+ Uma visão de Profibus, desde a instalação até a configuração básica – Parte 5
  + Diretrizes para projeto e instalação de redes PROFIBUS DP
  + A importância da utilização de cabos blindados entre VFDs e motores
  + Detalhes de cabeamento no Profibus-PA
  + SMAR: 100% brasileira, competência garantida em Profibus
  + Vendas e tecnologia: mais um treinamento da Associação Profibus Brasil América Latina
  + Novas Associadas
  + Testes Profibus da Digimed na USP de São Carlos
  + 10 anos de Profichip
  + Controlador Profibus DP e PA SMAR
  + Conectores Profibus Coester
  + Transmissor de temperatura configurável pelo padrão FDT Wika
  + Barreiras fotoelétricas de segurança muito estreitas com grande capacidade de alcance IFM

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EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº21
Julho 2009

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

DIRETORIA EXECUTIVA

César Cassiolato (SMAR)
Diretor Presidente

Jomar Misseno (Siemens)
Diretor Vice-presidente

Marco Padovan (Sense)
Diretor Vice-presidente

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Comunicação e Informática

Erik Maran (WESTCON)
Diretor de Instação de Redes

Leandro Torres (SMAR)
Diretor Profibus PA

Gerson Murari (ALTUS)
Diretor Profibus DP

Paulo Lattaro (ATMA)
Diretor de Marketing

Fernando CapelarI (SCHNEIDER)
Diretor de Controladores

Cavour Marinelli Neto (IFM)
Diretor ASinterface

Daniel Coppini (SIEMENS)
Diretor Profinet

Silas Anchieta
Diretor Executivo

CONSELHO FISCAL

Eduardo Mello
(Phoenix Contact)

Paulo Bachir
(Wika)

Luciano de Oliveira (Schneider/Atos)

Sílvia Bruin Pereira
Jornalista Responsável
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br
 

ASSOCIADO


SMAR: 100% brasileira, competência garantida em Profibus

A SMAR Equipamentos Industriais foi uma das empresas idealizadoras da Associação Profibus Brasil e está na entidade desde o seu início. A empresa foi fundada em 1º de abril de 1974, com o objetivo de prestar serviços de campo para turbinas à vapor da indústria açucareira brasileira, e hoje está presente mundialmente nos mais diversos segmentos fornecendo produtos, tecnologia e soluções desenvolvidas no Brasil.

Neste ano, a SMAR completou 35 anos e tem motivos para se orgulhar. Segundo César Cassiolato, Diretor de Marketing, Qualidade, Assistência Técnica e Instalações Industriais, a empresa possui mais de mil funcionários, várias subsidiárias em nível mundial: duas nos Estados Unidos, sendo uma em Houston e uma em Long Island, NY, onde os ASICs de comunicação HART e Fieldbus/Profibus são desenvolvidos por brasileiros e fornecidos às principais empresas em nível mundial. Além dessas, tem subsidiárias instaladas em Singapura, China, Alemanha, México, França, Argentina, Holanda, Reino Unido, entre outras, além de representantes espalhados estrategicamente em mais de 90 países.

”Tendo sempre a constante preocupação de levar o conhecimento em tecnologia fieldbus para a comunidade nacional, a SMAR, mesmo antes de participar da criação da Associação Profibus, juntamente com outras empresas, já vinha se reunindo com o intuito de organizar a divulgação e promover a tecnologia Profibus no Brasil”, explica Cassiolato. “Por outro lado, a oficialização da Associação mostra o quão organizada é a tecnologia e quais alicerces (padrão aberto, interoperabilidade, suporte, tecnologia em constante desenvolvimento, voltada ao futuro, etc.) os usuários terão ao escolher o Profibus como tecnologia. Pelo perfil de desafio da SMAR, tínhamos que estar participando desse grupo, onde hoje contribuímos fortemente e também somos beneficiários como fabricantes”, destaca.

