Caso não consiga visualizar este e-mail clique aqui

National Instruments: confirmando a inovação com Profibus.
Grupo de cabos já é realidade
Renovação
2011: ano de realizações.
Belden desenvolve cabos Profibus
Chrysler/FIAT adota PROFINET para o padrão CArS

EDDL - Electronic Device Description Language & FDT/DTM – Field Device Tool/ Device Type Management & FDI - Field Device Integration

Procedimento de atualização de hardware para acesso a dados HART em remotas PROFIBUS
Entendendo as reflexões em sinais Profibus
Gerenciamento de Ativos e Autodiagnose
5 Perguntas para fazer ao seu fornecedor de ferramentas SCADA
LMP-100 – Gateway Profibus DP – Modbus RTU DLG AUTOMAÇÃO
HDP-200 – Repetidor Profibus DP DLG AUTOMAÇÃO
TDP-100 – Terminador Ativo Profibus DP DLG AUTOMAÇÃO
XM - 210 DP - Remota Universal Profibus DP DLG AUTOMAÇÃO
Liquiline CM44 ENDRESS+HAUSER
Instrumentos em Profibus PA Profile 3.02 ENDRESS+HAUSER
Infraestrutura para equipamentos Fieldbus Pepperl+Fuchs
SIMATIC ET200sp: Novos I/Os compactos distribuídos para construção eficiente de máquinas e instalações
Novo distribuidor de campo ativo para instalações intrinsecamente seguras da Siemens

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 25 - Julho 2011

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

 

DIRETORIA EXECUTIVA 2009/2012

Marco Padovan (Sense)
Diretor Presidente

Leandro Torres (SMAR)
Diretor Vice Presidente Tesoureiro

Robert Gries Drumond (Siemens)
Diretor Vice Presidente Secretário

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Marketing

Silas Anchieta
Diretor Executivo

 

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9 - CEP 05422-970
São Paulo, SP. Telefone/Fax: (11) 2849-3202
e-mail: profibus@profibus.org.br
site: www.profibus.org.br.

 

Siga-nos!

    

 

EDITORIAL

Estamos conectando o mundo
 
2011 foi um ano muito emocionante para nós, com o PROFIBUS e a PROFINET continuando a escalar novas alturas por meio da sua popularidade crescente. Quase cinco milhões de dispositivos PROFIBUS foram vendidos em 2011 e esperamos que 2012 seja outro ano flutuante. As vendas de PROFINET parecem propensas à mesma tendência (os números de 2011 estão sendo coletados agora e serão confirmados durante a Feira de Hannover em abril).

Durante o ano, uma das nossas tarefas de bastidores na Profibus International (PI) foi a de desenvolver uma nova estratégia corporativa. As discussões têm ocorrido em muitas reuniões e conferências, e as opiniões das Associações Regionais (agora são 27 em todo o mundo) foram cuidadosamente escutadas.

Todos concordam que a força e o alcance da comunidade PI é um dos melhores aspectos da nossa organização e nós utilizaremos mais essas mensagens no desenrolar de 2012. O conceito de "PROFInetworkers“ está sendo investigado e uma nova e poderosa identidade visual foi desenvolvida, com base em uma metáfora “Cradle Cats“ (imagem inferior) ilustrando a matriz dos interesses envolvidos com PROFIBUS e PROFINET. A PI não só representa a tecnologia e os usuários, mas também os membros, as oportunidades de networking, além do entusiasmo, ideias, sinergias e conhecimentos que possam surgir além de tudo isso.

Espero que você possa fazer parte da nossa organização e das nossas tecnologias!

Jörg Freitag, Chairman da PROFIBUS & PROFINET International.

 

ASSOCIADO

National Instruments: confirmando a inovação com Profibus.

“A National Instruments entende que seus produtos podem ajudar os profissionais de automação industrial no desenvolvimento de aplicações inovadoras e complexas. Entendemos que o padrão PROFIBUS, com milhões de dispositivos já instalados é um campo onde a filosofia de inovação da National Instruments se enquadra perfeitamente, sendo uma alternativa interessante para integração de dispositivos de medição de alto desempenho, além de controle de movimento e aquisição e processamento de imagens. Entramos na Associação PROFIBUS porque acreditamos que os projetos de automação estão cada vez mais complexos e, com certeza, nossas ferramentas podem ajudar nesta demanda crescente por inovação”. Assim define Carlos Devesa, Gerente Geral da National Instruments (NI) no Brasil a presença importante da empresa no quadro associativo da entidade, da qual participa desde 2008.

[ + ] Leia mais

 

NOTÍCIAS DA ASSOCIAÇÃO

Grupo de cabos já é realidade
Uma das grandes conquistas da Associação Profibus nos últimos anos foi a constituição do Grupo de Cabos, que já começa a colocar em prática muitos de seus projetos. A iniciativa foi tão acertada, que seu pioneirismo despertou o interesse da Profibus International, com a qual a Associação compartilhará suas experiências em breve.

