Presidente da PROFIBUS International visita o Brasil
Brasileiros marcam presença em evento internacional
Encontro no LEAD
Palestra na FAM
Seminário On Site na Sabesp
Novo associado
Treinamento no Centro de Competência
Jörg Freitag, Chairman da PROFIBUS & PROFINET International.
Amphenol: PROFIBUS padronizado.
Raio de Curvatura Mínima e Instalações PROFIBUS
Conecte o LabVIEW a qualquer rede industrial e CLP
Case Louis Dreyfuss Commodities

Siemens anuncia lançamento

Profibus-PA: Configurando ciclicamente o IF303 – Conversor de 4-20mA para Profibus PA

Profibus-PA: Configurando ciclicamente o LD303 – Transmissor de Pressão (diferencial, manométrico, absoluto, nível, alta pressão estática)

Profibus-PA: Configurando ciclicamente o TP303 – Transmissor de Posição
Profibus-PA: Configurando ciclicamente o TT303 – Transmissor de Temperatura
Profibus-PA: Configurando ciclicamente o LD293 – Transmissor de Pressão Inline (manométrico e gage)
Conceito de controle modular para veículos móveis ifm electronic
Protetores de Segmento de Segurança Aumentada para Rede As-Interface (Ex e) Sense
Sistema de Gerenciamento de Pátio de Minério TSA

 

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 25 - Julho 2011

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

 

DIRETORIA EXECUTIVA 2009/2012

Marco Padovan (Sense)
Diretor Presidente

Leandro Torres (SMAR)
Diretor Vice Presidente Tesoureiro

Robert Gries Drumond (Siemens)
Diretor Vice Presidente Secretário

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Marketing

Silas Anchieta
Diretor Executivo

 

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9 - CEP 05422-970
São Paulo, SP. Telefone/Fax: (11) 2849-3202
e-mail: profibus@profibus.org.br
site: www.profibus.org.br.



Siga-nos!

    

 

ARTIGO TÉCNICO

Raio de Curvatura Mínima e Instalações PROFIBUS

César Cassiolato (cesarcass@smar.com.br), Diretor de Marketing, Qualidade, Assistência Técnica e Instalações Industriais da SMAR Equipamentos Industriais Ltda. engenheiro Certificado na Tecnologia PROFIBUS e Instalações PROFIBUS pela Universidade Metropolitan de Manchester, Reino Unido.

Flexão, alongamento, torções, esmagamentos durante o processo de instalação do cabo PROFIBUS podem forçar os condutores ou mesmo alterarem suas seções transversais. Isso perturba o eixo comum dos condutores e blindagem, e mostra-se como uma mudança na impedância no ponto de estresse do cabo. Através da captura de sinais, estes pontos podem ser facilmente identificados pelas reflexões nos sinais. Em todos os casos, o raio mínimo especificado refere-se à superfície interna do cabo, e não ao eixo do cabo.


Figura 1 – Raio de Curvatura Mínimo.

Frequentemente os danos não são visíveis e a própria isolação e integridade do cabo podem ficar comprometidas.


Figura 2 - Exemplos de Curvaturas MĂ­nimas Inadequadas e de Cabos Danificados.

Alguns cuidados ao se lançar o cabo PROFIBUS:

  • Cabos danificados (machucados, mordidos, com a capa de proteção danificada, etc.)  podem representar um grande risco. Eles em contato fĂ­sico podem energizar partes e componentes e, consequentemente, produzir o risco de danos  pessoais ou no funcionamento da planta. Estes sempre devem ser removidos e  substituĂ­dos.
  • Cabos em geral, em plantas ou fábricas, podem estar energizados com tensões e correntes elevadas. Lançar cabos PROFIBUS-DP em paralelo com tais cabos pode resultar em captação de interferĂŞncia e, consequentemente, provocar erros na transmissĂŁo de dados.
  • A interferĂŞncia pode ser reduzida separando os cabos PROFIBUS-DP da fonte de interferĂŞncia e tambĂ©m reduzindo ao mĂ­nimo o comprimento dos cabos que correm em paralelo com quaisquer outros.
  • Um ponto muito importante e que pode gerar interferĂŞncia pela mudança fĂ­sica do cabo PROFIBUS DP Ă© quando se dobra o cabo ou se tem curvatura alĂ©m da permitida pelo fabricante, isto forma um splice. Deve-se evitar splice, que Ă© qualquer parte da rede que tenha comprimento descontĂ­nuo de um meio condutor especificado, por exemplo, remoção de blindagem, troca do diâmetro do fio, conexĂŁo a terminais nus, etc.
  • Uma curva muito acentuada no cabo pode esmagá-lo, mudando a sua impedância e facilitando a ocorrĂŞncia de reflexões, especialmente em altas velocidades de transmissĂŁo.
  • Mantenha sempre o raio de curvatura mĂ­nimo permitido, pois exceder o limite mĂ­nimo de curvatura pode ocasionar danos ao cabo PROFIBUS e alterar suas propriedades fĂ­sicas e elĂ©tricas. O raio de curvatura mĂ­nimo pode ser encontrado nos manuais dos fabricantes de cabos.
  • Para curvar o cabo somente uma vez, o raio de curvatura deve ser, no mĂ­nimo, de 10 vezes o diâmetro do cabo. Se o cabo precisar ser dobrado várias vezes durante a operação, por exemplo, para a conexĂŁo e desconexĂŁo de estações PROFIBUS, deve-se considerar um raio maior (tipicamente cerca de 20 vezes o diâmetro do cabo).
  • Durante a sua instalação, o cabo PROFIBUS pode ser submetido a forças de tração adicionais e sendo assim, durante a montagem deve-se manter um raio de curvatura maior do que aquele da posição final. Puxar cabos PROFIBUS ao redor de cantos-vivos Ă© um problema em particular.


Figura 3 – Reflexões no sinal PROFIBUS.

Este artigo nĂŁo substitui os padrões IEC 61158 e IEC 61784 e nem os perfis e  guias tĂ©cnicos do PROFIBUS. Em caso de discrepância ou dĂşvida, os padrões  IEC 61158 e IEC 61784, perfis, guias tĂ©cnicos e manuais de fabricantes prevalecem. Sempre que possĂ­vel, consulte a EN50170 para as regulamentações fĂ­sicas, assim como as práticas de segurança de cada área.

ReferĂŞncias

  • Manuais SMAR PROFIBUS
  • Aterramento, Blindagem, RuĂ­dos e dicas de instalação - CĂ©sar Cassiolato.
  • www.smar.com.br
  • Especificações tĂ©cnicas e Guias de Instalações PROFIBUS.
  • Material de Treinamento e artigos tĂ©cnicos PROFIBUS - CĂ©sar Cassiolato
  • CASSIOLATO, CĂ©sar, “Raio de Curvatura MĂ­nima e Instalações PROFIBUS”,  MecatrĂ´nica Atual – Edição 47,2010.

Links Relacionados

 


A Associação PROFIBUS não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação PROFIBUS. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação PROFIBUS se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da
Associação PROFIBUS.