+ César Cassiolato é o novo presidente da associação Profibus Brasil América Latina
  + Em Agosto, treinamento de vendas
  + Siemens fornece para grupo na Venezuela
  + Endress+Hauser passa a certificação de 100DTMS
  + Sense Eletrônica comemora 30 anos
  + Anybus communicator conversor serial para Profibus da Coester
  + Repetidor para instalações Profibus DP Procentec

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 13
Julho / Agosto 2006

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

Diretor Presidente
César Cassiolato-(Smar)

Diretor Vice-presidente
Alexandre Prado (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Marco Padovan (Sense)

Diretor Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

NOTÍCIAS DA ASSOCIAÇÃO

CÉSAR CASSIOLATO É O NOVO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PROFIBUS BRASIL AMÉRICA LATINA

César Cassiolato, diretor de marketing da Smar Equipamentos Industriais, de Sertãozinho, SP, foi eleito no último dia 9 de junho como o novo presidente da Associação Profibus Brasil América Latina.

A composição da diretoria da associação para o período 2006/2008, ficou assim composta: Diretoria Executiva : Diretor Presidente – César Cassiolato (Smar); Diretor Vice-presidente – Alexandre Prado (Siemens); e Diretor Vice-presidente – Marco Padovan (Sense). Conselho Fiscal :Eduardo Mello (Phoenix Contact), Paulo Bachir (Wika) e Valério Galeazzi (Coester). Suplente do Conselho Fiscal: Luciano de Oliveira (Atos).

Cassiolato faz parte do Work Group do Profibus International, onde o padrão da tecnologia Profibus é desenvolvido. O diretor da Smar está na Associação desde a época em que foi fundada, em 1999, e nos últimos quatro anos ocupou sua vice-presidência. “Expandir o número de associados entre as universidades, estudantes, integradores de sistemas, fabricantes, entre outros, é uma das minhas metas como presidente da Associação”, diz Cassiolato, cujo mandato vai até 2008. Além disso, o presidente afirma estar empenhado em formar o primeiro Centro de Competência.



Outro desafio é o de tornar a Associação Profibus a mais conhecida associação de tecnologia no mercado brasileiro, assim como da América Latina, em termos de protocolos e comunicação de barramento de campo. “A tecnologia Profibus oferece benefícios incontestáveis, como padrão aberto, interoperabilidade, suporte, tecnologia em constante desenvolvimento, voltada ao futuro”, descreve Cassiolato.

A Associação Profibus está organizada ao redor do mundo em mais de 23 países em todo os continentes e os todos os países da América Latina são representados pela Associação Profibus Brasil América Latina.

A tecnologia Profibus no Brasil está crescendo a cada dia, podendo ser considerada um sucesso em várias áreas como, por exemplo, na manufatura e, nos últimos quatro anos, na área de automação e controle de processos em diversos segmentos como plantas químicas, petroquímicas, cervejarias, alimentos, mineração, óleo e gás, tratamento de água, papel e celulose, açúcar e álcool, etc. 

Desde o ano 2000, a Associação Profibus vem organizando vários seminários, workshops, treinamentos para clientes e usuários. Durante estes seminários as empresas associadas apresentam a tecnologia Profibus, as tendências da tecnologia, estudo de casos, etc. Até hoje, mais de 2500 pessoas já participaram destes eventos e mais de 10.000 pessoas receberam exemplares da Descrição Técnica sobre a Tecnologia Profibus (disponível em www.profibus.com.br).


Palestra durante Workshop da Associação Profibus.

Outra atividade relevante da Associação é a presença da mesma em feiras de automação e controle onde a Associação participa com seu próprio estande e onde os associados demonstram o conceito de interoperabilidade e intercambiabilidade entre os vários fabricantes.


Estande da Associação Profibus no ISA Show South America de 2005


A cada dois meses a Associação Profibus publica eletronicamente o Profinews Brasil que traz as novidades em termos da tecnologia Profibus, estudos de casos, produtos, artigos técnicos, etc. Confira os detalhes em http://www.profibus.org.br/news/fevereiro2006/news.php?dentro=entrada.php

Para o segundo semestre de 2006 estão previstos treinamentos a integradores, treinamentos de vendas na tecnologia Profibus, seminários tecnológicos, estudos de casos e visão de clientes.

A Associação é uma entidade privada, cujo principal objetivo é o desenvolvimento do mercado, promovendo o conhecimento e a disseminação de informação sobre a tecnologia Profibus. A Associação Profibus hoje é formada pelos seguintes membros:

  • Fabricantes: Altus, Atos, Coester, Endress+Hauser, IFM Electronic, Incontrol, Metso, Murr Elektronik, Parker, Pepperl+Fuchs, Pextron, Phoenix Contact, Poliron, Schneider, Sense Sensores, Siemens, Smar, Weg e Wika.
  • Organizações Educacionais: Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
  • Integradores de Sistemas: Dimensional Equipamentos Elétricos, Hullen Automação e Informática e WTech Automação.
  • Usuários: Bayer Cropscience.

 


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.