Presidente da PROFIBUS International visita o Brasil
Brasileiros marcam presença em evento internacional
Encontro no LEAD
Palestra na FAM
Seminário On Site na Sabesp
Novo associado
Treinamento no Centro de Competência
Jörg Freitag, Chairman da PROFIBUS & PROFINET International.
Amphenol: PROFIBUS padronizado.
Raio de Curvatura Mínima e Instalações PROFIBUS
Conecte o LabVIEW a qualquer rede industrial e CLP
Case Louis Dreyfuss Commodities

Siemens anuncia lançamento

Profibus-PA: Configurando ciclicamente o IF303 – Conversor de 4-20mA para Profibus PA

Profibus-PA: Configurando ciclicamente o LD303 – Transmissor de Pressão (diferencial, manométrico, absoluto, nível, alta pressão estática)

Profibus-PA: Configurando ciclicamente o TP303 – Transmissor de Posição
Profibus-PA: Configurando ciclicamente o TT303 – Transmissor de Temperatura
Profibus-PA: Configurando ciclicamente o LD293 – Transmissor de Pressão Inline (manométrico e gage)
Conceito de controle modular para veículos móveis ifm electronic
Protetores de Segmento de Segurança Aumentada para Rede As-Interface (Ex e) Sense
Sistema de Gerenciamento de Pátio de Minério TSA

 

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Mar√ßo 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 25 - Julho 2011

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

 

DIRETORIA EXECUTIVA 2009/2012

Marco Padovan (Sense)
Diretor Presidente

Leandro Torres (SMAR)
Diretor Vice Presidente Tesoureiro

Robert Gries Drumond (Siemens)
Diretor Vice Presidente Secretário

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Marketing

Silas Anchieta
Diretor Executivo

 

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9 - CEP 05422-970
São Paulo, SP. Telefone/Fax: (11) 2849-3202
e-mail: profibus@profibus.org.br
site: www.profibus.org.br.



Siga-nos!

    

 

ASSOCIADO

Amphenol: PROFIBUS padronizado.

A companhia americana Amphenol TFC do Brasil Ltda. registra uma história de sucesso desde que foi criada e é fabricante de cabos DP e PA para o protocolo de comunicação PROFIBUS.
A Monte D¬īEste Ind√ļstria e Com√©rcio de Materiais El√©tricos foi fundada em 1972, nascida de uma parceria entre a Fam√≠lia Iwasaki, propriet√°ria, desde 1927, da Fazenda Monte D¬īEste, e a NEC do Jap√£o,  para nacionaliza√ß√£o de produtos dentro do setor de comuta√ß√£o telef√īnica. A partir de 1979, a Monte D¬īEste passou a ter uma parceria tecnol√≥gica com a Mitsubishi Cable, na √©poca, um dos cinco maiores fabricantes de fios e cabos do Jap√£o.

Desde 2002 o controle acion√°rio da empresa pertence √† Amphenol Corporation, empresa americana, l√≠der mundial de produtos de conectividade. A Amphenol comercializa conectores el√©tricos, eletr√īnicos e de fibra √≥ptica, cabos e sistemas de interconex√£o. O principal mercado para seus produtos s√£o sistemas de comunica√ß√£o com tecnologia convergente de voz, v√≠deo e dados, inclusive wireless internet e redes de banda larga, bem como aplica√ß√Ķes nas √°reas industrial, automotiva e aeroespacial. Tamb√©m oferece solu√ß√Ķes em sistemas de energia.
Vale destacar que o grupo emprega cerca de 15.000 pessoas no mundo inteiro atrav√©s de opera√ß√Ķes nas Am√©ricas, Europa e √Āsia.

A TFC ‚Äď Times Fiber Communication √© uma divis√£o da Amphenol, localizada em Connecticut, EUA, com f√°bricas nos Estados Unidos, Canad√°, Cor√©ia e Brasil. As exporta√ß√Ķes da TFC atingem mais de 50 pa√≠ses, em cabos coaxiais e conectores da CATV, cord√Ķes, conectores e arm√°rios √≥pticos para aplica√ß√Ķes em banda larga.

