+ Uma visão de Profibus, desde a instalação até a configuração básica – Parte 6
  + Gestão de Ativos em Profibus – uma visão prática para a manutenção.
  + Introdução ao PST - Partial Stroke Test (Teste de Curso Parcial)
  + Case Profibus: Usina Cocal II, Narandiba, SP.
  + O meio Físico RS485 e detalhes de instalação Profibus-DP
  + WTECH: dia-a-dia com Profibus.
  + Profibus International: 20 anos de Profibus & Associação Profibus Brasil América Latina: 10 anos no Brasil
  + CPP brasileiro participa de encontro na Polônia
  + Seminários On Site
  + Novos Associados
  + Encontro de Usuários
  + Seminário Profinet
  + Curtas
  + Digimed é premiada na Fenasan
  + Universal Remote Profibus DP XM-210 DP DLG AUTOMAÇÃO
  + Controlador ASIC para Profibus DP Slave PROFICHIP

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº21
Julho 2009

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

DIRETORIA EXECUTIVA

César Cassiolato (SMAR)
Diretor Presidente

Jomar Misseno (Siemens)
Diretor Vice-presidente

Marco Padovan (Sense)
Diretor Vice-presidente

Silas Anchieta
Diretor Executivo

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Comunicação e Informática

Erik Maran (WESTCON)
Diretor de Instação de Redes

Leandro Torres (SMAR)
Diretor Profibus PA

Gerson Murari (ALTUS)
Diretor Profibus DP

Paulo Lattaro (ATMA)
Diretor de Marketing

Fernando CapelarI (SCHNEIDER)
Diretor de Controladores

Cavour Marinelli Neto (IFM)
Diretor ASinterface

Daniel Coppini (SIEMENS)
Diretor Profinet

CONSELHO FISCAL

Eduardo Mello
(Phoenix Contact)

Paulo Bachir
(Wika)

Luciano de Oliveira (Schneider/Atos) (Suplente)

Sílvia Bruin Pereira
Jornalista Responsável
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 2849-3202
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br
 

ASSOCIADO


WTECH: dia-a-dia com Profibus.

Em função da experiência profissional dos seus idealizadores, a WTECH Automação é uma empresa especializada nos produtos Siemens para automação industrial. Esta experiência é conseqüência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 15 anos, com mais de 200 projetos executados, sendo a grande maioria com equipamentos Siemens. Com isto, o ingresso ao quadro da Associação Profibus foi praticamente natural, pois a utilização de redes Profibus já fazia parte do dia-a-dia dos profissionais e, posteriormente, da empresa. “Além disso, ao participarmos da Associação Profibus, conseguimos nos manter sempre atualizados, seja através das informações enviadas pela associação, seja pela troca de experiência entre os associados. Para a WTECH Automação, a experiência tem sido muito positiva”, reitera Wladimir Lopes Silva, Gerente de Sistemas.


Wladimir: experiência positiva.

Vinculada à Associação Profibus desde 2005, a WTECH foi fundada em abril de 2003 e possui sua sede em Belo Horizonte. É uma empresa especializada na prestação de serviços de consultoria nas áreas de automação industrial e integração de sistemas. Dentro deste perfil de atuação, fornece vários serviços aos seus clientes e parceiros, destacando-se: desenvolvimento de engenharia básica e detalhada para automação industrial; desenvolvimento e implantação de sistemas de automação; treinamentos; e, especialmente, diagnóstico, análise e validação de redes Profibus.


Exemplos de relatórios de testes realizados pela WTECH.

A WTECH Automação realiza regularmente treinamentos em automação industrial, inclusive específicos em Profibus. “Atualmente o curso está sendo remodelado para atender às novas necessidades dos usuários, incluindo novos tópicos sobre diagnóstico e a demonstração prática da utilização de algumas ferramentas para este fim”, comenta Wladimir. Além disso, a empresa tem disponibilizado também, o serviço de diagnóstico, análise e validação de redes Profibus, o chamado “serviço de certificação de rede Profibus”. “Para atender a esta necessidade do mercado, a WTECH tem investido na certificação dos seus profissionais, bem como na aquisição de novas ferramentas para diagnóstico e análise de desempenho das redes Profibus”, destaca o Gerente de Sistemas.


Exemplos de diagnóstico Profibus realizado pela WTECH.

De acordo com Wladimir, a WTECH Automação utiliza regularmente as redes Profibus no desenvolvimento de sistemas de automação. As aplicações desenvolvidas abrangem vários segmentos industriais, destacando-se os segmentos siderúrgico, automobilístico e mineração.

