haste cravada no solo;
    • Hastes alinhadas;
    • Hastes em triângulo;
    • Hastes em quadrado;
    • Hastes em círculos;
    • Placas de material condutor aterradas no solo;
    • Fios ou cabos enterrados no solo, formando diversas configurações, tais como:
      • Estendido em vala comum;
      • Em cruz;
      • Em estrela;
      • Quadriculados, formando uma malha de terra;
      • O tipo de sistema de aterramento a ser adotado depende da importância do sistema envolvido, local e custo. O mais eficiente é, sem dúvida, a malha de terra.
      •  Quando se tem o sinal de comunicação PROFIBUS-DP e o cabeamento distribuído entre as diversas áreas, o recomendado é equalizar o terra conforme a figura 1.Com isto, elimina-se a possível diferença de potencial entre o aterramento da área 01 e o sinal DP assim como, a diferença de potencial entre o aterramento da área 02. 


Figura 1 – Sistema de aterramento com diferentes áreas em PROFIBUS-DP

  • Verificação de distâncias entre cabeamentos. Nunca se deve passar o cabo Profibus ao lado de linhas de alta potência, pois a indução é uma fonte de ruído e pode afetar o sinal de comunicação.Segue a tabela 1 como referência:

 

Cabo de comunicação Profibus

Cabos com e sem shield:
60Vdc ou  25Vac e < 400Vac

Cabos com e sem shield:
> 400Vac

Qualquer cabo sujeito à exposição de raios

Cabo de comunicação Profibus

 

10 cm

20 cm

50 cm

Cabos com e sem shield:
60Vdc ou  25Vac e < 400Vac

10 cm

 

10 cm

50 cm

Cabos com e sem shield:
> 400Vac

20 cm

10 cm

 

50 cm

Qualquer cabo sujeito à exposição de raios

50 cm

50 cm

50 cm

 

Tabela 1 – Distâncias de Separação entre Cabeamentos.

  • Verificação dos repetidores
  • Devemos colocar sempre o repetidor quando temos que expandir a capacidade de escravos no Profibus-DP, considerando como limite 32 devices/seguimento, sendo que o mestre conta como um device e o repetidor também, e neste caso teríamos 30 escravos.No próximo seguimento teríamos mais 30 equipamentos, pois dois endereços já foram ocupados pelos dois repetidores. 
  • Além disso, como o repetidor garante isolação galvânica, deve-se tê-lo sempre que tenhamos uma área geradora de ruídos e com isto reduziremos o ruído e potencial transientes em modo comum.Pode ser difícil, mas pode haver alguns slaves que não são isolados galvanicamente e isto com certeza minimizará os ruídos.  
  • Pode ser que se tenha diferença de terra entre as áreas por onde passa o Profibus-DP e por isto, devemos colocar, como por exemplo no CCM o repetidor para que tenhamos a isolação galvânica e ainda, isto fará com que o sinal não seja afetado pelo diferencial de terra de outra área ou mesmo afete outra área.

Curiosidade
Quem já não teve problemas produzidos por relâmpagos? Um relâmpago é uma corrente elétrica muito intensa que ocorre na atmosfera com típica duração de meio segundo e típica trajetória com comprimento de 5 a 10 Km. Estes podem acontecer mesmo a longas distâncias do ponto onde aconteceu a descarga. No Brasil, a corrente de descarga média é de 42 kA. Em geral, a corrente atinge seu pico em alguns microssegundos e decai a metade deste valor em cerca de 50 μs. Em regiões tropicais, as descargas atmosféricas são mais intensas que em regiões frias ou temperadas. Sendo assim, um bom aterramento, distribuição de cabos, protetores de seguimento, etc., se fazem necessários.

Segurança
É necessário agir com segurança nas medições, evitando contatos com terminais e fiação, pois a alta tensão pode estar presente e causar choque elétrico. Lembre-se que cada planta e sistema tem seus detalhes de segurança. Informar-se deles antes de iniciar o trabalho é muito importante.

Para minimizar o risco de problemas potenciais relacionados à segurança, é preciso seguir as normas de segurança e de áreas classificadas locais aplicáveis que regulam a instalação e operação dos equipamentos. Estas normas variam de área para área e estão em constante atualização. É responsabilidade do usuário determinar quais normas devem ser seguidas em suas aplicações e garantir que a instalação de cada equipamento esteja de acordo com as mesmas.

Uma instalação inadequada ou o uso de um equipamento em aplicações não recomendadas podem prejudicar a performance de um sistema e conseqüentemente a do processo, além de representar uma fonte de perigo e acidentes. Devido a isto, recomenda-se utilizar somente profissionais treinados e qualificados para instalação, operação e manutenção.


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.