+ Uma visão de Profibus, desde a instalação até a configuração básica – Parte 6
  + Gestão de Ativos em Profibus – uma visão prática para a manutenção.
  + Introdução ao PST - Partial Stroke Test (Teste de Curso Parcial)
  + Case Profibus: Usina Cocal II, Narandiba, SP.
  + O meio Físico RS485 e detalhes de instalação Profibus-DP
  + WTECH: dia-a-dia com Profibus.
  + Profibus International: 20 anos de Profibus & Associação Profibus Brasil América Latina: 10 anos no Brasil
  + CPP brasileiro participa de encontro na Polônia
  + Seminários On Site
  + Novos Associados
  + Encontro de Usuários
  + Seminário Profinet
  + Curtas
  + Digimed é premiada na Fenasan
  + Universal Remote Profibus DP XM-210 DP DLG AUTOMAÇÃO
  + Controlador ASIC para Profibus DP Slave PROFICHIP

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº21
Julho 2009

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

DIRETORIA EXECUTIVA

César Cassiolato (SMAR)
Diretor Presidente

Jomar Misseno (Siemens)
Diretor Vice-presidente

Marco Padovan (Sense)
Diretor Vice-presidente

Silas Anchieta
Diretor Executivo

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Comunicação e Informática

Erik Maran (WESTCON)
Diretor de Instação de Redes

Leandro Torres (SMAR)
Diretor Profibus PA

Gerson Murari (ALTUS)
Diretor Profibus DP

Paulo Lattaro (ATMA)
Diretor de Marketing

Fernando CapelarI (SCHNEIDER)
Diretor de Controladores

Cavour Marinelli Neto (IFM)
Diretor ASinterface

Daniel Coppini (SIEMENS)
Diretor Profinet

CONSELHO FISCAL

Eduardo Mello
(Phoenix Contact)

Paulo Bachir
(Wika)

Luciano de Oliveira (Schneider/Atos) (Suplente)

Sílvia Bruin Pereira
Jornalista Responsável
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 2849-3202
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br
 

NOTÍCIAS DA ASSOCIAÇÃO

Profibus International: 20 anos de Profibus & Associação Profibus Brasil América Latina: 10 anos no Brasil
César Cassiolato, Presidente da Associação Brasil América Latina e Diretor Técnico do Centro de Competência e Treinamento em Profibus-FIPAI-USP. Diretor da SMAR Equipamentos Industriais Ltda.

A história do Profibus começa na aventura de um projeto da associação apoiado por autoridades públicas, que iniciou em 1987 na Alemanha. Dentro do contexto desta aventura, 21 companhias e institutos uniram forças e criaram um projeto estratégico em fieldbus. O objetivo era a realização e estabilização de um barramento de campo bit serial, sendo o requisito básico a padronização da interface de dispositivo de campo. Por esta razão, os membros relevantes das companhias do ZVEI (Associação Central da Indústria Elétrica) concordaram em apoiar um conceito técnico mútuo para manufatura e automação de processos.

Um primeiro passo foi a especificação do protocolo de comunicações complexas Profibus FMS (Especificação de Mensagens Fieldbus), que foi preparado para exigência de tarefas de comunicação.

Um passo mais adiante em 1993 foi a conclusão da especificação para uma variante mais simples e com comunicação mais rápida, o Profibus-DP (Periferia Descentralizada). Este protocolo está disponível agora em três versões funcionais, o DP-V0, DP-V1 e DP-V2.

Baseado nestes dois protocolos de comunicação, acoplado com o desenvolvimento de numerosos perfis de aplicações orientadas e um número de dispositivos de crescimento rápido, o Profibus começou seu avanço inicialmente na automação manufatura e desde 1995 na automação de processos com a introdução do Profibus-PA. Hoje, o Profibus é o barramento de campo líder no mercado mundial e que completou 20 anos de oficialização. Aqui no Brasil, desde 1997 algumas empresas já se reuniam com o intuito de se criar uma associação Profibus e em com isto, nasceu em 10 de maio de 1999 a Associação Profibus Brasil, hoje também responsável pela América Latina. O seu principal objetivo é o de disseminar informações sobre o padrão Profibus e possibilitar a integração e cooperação entre as empresas que utilizam o protocolo Profibus. São 10 anos de organização e que fortaleceu a presença da tecnologia Profibus no Brasil e na América Latina.