O Gerente de Sistemas destaca que, dentre os sistemas desenvolvidos, existe um conjunto de aplicações que faz muito sucesso, pois sempre supera as expectativas do cliente. Ele explica: ”É a modernização de plantas industriais que utilizam os antigos PLCs Simatic S5 e dispositivos remotos conectados em rede através do barramento industrial SINEC L2 DP da Siemens. Esse processo de modernização exige inicialmente uma análise criteriosa dos equipamentos originais, para verificação da compatibilidade dos mesmos com o padrão Profibus. Após o processo de migração, obtém-se uma planta com um controlador moderno, entretanto, mantendo os dispositivos remotos originais. Os dispositivos não compatíveis com o protocolo Profibus podem ser trocados por um equivalente compatível, ou ainda, serem mantidos na rede Profibus, através de um gateway para conversão dos protocolos. Neste contexto, destacam-se algumas aplicações desenvolvidas pela WTECH Automação: Modernização da Linha de Serras da Laminação Contínua RK da V&M do Brasil; Modernização das Transfertas 0562, 0563 e 0564 da Fiat Powertrain Technology; e Modernização do Forno HG-89 da Laminação de Tiras à Quente da Usiminas (trabalho desenvolvido para a empresa Converteam)”.

  
Duas aplicações de destaque da WTECH: CBMM e V&M Mineração.

Wladimir acredita que o Profibus já é uma tecnologia amadurecida, pois além de ser regulamentada pelas normas EN 50170, EN 50254 e IEC 61158, completou 20 anos em 2009. “Apesar disso, vem evoluindo continuamente, adequando-se às novas demandas do mercado como, por exemplo: a criação constante de novos perfis de aplicação (Profiles), a utilização da Ethernet Industrial (Profinet), bem como a padronização para aplicações Wireless”, completa.

Na sua visão, a utilização da família de redes Profibus também apresenta muitas vantagens, como por exemplo: configuração simples e rápida; alta confiabilidade de transmissão; permite diferentes velocidades de comunicação, variando de 9,6 kbit/s até 12 Mbit/s; cobertura de grandes distâncias e, com a utilização de repetidores e fibra-ótica, mantendo altas velocidades de comunicação; operação em área classificada; diagnóstico rápido e avançado; interoperabilidade entre fabricantes, ou seja, permite a conexão de equipamentos de diferentes fabricantes evitando a dependência de um determinado fornecedor; solução para todos os níveis da planta industrial (Profibus PA, DP e Profinet), permitindo total integração da automação; e extensa gama de produtos e fornecedores. Entretanto, o Gerente de Sistemas da WTECH entende que, de todas estas vantagens, duas se destacam: a cobertura de grandes distâncias através de repetidores e fibra-ótica, e as altas velocidades de transmissão que podem alcançar 12 Mbit/s. “Estas duas características da rede Profibus são muito significativas para projetistas e usuários de barramentos de campo. Por isso, acreditamos que a família de redes Profibus (PA, DP e Profinet) mostra-se apta a atender qualquer tipo de exigência em aplicações industriais, seja na indústria de manufatura ou de processo. Fatores como interoperabilidade, facilidade de instalação, velocidade de transmissão, comprimento máximo permitido, aproveitamento da base instalada, suporte técnico dos fornecedores, recursos de diagnóstico, dentre outros, são alguns itens que devem ser levados em conta na escolha do padrão de rede industrial a ser utilizado, e o padrão Profibus os atende plenamente”, garante.

O otimismo marca as perspectivas para o futuro da tecnologia Profibus no mercado brasileiro na ótica da WTECH.  “Muitas mudanças positivas já ocorreram desde o início da sua utilização na indústria nacional. Em uma primeira fase, os usuários não tinham confiança nos Fieldbuses, preferindo manter os sinais analógicos em 4 a 20 mA e os sinais digitais centralizados ao dispositivo controlador (PLCs, PCs, etc.). Esta fase já foi superada. Em uma segunda fase, o Profibus era visto como uma rede aberta vinculada a certos fabricantes, geralmente àqueles que participaram do seu desenvolvimento inicial. Esta fase também já foi superada, pois encontramos hoje em dia a tecnologia Profibus sendo utilizada por uma infinidade de fabricantes, inclusive por empresas que defendiam arduamente outros padrões abertos de redes de comunicação. Ou seja, com o Profibus, a ‘globalização’ realmente tem chegado ao chão-de-fábrica. Atualmente estamos entrando numa fase mais ‘profissional’, com a presença cada vez maior de profissionais certificados, tanto para projeto, quanto para a instalação de sistemas utilizando as redes Profibus. Com isto, os projetos ganham em qualidade e resultados, melhorando o desempenho e a confiabilidade das redes implantadas. Além disso, algumas empresas, incluindo a WTECH, já tem disponibilizado aos seus clientes e parceiros, os serviços de diagnóstico, análise e validação de redes Profibus, que também contribuem para a melhoria da qualidade das redes Profibus existentes no país”, conclui Wladimir.


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.