“Conhecer nossos clientes e superar suas expectativas de desempenho, confiabilidade e qualidade” √© a Pol√≠tica de Qualidade da TFC.

Nesse sentido, a ¬†Amphenol TFC do Brasil Ltda. disp√Ķe de todo o apoio tecnol√≥gico da TFC, √† qual se subordina.  Est√° localizada na Rodovia Campinas-Mogi Mirim, numa √°rea verde de 288.000 m2, com 15.300 m2 constru√≠dos. √Č uma empresa certificada pelo sistema ISO-9000, com certifica√ß√£o de produto INMETRO/BR UL para cabos, contando, atualmente, com 220 colaboradores.

A Amphenol TFC do Brasil iniciou suas atividades no territ√≥rio nacional em 2002 ao adquirir a tradicional fabricante Monte D¬īeste, que desde 1973 produzis fios e cabos, coaxiais, CATV, telef√īnicos, instrumenta√ß√£o, controles,  potencia e transmiss√£o de dados  com t√©cnicas especiais, com alta qualidade/tecnologia de seus produtos.

Krauser Tavares de Deus, Supervisor de Engenharia e Qualidade da Amphenol conta que a empresa percebeu uma oportunidade atrav√©s do protocolo de comunica√ß√£o PROFIBUS. “De olho nesse nicho, a Amphenol decidiu se associar √† PROFIBUS Brasil e ter acesso √†s novas tecnologias e tend√™ncias de mercado. Com isso, a Amphenol investiu nesse mercado e desenvolveu os cabos PROFIBUS DP e PA. Somos associados h√° dois anos”, acrescenta.

A linha de produtos com tecnologia PROFIBUS oferecida pela Amphenol no mercado inclui cabos DP e PA. A empresa inclusive apresentou-os recentemente em uma exposi√ß√£o em Maca√©, RJ, com destaque para os conectores para atmosferas explosivas, que ser√£o montados no Brasil a partir de julho. Krauser destaca que a companhia integra o grupo de cabos da Associa√ß√£o PROFIBUS Brasil e que, recentemente, forneceu uma quantidade expressiva de cabos para uma empresa, cujo cliente final √© a Petrobras. 

“O mercado brasileiro em alguns segmentos ainda √© iniciante na utiliza√ß√£o de redes industriais, e, por esse motivo, a aplica√ß√£o de redes deve crescer de forma mais expressiva nos pr√≥ximos anos”, comenta Krauser. Segundo ele, alguns segmentos como, por exemplo, √°gua, saneamento, sucroalcoleiro, √≥leo e g√°s, est√£o utilizando mais intensivamente a tecnologia. “Tem se notado que o PROFIBUS tem sido padronizado em v√°rios mercados e, com isso, o uso da tecnologia e o conhecimento geral t√™m crescido consideravelmente. Com a press√£o dos usu√°rios na utiliza√ß√£o de protocolos abertos e padronizados, o PROFIBUS tem se destacado como protocolo mais conhecido e for√ßado os fabricantes de equipamentos a disponibilizar cada vez mais produtos com PROFIBUS. Por sua vez, com a disponibilidade cada vez maior de fornecedores de produtos PROFIBUS, o mercado tamb√©m adota aquela que tem maior concorr√™ncia entre produtos. Essa roda √© que tem desenvolvido rapidamente o mercado de produtos PROFIBUS no Brasil”, opina o Supervisor de Engenharia e Qualidade da Amphenol.

As perspectivas da empresa em rela√ß√£o √† aplica√ß√£o da tecnologia PROFIBUS no mercado brasileiro s√£o as melhores poss√≠veis. “Estamos acompanhando esse mercado de perto, e percebemos grandes empresas com estudo para padroniza√ß√£o de suas redes industriais”, conclui Krauser.


Um dos cabos da linha de produtos da Amphenol.

 


A Associação PROFIBUS não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação PROFIBUS. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação PROFIBUS se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da
Associação PROFIBUS.