+ Mestre 004.72/MP Atos
  + Série 303 da Smar
Notícias
  + Mais quatro associadas montam kits didáticos
  + Associação promove apresentação de usuário
Agenda

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 01 - Abril 2004

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

Diretor Presidente
Paulo Roberto Figueiredo de Camargo (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Bruno C. Tassinari (Festo)

Diretor Vice-presidente
César Cassiolato (Smar)

Secretário Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira (MTb 11.0065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS Brasil
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 2849-3202
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

 

ASSOCIADO

Smar: atingindo metas com PROFIBUS.

A Smar Equipamentos Industriais foi uma das empresas idealizadoras da Associação PROFIBUS Brasil e está na entidade desde o seu início. Foi fundada em 1º de abril de 1974 com o objetivo de prestar serviços de campo para turbinas à vapor da indústria açucareira brasileira.

Neste mês, a Smar completa os seus 30 anos e tem motivos para se orgulhar. Segundo o Engº César Cassiolato, Gerente de Produtos da linha de Transmissores de Pressão e de Temperatura e Produtos Profibus da Smar, a empresa possui mais de 1.100 funcionários, várias subsidiárias em nível mundial: três nos Estados Unidos, sendo duas em Houston e uma em Long Island-NY, onde os ASICs de comunicação Hart e Fieldbus/Profibus são desenvolvidos por brasileiros e fornecidos às principais empresas em nível mundial. Além dessas subsidiárias, possui as de Singapura, China, Alemanha, México, França, Argentina, entre outras, além de representantes espalhados estrategicamente em mais de 60 países.

“ A Smar é uma empresa multinacional brasileira, que acredita no potencial dos profissionais brasileiros, e emprega mais de 300 engenheiros e profissionais de nível superior, formados pelas grandes instituições de ensino superior e técnico do país como o ITA, a USP e Unicamp, sendo mais de 110 engenheiros e técnicos dedicados à pesquisa e desenvolvimento eletrônico e os demais distribuídos na diversas áreas de desenvolvimento mecânico, engenharias de aplicações, assistência técnica, indústria, marketing e literatura, área comercial e administrativa, etc. É a empresa privada brasileira com mais patentes nos Estados Unidos”, afirma Cassiolato, que participa do Work Group Profibus, pela Profibus International, e é o Vice-presidente da Associação Profibus Brasil desde o início de 2002.

Tendo sempre a constante preocupação de levar o conhecimento em tecnologia fieldbus para a comunidade nacional, a Smar, mesmo antes de participar da criação da Associação Profibus, juntamente com outras empresas, já vinha se reunindo com o intuito de organizar a divulgação e promover a tecnologia Profibus no Brasil. “Por outro lado, a oficialização da Associação mostra o quão organizada é a tecnologia e quais alicerces (padrão aberto, interoperabilidade, suporte, tecnologia em constante desenvolvimento, voltada ao futuro, etc) os usuários terão ao escolher o Profibus como tecnologia. Pelo perfil de desafio da Smar, tínhamos que estar participando desse grupo, onde hoje contribuímos fortemente e também somos beneficiários como fabricantes”, destaca Cassiolato.
A empresa tem no mercado a Série 303 de equipamentos de campo com o protocolo PROFIBUS-PA, segundo o Profile V3.0 e o conceito de blocos funcionais e que inclui: transmissores de pressão, transmissor de temperatura, transmissor de posição, transmissor de densidade/concentração, posicionador de válvula, conversor PROFIBUS-PA para 3-15 psi, conversor PROFIBUS-PA para 4-20mA, conversor 4-20mA para PROFIBUS-PA, fontes de alimentação, barreiras de segurança intrínseca, repetidores, terminadores, caixa de junção, ASICs Fieldbus, etc.

O Gerente de Produtos da linha Profibus considera como bem sucedidas todas as aplicações que contam com equipamentos Profibus Smar. “Nossos clientes estão satisfeitos com nossos produtos e serviços e tirando vantagens da tecnologia digital”, orgulha-se. Os destaques pela aplicação, classificação de área e número de equipamentos estão nas seguintes empresas:
• Basf-Glassurit, onde mais de 150 equipamentos Smar estão instalados no Sistema Profibus com mestre ABB desde 2000.
• Ical, perto de 100 equipamentos Smar instalados no Sistema Profibus com mestre Siemens desde 2001.
• Cocamar, aproximadamente 200 equipamentos Smar instalados no sistema Profibus Siemens desde 2001.
• Petrom, com mais de uma centena de equipamentos Smar instalados no sistema Profibus Siemens desde 2002.

Na opinião de Cassiolato, a tecnologia Fieldbus, onde figura o Profibus, é rica no fornecimento de informação, não somente pertinente ao processo, mas em especial dos equipamentos. “Dessa forma, condições de autodiagnoses podem poupar custos operacionais e de manutenção, principalmente em áreas classificadas (perigosas) ou mesmo em áreas de difícil acesso. Da própria sala de controle pode-se ter uma visão geral do sistema e ainda com ferramentas baseadas em Internet, a qualquer hora e de qualquer lugar. Através de um gerenciamento dessas informações vindas do campo, pode-se selecionar convenientemente os dados para se atingir os objetivos de produção, direcionando as informações às pessoas e/ou departamentos corretos e agindo de maneira a melhorar os processos”, explica. Ele acrescenta que todas essas evoluções tecnológicas fazem com que equipamentos de campo, controladores, etc., possam assumir funções antes inimagináveis, como o controle de contínuo e discretas, tempos de varreduras menores, arquiteturas redundantes, gerenciamento e tráfego de informação, disponibilidade de informações para IHMs, Internet, geração de relatórios, gerenciamento de ativos, altos níveis de segurança, etc. E afirma: “a tecnologia Profibus é estável, porém seu desenvolvimento é dinâmico, sempre voltada ao futuro e compromissada com o usuário. Muitas características serão ainda exploradas com sucesso, como o ProfiSafe, DPV-2, e mesmo o Profinet”. E confirma o crescimento da tecnologia Profibus nos últimos anos no Brasil, especialmente depois de 1999. “Desde essa época, a Smar vem atingindo todas as suas metas de crescimento em fornecimento Profibus”, ressalta.

A sua visão sobre a tecnologia Profibus em aplicações na indústria brasileira é otimista. “O mercado brasileiro até alguns anos atrás estava um pouco conservador quanto às tecnologias digitais. Hoje no Brasil possuímos grandes aplicações com os mais diversos requisitos exigidos, rodando em Profibus e onde os usuários tiram vantagens da tecnologia com sucesso. Somos um referencial para o mundo em aplicações em Profibus DP e PA. Estou bastante otimista e vejo um crescimento de sistemas fornecidos em Profibus e/ou em soluções híbridas para os próximos anos”, conclui.


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.