+ Festo Automação: ampla linha de produtos Profibus pra todas as aplicações..

  + Profibus-PA: especificações para o modelo de blocos.
  + Profibus: por dentro dos Indentifier Formats.
  + Profibus: Tempo de Barramento.
Notícias
  + Associação dá boas-vindas a dois novos membros
  + Memosens é destaque da Endress+Hauser
  + Smar é solução em rede Profibus para Açucareira Corona
Eventos
  + Associação Profibus participa da Automatica 2005

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 08
Junho / Julho 2005

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

Diretor Presidente
Paulo Roberto Figueiredo de Camargo (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Bruno C. Tassinari (Festo)

Diretor Vice-presidente – César Cassiolato (Smar)

Diretor Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

ASSOCIADO

Festo Automação: ampla linha de produtos Profibus pra todas as aplicações.

No Brasil há 37 anos, a Festo Automação ingressou na Associação Profibus em razão da sua ampla e diversificada linha de produtos com a tecnologia Profibus integrada – que vão desde terminais de válvulas, CLPs e I/Os remotos até sistemas de servoposicionamento para manipulação.

Além disso, outros fatores são fundamentais como, por exemplo, a parceria em soluções de automação com empresas que também possuem tal tecnologia, o relacionamento estreito da sua matriz na Alemanha com a Associação Profibus Internacional e empresas associadas e, especialmente, o auxílio na divulgação ao mercado da tecnologia.

A Festo é uma das líderes na produção e comercialização de equipamentos para automação industrial. É a maior fábrica do grupo fora da Alemanha, tendo iniciado suas atividades em 1968, quando a empresa passou a comercializar cilindros e válvulas pneumáticas. Hoje a sua linha de produtos é composta principalmente por: cilindros/atuadores/guias; válvulas; unidades para tratamento de ar; terminais de válvulas; sensores, pressostatos e controladores programáveis; conexões e engates; tubos e mangueiras; sistemas de manipulação; servoposicionamento; produtos para indústria de processos; e elementos especiais. São mais de sete mil itens comercializados no Brasil, utilizados em indústrias automotivas, eletroeletrônicas, de alimentos, de bebidas, de plásticos, de embalagens, e de máquinas, entre outras.

Bruno Cesar Tassinari, Gestor de Produtos da Linha Eletrônica salienta que, dentre os serviços oferecidos pela Festo, destacam-se: o desenvolvimento de produtos especiais; os sistemas de comando e automação industrial; a consultoria em ar comprimido; os contratos de manutenção; o retrofiting (atualização tecnológica de máquinas e produtos pneumáticos); a instalação de sistemas pneumáticos e eletropneumáticos; os cursos de capacitação profissional; além das unidades móveis de exposição.

A grande e variada linha da Festo com a tecnologia Profibus integrada é composta por produtos, tais como: Terminais de válvulas CPV, CPX e MPA que são utilizados como escravos inteligentes (programáveis) ou não de rede para automação elétrica e/ou pneumática descentralizada; Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) atuando como mestre ou escravo de rede já com recursos otimizados (parametrização) para aplicações de produtos Festo, entre outros, em Profibus, agilizando, assim, o tempo de implementação da solução e garantindo o resultado de integração dos produtos (única fonte de solução); Sistemas de servoposicionamento elétrico e pneumático, que vão desde o servomotor, motor de passo e válvula proporcional até os atuadores como fusos de esfera tipo DGE-SP, correia dentada tipo DGE-ZR, cilindro pneumático com guia integrada ou não.

“O próximo lançamento com tecnologia Profibus integrada será a garra pneumática HGPPI, cujos mordentes são servoposicionados proporcionando suavidade de movimento para objetos frágeis mas com grande força de pega quando necessário”, adianta Tassinari.

Ela afirma que os segmentos industriais nos quais a empresa registra aplicações de sucesso onde a tecnologia Profibus é o diferencial são os de alimentos e embalagem e, ainda, o automotivo. “É aqui onde nosso maior potencial é aplicado com o diferencial do Profibus embarcado. O motivo do emprego dessa tecnologia está principalmente nas grandes dimensões das máquinas (facilita a instalação), assim como todos os recursos de diagnósticos oferecidos pelo Profibus. Apenas para informação, o benefício dado por esse diagnóstico está na rapidez de manutenção, segurança para a máquina e operador, entre outros”, justifica.

O Gestor de Produtos da Linha Eletrônica da Festo confirma que a tecnologia de rede Profibus é dominante na Europa, principalmente na Alemanha. “Isto se dá pelo fato de que o próprio mercado (cliente) europeu exige cada vez mais rendimento de suas máquinas a um custo mínimo, assim como as regras para segurança do operador e da própria máquina estão cada vez mais exigentes. Isto acontece por causa da competitividade que existe no mundo globalizado de hoje no que se refere à qualidade, segurança e produtividade. A tecnologia Profibus oferece essas condições pela concepção da sua arquitetura. Como o Brasil é o maior parque industrial alemão fora da Alemanha, é muito fácil encontrar usuários brasileiros usufruindo essa tecnologia com o mesmo conceito de necessidade do mercado europeu”, avalia.

Sua visão de futuro para a aplicação da tecnologia Profibus no mercado é otimista. “Como no Brasil a mão-de-obra operária é bem mais barata do que a européia, ainda utilizamos mais tecnologias convencionais do que redes de comunicação industrial como o Profibus. Com o mercado propício para exportação e a concorrência dos produtos importados com alta qualidade, as indústrias brasileiras estão procurando cada vez mais tecnologias de ponta para empregar em suas máquinas para atingir a competitividade necessária para ‘brigar de igual para igual lá fora' e também aqui no Brasil”, acrescentando que prevê que, em poucos anos, teremos um parque fabril semelhante ao dos europeus no que diz respeito à tecnologia das máquina.

Ao mesmo tempo, Tassinari aposta no preparo profissional dos especialistas da área. “Um outro fator importante para essa mudança está no fato de que as novas gerações de profissionais que entram nesse mercado, estão bem mais preparadas para interagir com tecnologias de ponta, como é o caso do Profibus”, conclui.


 

Alguns produtos da ampla e diversificada linha de produtos com Profibus da Festo Automação.

 


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.