+ Schneider: Profibus para integrar instrumentação e dispositivos.

 

+ PROFIBUS PA e a convivência com equipamentos convencionais 4-20 mA e pneumáticos 3-15 psi

  + Cabeça de Rede de Campo PROFIBUS-DP Altus
Notícias
  + Altus promove evento de automação em junho
  + Endress+Hauser realiza encontro de especialistas
  + ifm apresenta novidades em Hannover
  + Schneider Electric promove Initi@tive Brasil 2005
  + Automação híbrida é destaque da Siemens em Hannover
  + Smar fornece equipamentos Profibus PA para a Usina Maracaí
Eventos
  + Profibus faz sucesso na FIEE em São Paulo
  + Associação participa da Automatica 2005 na Unicamp

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 07
Abril / Maio 2005

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

Diretor Presidente
Paulo Roberto Figueiredo de Camargo (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Bruno C. Tassinari (Festo)

Diretor Vice-presidente
César Cassiolato (Smar)

Secretário Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

ASSOCIADO

Schneider: Profibus para integrar instrumentação e dispositivos.

Presente no Brasil há mais de 50 anos, com quatro fábricas instaladas em São Paulo, SP, Sumaré, SP, Guararema, SP, e Curitiba, PR, a Schneider Electric exporta para mais de 30 países. Possui uma estrutura comercial que abrange 11 filiais nas grandes capitais, mais de 150 representantes comerciais e uma rede de distribuição com mais de três mil pontos de venda.
Especialista mundial em produtos e serviços para distribuição elétrica, controle e automação industrial, tem mais de 160 anos de atividade no mundo, 177 fábricas em 130 países, 13 mil pontos de venda, 75 mil colaboradores, além de Centros de Pesquisa & Desenvolvimento em 25 países. Atua com três marcas mundiais nos mercados de energia, infra-estrutura, indústria e construção predial e residencial. São elas: Merlin Gerin – marca reconhecida mundialmente em distribuição elétrica, com produtos e equipamentos de baixa e media tensão, conforme a norma IEC; Square D – líder em distribuição elétrica e controle industrial, com produtos para todos os segmentos, da alta a baixa tensão, conforme a norma NEMA; e Telemecanique – especialista em produtos e sistemas para controle e automação industrial conforme a norma IEC, reconhecidos pela qualidade, segurança e inovação.
Fabio Mielli, Gerente de Marketing Automação da Schneider Electric Brasil conta que a empresa integra a Associação Profibus desde sua criação. “Tomamos tal decisão, pois a associação tem um propósito claro em divulgar a tecnologia e unir os diversos fabricantes sem existir concorrência entre os mesmos. A associação consegue ser uma entidade acima dos fornecedores”, completa Fábio Masaharu Aoki, Engenheiro de Aplicação e responsável pelo desenvolvimento do canal integradores de sistemas.
Com a tecnologia Profibus, a Schneider Electric Brasil disponibiliza no mercado uma ampla gama de produtos, dentre eles: controladores programáveis, inversores de freqüência, sistemas de entradas e saídas distribuídas, interfaces homem-máquina, relés de proteção, além de gateways para outros protocolos.
Mielli destaca que os lançamentos mais importantes neste ano incluem a nova oferta de interfaces homem-máquina que se integra nos diversos protocolos industriais (chamada de Magelis XBTG) e um sistema de E/S distribuídas (denominada Advantys) com uma versão IP20 e uma versão especial IP67
“O Advantys apresenta soluções únicas de interfaceamento com os dispositivos de campo (pré-cabeamento/alimentação/redes), o que diminui extremamente o lançamento de cabos e torna o sistema distribuído em ilhas bem definidas”, detalha Aoki.
Os engenheiros afirmam que a empresa registra várias aplicações de sucesso com produtos Profibus. “Podemos destacar várias aplicações de grande porte em usuários finais e fabricantes de máquinas. Como exemplo, temos um caso interessante de aplicação na Votorantim Celulose e Papel (VCP). Trata-se de um dos sistemas do Projeto P-2000, no qual os CLPs Modicon Premium realizam a interface do sistema SDCD da fábrica com os CCMs inteligentes (acionamento de motores) e também a interface com os elementos de proteção do sistema elétrico. Os 23 Modicon Premium possuem diversas conexões simultâneas de diversas redes em diversos níveis, e o Profibus foi utilizado na comunicação do SDCD (através de acopladores DP/DP), inversores e softstarters”, acrescentam.
A visão da empresa sobre a tecnologia Profibus está focada no fato de ser, de fato, uma solução que integra de maneira eficiente instrumentação e dispositivos (devices). “Isto é, praticamente em uma mesma estrutura de rede, é possível termos inversores de freqüência, relés de proteção, E/S distribuídas (Profibus DP) e instrumentação em rede (Profibus PA). Outras tecnologias similares não possuem esta interoperabilidade, onde o usuário é obrigado a escolher entre tecnologias totalmente diferentes (uma para instrumentos e outra para devices). Adicionalmente, existe uma ampla oferta de produtos e fornecedores disponíveis no mercado que abrem várias opções de soluções ao usuário. Algumas tecnologias estão ainda em maturação, são restritas a alguns produtos ou fechadas em poucos fornecedores, o que limita a flexibilidade da solução ou causa a dependência negativa do usuário frente a algum fornecedor”, ensina Gerente de Marketing Automação da Schneider Electric Brasil.
“Cada vez mais a necessidade de redes de comunicação torna-se realidade. Desde aplicações de grande porte até pequenas máquinas e equipamentos. Com este crescimento de demanda, o Profibus certamente se destacará”, conclui Engenheiro de Aplicação e responsável pelo desenvolvimento do canal integradores de sistemas.

Sistema de E/S distribuídas Advantys: uma das novidades da Schneider com Profibus.

 

Magelis XBTG: as novas interfaces homem-máquina da Schneider.

 


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.