Segundo ele, a empresa tem no mercado a Série 303 de equipamentos de campo com o protocolo PROFIBUS-PA, segundo o Profile V3.0 e o conceito de blocos funcionais e que inclui: transmissores de pressão, transmissor de temperatura, transmissor de posição, transmissor de densidade/concentração, posicionador de válvula, conversor PROFIBUS-PA para 3-15 psi, conversor PROFIBUS-PA para 4-20mA, conversor 4-20mA para PROFIBUS-PA, fontes de alimentação, barreiras de segurança intrínseca, repetidores, terminadores, caixa de junção, ASICs Fieldbus, etc. Além disso, possui o SYSTEM302 com controladores mestre Profibus-DPV1, que é um sistema de automação aberto, baseado em redes e que proporciona vários benefícios aos seus usuários, que podem ser conferidos no endereço: http://www.smar.com/PDFs/Catalogues/SYSTEM32CP.pdf. Cassiolato afirma que o sistema possui poderosas ferramentas de gerenciamento de ativos e MES (Manufacturing Execution System), que contribuem para a automação que extrapola o chão-de-fábrica e vai até o mundo dos negócios.

Um dos últimos lançamentos da SMAR foi o DF97 e DF95, Mestres DP-V1 com canais PA. A empresa possui dois modelos de mestres DP-V1 com a opção de canais PA. “Estes mestres proporcionam a melhor relação custo/benefício do mercado”, destacou. Cassiolato, acrescentando as características dos lançamentos: DF95: 1 Controlador DP-V1; 1 canal Profibus DP; 2 canais Profibus PA; e possibilidade do Baud Rate até 12Mbps na rede Profibus DP. DF97: 1 Controlador DP-V1; 1 canal Profibus DP; 4 canais Profibus PA; e Possibilidade do Baud Rate até 12Mbps na rede Profibus DP.


Mestre SMAR DP-V1 com 4 canais Profibus PA.

Cassiolato acrescentou que a SMAR possui um dos maiores parques instalados em Profibus do mundo e que pode ser confirmado no link http://www.smar.com/newsletter/profibus/index4.html.

Os maiores sistemas do segmento de biocombustíveis como as plantas da Usina Tropical Bioenergia, a Companhia Santelisa Vale e a CNAA (Companhia Nacional de Açúcar e Álcool) são projetos de grande porte com o SYSTEM302 em Profibus e milhares de equipamentos Profibus-PA SMAR (veja em http://www.profibus.org.br/news/marco2009/news.php?dentro=17  e http://www.profibus.com/index.php?id=115&no_cache=1&tx_pxddamdownload_pi1[file]=4146&tx_pxddamdownload_pi1[mode]=download ).

A visão do Diretor defende que a tecnologia Fieldbus, onde figura o Profibus, é rica no fornecimento de informação, não somente pertinente ao processo, mas em especial dos equipamentos. “Dessa forma, condições de autodiagnoses podem poupar custos operacionais e de manutenção, principalmente em áreas classificadas (perigosas) ou mesmo em áreas de difícil acesso. Da própria sala de controle pode-se ter uma visão geral do sistema e ainda com ferramentas baseadas em Internet, a qualquer hora e de qualquer lugar. Através de um gerenciamento dessas informações vindas do campo, pode-se selecionar convenientemente os dados para se atingir os objetivos de produção, direcionando as informações às pessoas e/ou departamentos corretos e agindo de maneira a melhorar os processos”, explica. Ele acrescenta que todas essas evoluções tecnológicas fazem com que equipamentos de campo, controladores, etc., possam assumir funções antes inimagináveis, como o controle de contínuo e discretas, tempos de varreduras menores, arquiteturas redundantes, gerenciamento e tráfego de informação, disponibilidade de informações para IHMs, Internet, geração de relatórios, gerenciamento de ativos, altos níveis de segurança, etc. E afirma: “a tecnologia Profibus é estável, porém seu desenvolvimento é dinâmico, sempre voltada ao futuro e compromissada com o usuário. Muitas características serão ainda exploradas com sucesso, como o ProfiSafe, DPV-2, o Profinet, o Wireless e ainda o IO-Link com Profibus”.

Cassiolato reitera que a Organização de Usuários PROFIBUS está sempre trabalhando em vários desenvolvimentos técnicos. “O objetivo principal é oferecer o PROFIBUS com novas funcionalidades, além de abrir espaço em outros campos de aplicação, a fim de tornar o PROFIBUS um padrão de rede de campo para praticamente todas as aplicações industriais. Por exemplo, o Wireless”, enfatiza.

