Presidente da PROFIBUS International visita o Brasil
Brasileiros marcam presença em evento internacional
Encontro no LEAD
Palestra na FAM
Seminário On Site na Sabesp
Novo associado
Treinamento no Centro de Competência
Jörg Freitag, Chairman da PROFIBUS & PROFINET International.
Amphenol: PROFIBUS padronizado.
Raio de Curvatura Mínima e Instalações PROFIBUS
Conecte o LabVIEW a qualquer rede industrial e CLP
Case Louis Dreyfuss Commodities

Siemens anuncia lançamento

Profibus-PA: Configurando ciclicamente o IF303 – Conversor de 4-20mA para Profibus PA

Profibus-PA: Configurando ciclicamente o LD303 – Transmissor de Pressão (diferencial, manométrico, absoluto, nível, alta pressão estática)

Profibus-PA: Configurando ciclicamente o TP303 – Transmissor de Posição
Profibus-PA: Configurando ciclicamente o TT303 – Transmissor de Temperatura
Profibus-PA: Configurando ciclicamente o LD293 – Transmissor de Pressão Inline (manométrico e gage)
Conceito de controle modular para veículos móveis ifm electronic
Protetores de Segmento de Segurança Aumentada para Rede As-Interface (Ex e) Sense
Sistema de Gerenciamento de Pátio de Minério TSA

 

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Mar√ßo 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 25 - Julho 2011

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

 

DIRETORIA EXECUTIVA 2009/2012

Marco Padovan (Sense)
Diretor Presidente

Leandro Torres (SMAR)
Diretor Vice Presidente Tesoureiro

Robert Gries Drumond (Siemens)
Diretor Vice Presidente Secretário

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Marketing

Silas Anchieta
Diretor Executivo

 

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9 - CEP 05422-970
São Paulo, SP. Telefone/Fax: (11) 2849-3202
e-mail: profibus@profibus.org.br
site: www.profibus.org.br.



Siga-nos!

    

 

PRODUTOS

Sistema de Gerenciamento de Pátio de Minério TSA

O Sistema de Gerenciamento de Pátios desenvolvido pela TSA é fruto de uma demanda de mercado para suprir a necessidade de Eficiência Superior na operação de pátios de minérios.

O objetivo do sistema √© fornecer informa√ß√Ķes online e em tempo real para verificar as condi√ß√Ķes de estocagem das pilhas de min√©rio nos p√°tios. Outra caracter√≠stica do sistema √© o envio de dados para opera√ß√£o autom√°tica da m√°quina recuperadora de min√©rio.

A opera√ß√£o √© realizada por um sistema que utiliza informa√ß√Ķes geradas por dois scanners a laser instalados nas m√°quinas de p√°tio, na empilhadeira e na recuperadora.

O sistema faz aumentar a produtividade no manuseio do pátio e a eficácia com a operação automática, reduzindo os custos na manutenção e propiciando o aperfeiçoamento de todo o processo.

Segundo o diretor de Tecnologia, Ant√īnio C√©sar de Ara√ļjo Freitas, a tecnologia de gerenciamento de p√°tio supre uma demanda importante do mercado, gerando valor ao neg√≥cio do cliente. O diferencial desta solu√ß√£o est√° na gest√£o eficiente dos p√°tios de min√©rio, propiciando √†s empresas mais competitividade no mercado. “Recentemente a TSA obteve o registro do software do Sistema de Gerenciamento com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que representa um marco no processo de desenvolvimento da referida tecnologia iniciada h√° 2 anos, por engenheiros, especialistas e doutores”.

Funcionamento ‚Äst Os scanners instalados nas m√°quinas em movimento captam as formas das pilhas de min√©rio estocadas nos p√°tios, transmitindo as informa√ß√Ķes para o sistema que processa, mapeia e reproduz virtualmente a leitura em imagens 3D.

Al√©m de executar o mapeamento, o sistema acompanha os processos de movimenta√ß√£o (empilhamento e recupera√ß√£o) das pilhas de min√©rio, integrando-se ao sistema de controle e supervis√£o das m√°quinas. Isto permite comparar e consolidar os dados de estocagem dos p√°tios, gerando informa√ß√Ķes de maior valor agregado.

Outro aspecto importante é o cálculo e envio em tempo real das coordenadas para o posicionamento e operação automática da recuperadora. As coordenadas geradas pelo sistema permitem uma operação padronizada e precisa, evitando perdas de produção e variabilidade operacional.

Otimiza√ß√£o ‚Äst A capta√ß√£o de informa√ß√Ķes pelo sistema antigo era feita manualmente pelos analistas operacionais. Os relat√≥rios eram elaborados pelos operadores das m√°quinas de empilhamento e de recupera√ß√£o de min√©rio.
Com a implanta√ß√£o da nova tecnologia, as informa√ß√Ķes s√£o transmitidas automaticamente e visualizadas em tempo real, proporcionando maior facilidade e mais agilidade nas opera√ß√Ķes dos p√°tios.


A Associação PROFIBUS não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação PROFIBUS. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação PROFIBUS se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da
Associação PROFIBUS.