+ Festo Automação: ampla linha de produtos Profibus pra todas as aplicações..

  + Profibus-PA: especificações para o modelo de blocos.
  + Profibus: por dentro dos Indentifier Formats.
  + Profibus: Tempo de Barramento.
Notícias
  + Associação dá boas-vindas a dois novos membros
  + Memosens é destaque da Endress+Hauser
  + Smar é solução em rede Profibus para Açucareira Corona
Eventos
  + Associação Profibus participa da Automatica 2005

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 08
Junho / Julho 2005

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

Diretor Presidente
Paulo Roberto Figueiredo de Camargo (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Bruno C. Tassinari (Festo)

Diretor Vice-presidente – César Cassiolato (Smar)

Diretor Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

NOTÍCIAS

Smar é solução em rede Profibus para Açucareira Corona

Colaboração de Leandro H. B. Torres e Júlio César de Souza, da Engenharia de Aplicações Nacional da Smar.

A Açucareira Corona S/A, durante o primeiro semestre de 2005, implantou na Usina Bonfim, um sistema completo de automação em tecnologia Profibus que garante a obtenção de diagnóstico preciso de toda a planta, aliado a alta qualidade de informação. É quase uma centena de instrumentos de campo da Smar com tecnologia Profibus PA garantindo eficiência e alto rendimento no processo de produção álcool, em sua destilaria com capacidade de produção de 1 milhão de litros diários.
Este é mais um grande projeto em tecnologia Profibus no Brasil e um dos pioneiros na área de açúcar e álcool no mundo. A Smar, líder no segmento, forneceu além dos equipamentos da rede Profibus PA, toda a integração do sistema.
O total de investimento na planta com equipamentos e serviços foi de aproximadamente R$ 320.000,00, onde os principais fatores que levaram à escolha do Profibus foram: o índice de aceitação no mercado e confiabilidade do protocolo, facilidade de instalação, simplicidade de configuração e fácil manutenção. Estes fatores foram levantados pelo setor de Automação da Corona antes da definição do projeto.
A definição da arquitetura e concepção do projeto, foi um trabalho conjunto da área técnica da Corona (Eng. José Ernesto Braz) e da Smar (Eng. Julio Cesar de Souza / Eng. Marcio Barrico), com o apoio do Eng. Leandro Torres. Toda integração do sistema foi realizada pela equipe da Engenharia de Aplicações da Smar, deste a elaboração do projeto elétrico, configuração dos instrumentos da rede Profibus PA, rede Profibus DP, PLC, Remotas e Sistema Supervisório.
O sucesso da partida da planta (start-up) foi garantido pela bem preparada equipe de campo da Smar liderada pelo Atendente (Eduardo Galeano – Assistência Técnica), devido à ampla experiência em sistemas, instalações e conhecimento no setor sucroalcooleiro.
Todos os instrumentos de medição e posicionadores são Smar, e estão distribuídos por 05 canais conectados à rede PA. Os equipamentos fornecidos foram: LD303 (Transmissor de Pressão, Nível e Vazão), TT3043 (Transmissor de Temperatura), IF303 (Conversor 4-20mA para Profibus PA), FI303 (Conversor Profibus PA para 4-20mA), e o FY303 (Posicionador para Válvula de Controle).
A configuração desses instrumentos foi feita utilizando o Software Simatic PDM
da Siemens, instalado na Estação de Manutenção.
No projeto, a rede Profibus DP tem um lance de aproximadamente 50 metros. Já as redes Profibus PA têm, em média, 200 metros. A rede Profibus PA é formada por 05 canais distribuídos pelos 06 Aparelhos de Destilação, Preparo do Fermento e Dornas de Fermentação. O conjunto SK2 da Pepperl+Fuchs composto por 01 gateway + 05 acopladores Power Link, promovem a convergência das redes PA para a rede DP. A estrutura de controle foi montada na plataforma da GE através do PLC PACSystems RX3i.

Arquitetura geral do Sistema

Segundo a Corona, a economia maior foi no tempo de implantação, espaço físico, treinamento e start-up. Destacam-se os seguintes benefícios até o momento: Velocidade de atualização do Sistema Supervisório IFIX, facilidade de configuração, integração e programação dos instrumentos da rede Profibus PA; simplicidade na aquisição de dados, na instalação e expansão da rede Profibus, além da agilidade na resolução dos problemas através das ferramentas de configuração e diagnóstico.
“A escolha da tecnologia Profibus, aliada a parceria feita com a Smar na implantação deste sistema, foi fundamental para o sucesso desta aplicação. Conseguiu-se em 13 dias testar toda a planta e colocá-la em operação, sem qualquer tipo de transtorno. A estabilidade da rede Profibus, assim como a atualização das grandezas do processo monitoradas e controladas é fantástico. Destaco neste projeto o envolvimento da Smar com sua Engenharia de Aplicações (Eng. Julio Souza) desde as primeiras definições até o start-up da instalação, pois este envolvimento foi o diferencial que garantiu o grande êxito deste projeto” – José Ernesto Braz – Supervisor Elétrica e Instrumentação – Açucareira Corona.


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.