[ + ] Leia mais

 

Renovação
Uma boa notícia para o início de 2012. A Associação Profibus acaba de receber a recertificação do Centro de Competência Profibus e do Centro de Treinamento Profibus.

[ + ] Leia mais

 

2011: ano de realizações.
Assim como para a Profibus International, 2011 para a Associação Profibus Brasil foi marcante. Muitas realizações com resultados acima das expectativas delinearam a continuidade de um programa de atividades profissional e eficiente para 2012. Veja a seguir o que aconteceu de mais importante do ano passado.

[ + ] Leia mais

 

 

NOTÍCIAS

Belden desenvolve cabos Profibus
Mais do que nunca, a produtividade depende da comunicação confiável de dados e de sistemas de automação combinada às soluções de cabeamento de alto desempenho. A Belden, empresa com mais de cem anos de experiência em automação industrial, oferece soluções de cabeamento e conectividade para qualquer aplicação, interligando equipamentos e dispositivos aos seus controladores, compatíveis com os mais diversos tipos de protocolos de comunicação industrial, entre eles o Profibus.

[ + ] Leia mais


Cabo Profibus

 



Sistema de IO distribuído LioN-Link da Lumberg Automation

 




Repetidor Profibus

 

 

Chrysler/FIAT adota PROFINET para o padrão CArS

Automation.com, Outubro de 2011
Por Bill Lydon, Editor

O padrão CArS (Control Architecture Standard) é um moderno sistema definido pelo Conselho de Engenharia de Manufatura da joint venture formada por Chrysler e FIAT que melhora o fluxo de processo para projeto e implementação de linhas de produção. A arquitetura CArS aprimora o planejamento e a implementação de projetos através da utilização de simulação de processo para depurar seu design antecipadamente e para aplicações de comissionamento virtual antes mesmo que qualquer hardware seja implantado. A fim de se ter uma arquitetura coesa, o CArS foi padronizado na rede industrial PROFINET e tem um acordo estreito de parceria com a Siemens. O programa CArS requer a utilização de produtos e integradores de sistemas certificados PROFINET. Os documentos do padrão CArS especificam o uso de softwares chaves da Siemens incluindo o Teamcenter Manufacturing Process Management, Tecnomatix, SIMATIC IT Production Suite (MES) e SIMATIC Step 7.


Para acesso ao artigo completo (em inglês), acesse: http://goo.gl/JQZwt

 

 

ARTIGO

EDDL - Electronic Device Description Language & FDT/DTM – Field Device Tool/ Device Type Management & FDI - Field Device Integration

César Cassiolato, SMAR Equipamentos Industriais Ltda.

Quando falamos em protocolos digitais abertos, um dos tópicos mais importantes para o sucesso do interfaceamento entre os equipamentos de campo e os sistemas são os arquivos que irão traduzir as características dos dispositivos e facilitar a visualização, configuração, operação e manutenção para os usuários.

[ + ] Leia mais

 

Procedimento de atualização de hardware para acesso a dados HART em remotas PROFIBUS

Leandro Schaan Profes e Rafael Lima, Altus Sistemas de Informática.

A utilização de instrumentos inteligentes na automação de processos é um fator que agrega valor a planta permitindo aumentar a disponibilidade da mesma e possibilitando a utilização mais eficaz de recursos, aumentando por consequência o retorno das companhias com a diminuição do desperdício. Mas afinal o que é um instrumento inteligente?

[ + ] Leia mais

 

Entendendo as reflexões em sinais Profibus

César Cassiolato, SMAR Equipamentos Industriais Ltda.

Apesar de muito simples, a tecnologia do meio físico mais utilizada no Profibus-DP, a RS485, ainda vemos alguns detalhes em campo que poderiam ser evitados e que poderiam diminuir o tempo de comissionamento e startup e evitar as condições de intermitências e paradas indesejadas durante a operação. Falaremos brevemente sobre reflexões de sinais neste artigo.

[ + ] Leia mais

 

Gerenciamento de Ativos e Autodiagnose

César Cassiolato e Leandro Henrique Batista Torres, SMAR Equipamentos Industriais Ltda.

Nos últimos anos temos acompanhado que os mercados de instrumentação e automação vêm demandando equipamentos de campo (transmissores de pressão e temperatura, conversores, posicionador, atuadores, etc.) com alta performance, confiabilidade, disponibilidade, recursividade, etc., com a intenção de minimizar consumos, reduzir a variabilidade dos processos, proporcionar a redução de custos operacionais e de manutenção, assim como garantir a otimização e melhoria continua dos processos. Isso resulta em fortes aliados, na busca por indústrias mais autossustentáveis.

[ + ] Leia mais

 

 

TUTORIAL

5 Perguntas para fazer ao seu fornecedor de ferramentas SCADA

Tutorial desenvolvido pela National Instruments.