O Profibus é um padrão de rede de campo aberto e independente de fornecedores, onde a interface entre eles permite uma ampla aplicação em processos, manufatura e automação predial. Esse padrão é garantido segundo as normas EN 50170 e EN 50254. Desde janeiro de 2000, o Profibus foi firmemente estabelecido com a IEC 61158, ao lado de mais sete outros fieldbuses. A IEC 61158 está dividida em sete partes, nomeadas 61158-1 a 61158-6, nas quais estão as especificações segundo o modelo OSI. Nessa versão houve a expansão que incluiu o DPV-2. Mundialmente, os usuários podem se referenciar a um padrão internacional de protocolo aberto, cujo desenvolvimento procurou e procura a redução de custos, flexibilidade, confiabilidade, segurança, orientação ao futuro, atendimento as mais diversas aplicações, interoperabilidade e múltiplos fornecedores.

Hoje, estima-se que existam 30 milhões de nós instalados com tecnologia Profibus e mais de 1000 plantas com tecnologia Profibus-PA. São 24 organizações regionais (RPAs) e 35 Centros de Competência em Profibus (PCCs), localizados estrategicamente em diversos países, de modo a oferecer suporte aos seus usuários, inclusive no Brasil, em parceria com a FIPAI na Escola de Engenharia de São Carlos-USP, existe o único PCC da América Latina.

  • Mais de 1300 associados ao redor do mundo
  • Próximo de 30 milhões de nós instalados com sucesso
  • Mais de 6 milhões de nós Profinet
  • Mais de 880 mil nós Profibus PA.
  • Mais de 630 mil nós ProfiSafe.
  • Mais de 2800 produtos e mais de 2000 fornecedores,  atendendo às mais diversas necessidades de aplicações.
  • Um extensivo catálogo de produtos pode ser obtido no site www.Profibus.com
  • Para referência e suporte na América Latina acesse www.Profibus.org.br
  • Em termos de desenvolvimento, vale a pena lembrar que a tecnologia é estável, porém não é estática. As empresas-membro do Profibus International estão sempre reunidas nos chamados Work Groups atentas às novas demandas de mercado e garantindo novos benefícios com o advento de novas características.

CENTRO DE COMPETÊNCIA E TREINAMENTO Profibus

Instalado no Brasil no final de 2007 no Laboratório de Automação Industrial - Escola de Engenharia de São Carlos -EESC - USP - São Carlos-SP, através de um convênio com a FIPAI - Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial, cujo objetivo é ser o braço tecnológico da Associação Profibus Brasil - América Latina.

Os fabricantes, usuários, integradores terão suporte, serviços especializados no desenvolvimento de produtos, treinamento, certificação de produtos, redes e profissionais. O CCP tem estrutura básica que compreende sistemas de Profibus-DP e Profibus-PA com kits de demonstração de empresas membros da Associação.

Há linhas montadas com mestres classe 1 e 2, dispositivos do tipo coupler DP/PA e link device, dispositivos escravos, conectores, cabos, computadores e ferramentas de análise.

O Centro de Competência em Profibus é representado pelos especialistas César Cassiolato, Presidente da Associação Profibus América Latina e Diretor da SMAR e pelo Prof. Dr. Dennis Brandão da EESC-USP. Durante os dias 5 e 6 de fevereiro de 2009, um dos maiores especialistas em nível mundial da tecnologia Profibus, Andy Verwer, auditou os especialistas brasileiros com a aprovação para que o Centro de Competência da EESC possa oficialmente atuar como Centro de Competência (CPP) e também como Centro de Treinamento Profibus (CTP). Estes são os primeiros Centros da Tecnologia Profibus da América Latina.


Acreditação dos Centros de Competência e Treinamento da USP-São Carlos, uma conquista para o Brasil.

Hoje, são mais de 35 CPPs em todo mundo. Os CPPs são centros técnicos que trabalham juntamente com as chamadas Associações Regionais Profibus, onde o Know-How dos mesmos são garantidos pelo acordo chamado de “Quality Services” e pelos relatórios que devem ser emitidos pelos CPPs ao Profibus International.
Dentre os mais diversos objetivos do CCP e do CTP, podemos destacar:

  • Divulgar a tecnologia Profibus;
  • Formar mão-de-obra especializada e certificada;
  • Manter em operação um sistema Profibus completo compreendendo os equipamentos de todos os associados, com finalidade de demonstrações e testes;
  • Prestar serviços técnicos de validação, certificação e afins;
  • Manter um acervo de documentação atualizada da área;
  • Atuar de forma colaborativa e complementar com a Associação Profibus América Latina (RPA);
  • Desenvolver projetos de pesquisa na área;
  • Prestar serviços de assessoria técnica;
  • Promover a disseminação da tecnologia Profibus para a comunidade latino americana além de apoiar ações de ensino e pesquisa no âmbito acadêmico dentro da EESC-USP;
  • Ser um Showroom da tecnologia, mantendo em demonstração produtos Profibus de diferentes empresas.

