+ César Cassiolato é o novo presidente da associação Profibus Brasil América Latina
  + Em Agosto, treinamento de vendas
  + Siemens fornece para grupo na Venezuela
  + Endress+Hauser passa a certificação de 100DTMS
  + Sense Eletrônica comemora 30 anos
  + Anybus communicator conversor serial para Profibus da Coester
  + Repetidor para instalações Profibus DP Procentec

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 13
Julho / Agosto 2006

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

Diretor Presidente
César Cassiolato-(Smar)

Diretor Vice-presidente
Alexandre Prado (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Marco Padovan (Sense)

Diretor Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

CASE

TECNOLOGIA PROFIBUS EM PLANTAS EFICIENTES

Marcus Vinicius Ribeiro, Gerente da Área de Açúcar & Álcool da Smar Equipamentos Industriais.

Com a velocidade das transformações tecnológicas a que estamos expostos, muitas vezes chegamos a imaginar que ao depararmos com uma planta industrial eficiente, iremos presenciar uma implementação tecnológica de ponta, daquelas só vistas em alguns artigos de revistas especializadas ou em feiras tecnológicas, e quase sempre somos trazidos à realidade de que não é somente a tecnologia que traz a eficiência.

No caso da planta de Destilação de Álcool da Usina Alto Alegre, unidade Floresta, este sentimento se repetiu e o desafio proposto foi a implementação de uma tecnologia de ponta, onde já existia a eficiência, com a substituição de 38 equipamentos com tecnologia 4 a 20 mA / Hart para equipamentos de campo que utilizam a tecnologia Profibus PA como protocolo de comunicação.

Visando à otimização dos tempos e custos de projeto, foram substituídos os modelos da linha 301 (HART) para a linha 303 (Profibus PA) – o transmissor de pressão e nível LD303, o posicionador de válvulas FY303, o transmissor de densidade e concentração DT303 e o conversor de corrente para Profibus PA IF303.

Utilizou-se o novo Controlador Mestre Profibus DP, modelo DF73, que compõe o System 302 da Smar. A instalação utilizou-se de segurança intrínseca associada à instalação “à prova de explosão”. Os equipamentos foram distribuídos em 6 canais Profibus PA, sendo utilizados seis acopladores SK2 da Pepperl+Fuchs, todos com segurança intrínseca.

A atualização também atingiu a área de supervisão e utilizou-se do Process View, sistema supervisório que também pertence ao System 302. Com isso, criou-se um único ambiente de trabalho que abrange da configuração dos devices ao supervisório, incluindo, logicamente, as malhas de controle. Os equipamentos de campo foram configurados e comissionados com o Profibus View, ferramenta de parametrização/manutenção, também parte integrante do System302.

Painel com o novo Controlador Profibus HSE DF73, da Smar, e acopladores.

Após a posta em marcha, os usuários verificaram os mesmos índices de eficiência, mas com algumas características novas, como o fato de a visão da manutenção não mais se limitar apenas às malhas de controle, e novas informações sobre os equipamentos de campo poderem agora ser analisadas. Com isso, tempos menores de substituição de equipamentos e paradas programadas reduzidas foram adicionadas ao sistema. A simplicidade da instalação e dos painéis contribuiu para manter a eficiência da planta, agregando tranqüilidade à manutenção e reduzindo o espaço físico utilizado.

Segundo Wilson de Souza Castro Jr., Gerente de Instrumentação da Usina Alto Alegre, houve também uma melhoria significativa no tempo de atualização das informações de campo, em virtude da supervisão OPC na planta. Ele destaca, além disso, a facilidade de interoperabilidade de sistemas, e uma visão mais abrangente do processo em si. “A Smar não mediu esforços para colocar todo o sistema em operação”, afirma Wilson.

Wilson de Souza, Gerente de Instrumentação: visão holística do processo, economia de tempo e de material.

Esse é mais um caso de sucesso em que se prova que uma planta já eficiente em sua produção pode, com os recursos e os serviços disponibilizados pela Smar, alcançar a excelência todos os dias, ao longo de toda sua produção, por toda sua história.

A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.