Você tem o martelo correto para aquele prego? Qualquer pessoa que tenha trabalhado alguma vez em um projeto conhece uma expressão semelhante a essa sobre usar a ferramenta correta para o trabalho que se pretende realizar. Com tantas ferramentas pacotes no mercado para desenvolvimento de aplicações envolvendo interfaces homem-máquina (IHM), aquisição de dados e controle de supervisório (SCADA), torna-se vital escolher a ferramenta correta para não somente atender suas especificações atuais como também implementar características adicionais quando o projeto já estiver em uso. Um outro importante e desafiador fator durante qualquer projeto é a pressão para reduzir do tempo de desenvolvimento e o custo associado ao desenvolvimento e implementação do sistema.  Você deve fazer as próximas cinco perguntas ao seu fornecedor SCADA antes de escolher uma ferramenta específica.

[ + ] Leia mais

 

 

PRODUTOS

LMP-100 – Gateway Profibus DP – Modbus RTU DLG AUTOMAÇÃO

O LMP-100 é um gateway utilizado para promover integração entre as redes Profibus DP e Modbus RTU.

[ + ] Leia mais

 

HDP-200 – Repetidor Profibus DP DLG AUTOMAÇÃO

O Repetidor Profibus HDP-200 possibilita a expansão e consequentemente a regeneração do sinal de comunicação RS-485, amplificando os sinais de dados e acoplando segmentos de rede Profibus DP.

[ + ] Leia mais

 

TDP-100 – Terminador Ativo Profibus DP DLG AUTOMAÇÃO

O Terminador Profibus TDP-100 é um terminador ativo que foi criado para possibilitar a manipulação de qualquer nó do barramento de comunicação em plena operação.

[ + ] Leia mais

 

XM - 210 DP - Remota Universal Profibus DP DLG AUTOMAÇÃO

A Remota Universal Profibus XM-210 DP foi criada para promover versatilidade e robustez nas plantas industriais.

[ + ] Leia mais

 

Liquiline CM44 ENDRESS+HAUSER

Endress+Hauser (www.br.endress.com) lança no mercado o novo Liquiline CM44 – controlador multicanal – agora com até oito entradas de sensores e comunicação digital, podendo ser integrado a um sistema de controle sem necessidade de programação adicional, simplificando os pontos de medição, do comissionamento à operação, até a manutenção.

[ + ] Leia mais

 

Instrumentos em Profibus PA Profile 3.02 ENDRESS+HAUSER

Com a tecnologia Profibus PA Profile 3.02 é possível substituir dispositivos de campo sem a parada da planta para atualização de GSD’s.

[ + ] Leia mais

 

Infraestrutura para equipamentos Fieldbus Pepperl+Fuchs

A linha FieldConnex® da Pepperl+Fuchs tem produtos direcionados para fazer instalação de fieldbus confiável e eficiente.

[ + ] Leia mais

 

SIMATIC ET200sp: Novos I/Os compactos distribuídos para construção eficiente de máquinas e instalações

A Siemens expandiu seu portfólio de remotas com a nova geração SIMATIC ET 200SP. Entre as novidades, um novo sistema de encaixe de cabos rápido e muito robusto juntamente com um novo design compacto permite grande redução no custo e no espaço de montagem em painel. Os fabricantes de máquina contam também com o benefício de alta capacidade de diagnostico entre outras funcionalidades como substituição dos módulos sem necessidade de retirar os cabos. Além de tudo isso, o SIMATIC ET 200SP suporta os protocolos mais avançados de comunicação industrial, como o PROFINET, um sistema alto desempenho e performance, e também já é integrado a mais nova ferramenta de engenharia TIA Portal e SIMATIC Step 7.

[ + ] Leia mais

 

Novo distribuidor de campo ativo para instalações intrinsecamente seguras da Siemens

O novo SIMATIC AFDiS agora também está disponível para aplicações que exigem alta disponibilidade em instalações intrinsecamente seguras que utilizam redes de campo Profibus PA ou Foundation Fieldbus.

O AFDiS limita a energia dos ramos de rede (spurs) nas áreas potencialmente explosivas, e os isola eletricamente da linha principal (trunk line). Portanto, instrumentos de campo intrinsecamente seguros podem ser alimentados a partir de um coupler de alta potência através do AFDiS. Isso significa que quantidades maiores de instrumentos podem ser utilizados, se comparado à solução com um coupler Ex intrinsecamente seguro e de baixa potência. O AFDiS pode ser instalado em zonas 1 e 2 (ou Zonas 21 e 22). Todos os ramos são do tipo EEx ia e podem ser estendidos em Zona 0. Assim, a proteção contra explosão de acordo com o modelo FISCO pode ser implicitamente comprovada, sem cálculos complexos.

[ + ] Leia mais


A Associação PROFIBUS não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação PROFIBUS. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação PROFIBUS se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da
Associação PROFIBUS.