Ele explica que, embora os fieldbuses como PROFIBUS e as redes Ethernet industriais, tais como o PROFINET, reduzem a fiação, há ainda uma busca pela eliminação por completo de cabos e fiação. “Existem várias aplicações onde o dificuldade de acesso ao campo, a segurança de profissionais e mesmo a confiabilidade das informações, exigem a tecnologia wireless.E neste sentido o Profibus International (PI), através de Grupos de Trabalhos, está desenvolvendo este padrão incorporado a rede digital Profibus em conjunto com outras organizações. A idéia é ter o padrão disponível para automação de manufatura e automação de processos. Além desta iniciativa, o PI já especifica o padrão WLAN (IEEE802.11.1,b e g) porque já é amplamente utilizado com PROFInet. O PI vem trabalhando para suportar o WirelessHART (IEEE 802.15.4) em uma força tarefa com a HART Foundation e Fieldbus Foundation. Em uma atitude similar com a IO-LINK vem definindo a IEEE802.15 (Bluetooth) como wireless link para conexões com equipamentos IO-LINK”, destaca.

Sobre o exemplo do IO-Link, o Diretor da SMAR diz que, sempre com a intenção de manter parcerias com outras organizações em favor do desenvolvimento de padrões abertos, o PI mais uma vez inova. “Agora é a vez da IO-LINK que é uma solução de interface para sensores e atuadores para uso com PROFIBUS e PROFInet. É uma solução de interface ponto a ponto com conexão de baixo custo no nível de automação. São dispositivos on/off mas que proporcionam alta performance e que dão flexibilidade às operações. O PI atualmente comporta a Organização IO-LINK provendo-a com serviços de administração, especificações, testes, padronizações, etc.

Com a IO-LINK, o PI vem definindo a IEEE802.15 (Bluetooth) como wireless link para conexões com equipamentos IO-LINK em aplicações em automação de manufatura”, pontua.

Outro ponto que merece atenção, na ótica de Cassiolato, é o profissional certificado. “Embora PROFIBUS seja uma tecnologia consolidada em milhares de aplicações ao redor do mundo, é essencial que em projetos de sistemas de automação utilizando alta tecnologia se tenha profissionais tecnicamente capacitados e reconhecidos para garantir o sucesso do empreendimento. Dessa forma, os projetos serão executados de acordo com os padrões e especificações definidas pela Profibus International, resultando na excelência operacional, em prazos e custos menores e com uma garantia de sucesso facilitada. São adotadas as melhores técnicas e práticas de engenharia, onde testes, comissionamento e start-ups são realizados com muito mais eficiência quando se tem profissionais qualificados e com experiência.Além disso,quando um projeto e instalação é certificado por um profissional certificado pela PROFIBUS, resulta na maximização operacional e, conseqüentemente, na minimização dos investimentos e tempos de parada da planta, proporcionando um aumento de desempenho e confiabilidade da rede”, garante.

Vale destacar que a Associação Profibus Brasil América Latina, por meio do Centro de Competência e Treinamento em Profibus, localizado na Escola de Engenharia de São Carlos-USP certifica profissionais na tecnologia, assim como em instalações Profibus.
Sobre o crescimento da tecnologia Profibus nos últimos anos no Brasil, Cassiolato assina embaixo, especialmente depois de 1999. “Desde essa época, a SMAR vem atingindo todas as suas metas de crescimento em fornecimento Profibus”, ressalta.

A sua visão sobre a tecnologia Profibus em aplicações na indústria brasileira é otimista. “O mercado brasileiro até alguns anos atrás estava um pouco conservador quanto às tecnologias digitais. Hoje no Brasil possuímos grandes aplicações com os mais diversos requisitos exigidos, rodando em Profibus e onde os usuários tiram vantagens da tecnologia com sucesso. Somos um referencial para o mundo em aplicações em Profibus DP e PA. Estou bastante otimista e vejo um crescimento de sistemas fornecidos em Profibus para os próximos anos”, conclui.


Cassiolato: “Pelo perfil de desafio da SMAR, tínhamos que estar participando desse grupo”.


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