NOVOS DESENVOLVIMENTOS TÉCNICOS
A Organização de Usuários Profibus está sempre trabalhando em vários desenvolvimentos técnicos. O objetivo principal é oferecer o Profibus com novas funcionalidades, além de abrir espaço em outros campos de aplicação, a fim de tornar o Profibus um padrão de rede de campo para praticamente todas as aplicações industriais.

WIRELESS
Embora fieldbuses como Profibus e as redes Ethernet industriais, como o Profinet, reduzam a fiação há ainda uma busca pela eliminação por completo de cabos e fiação. Existem várias aplicações onde o dificuldade de acesso ao campo, a segurança de profissionais e mesmo a confiabilidade das informações, exigem a tecnologia wireless. E neste sentido o Profibus International (PI), através de Grupos de Trabalhos, está desenvolvendo este padrão incorporado a rede digital Profibus em conjunto com outras organizações. A idéia é ter o padrão disponível para automação de manufatura e automação de processos. Além desta iniciativa, o PI já especifica o padrão WLAN (IEEE802.11.1,b e g) porque já é amplamente utilizado com Profinet. O PI vem trabalhando para suportar o WirelessHART (IEEE 802.15.4) em uma força tarefa com a HART Foundation e Fieldbus Foundation. Em uma atitude similar com a IO-LINK vem definindo a IEEE802.15 (Bluetooth) como wireless link para conexões com equipamentos IO-LINK.

IO-LINK
Sempre com a intenção de manter parcerias com outras organizações em favor do desenvolvimento de padrões abertos, o PI mais uma vez inova. Agora é a vez da IO-LINK que é uma solução de interface para sensores e atuadores para uso com Profibus e Profinet. É uma solução de interface ponto a ponto com conexão de baixo custo no nível de automação. São dispositivos on/off, mas que proporcionam alta performance e que dão flexibilidade às operações.

O PI atualmente comporta a Organização IO-LINK provendo-a com serviços de administração, especificações, testes, padronizações, etc. Com a IO-LINK, o PI vem definindo a IEEE802.15 (Bluetooth) como wireless link para conexões com equipamentos IO-LINK em aplicações em automação de manufatura.

FDI (Field Device Integration)
A FDI é uma iniciativa de desenvolver uma solução comum abrangendo o FDT e a EDDL, usando uma interface simples. A idéia é ser independente de protocolo, independente de plataforma de software e sistema de automação.Utilizará características avançadas de UA (Unified Architecture) da OPC Foundation.

PERSPECTIVAS
De um total de mais de 2800 produtos e serviços disponíveis, os usuários podem, a qualquer momento, escolher o melhor produto e com a melhor relação custo-benefício para sua automação. O Profibus tem assim comprovado em milhares de aplicações, seja na automação da produção ou na automação de processos com uma sucessiva economia de custos, um aumento na flexibilidade associado à uma maior disponibilidade dos sistemas. Estas são com certeza as principais razões que têm levado mais e mais usuários de todo o mundo a decidir em favor do Profibus.
Através de um contínuo desenvolvimento tecnológico, Profibus está disponibilizando novas funções e tecnologias de interfaces, que anteriormente podiam ser implementadas somente em barramentos especiais. Para os usuários isto traz a vantagem para que eles possam usar o Profibus em praticamente todas as tarefas de comunicação industrial e sempre tirando vantagem do parque instalado.

MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO PROFIBUS BRASIL AMÉRICA LATINA
http://www.profibus.org.br/membros.php

 

ATUAL DIRETORIA EXECUTIVA DA ASSOCIAÇÃO PROFIBUS BRASIL AMÉRICA LATINA

César Cassiolato, Diretor Presidente – SMAR Equipamentos Industriais Ltda.

Marco Aurélio Padovan, Diretor Vice-Presidente Tesoureiro – Sense

Jomar Misseno, Diretor Vice-Presidente Secretário – Siemens

Silas Anchieta, Diretor Secretário Executivo.

DEMAIS DIRETORIAS
http://www.profibus.org.br/associacao.htm


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.