+ Uma visão de Profibus, desde a instalação até a configuração básica – Parte 3
  + Se é Bayer, é bom. Com Profibus, melhor ainda.
  + Coordenador do CCP Brasil participa de encontro da Profibus International
  + Adriano Oliveira assume Diretoria de Comunicação e Informática da Associação
  + Boas-vindas às novas empresas associadas
  + Associação Profibus participa da Faiminas
  + Seminário “Cases” em Ribeirão Preto
  + Treinamento para integradores em novembro
  + Cuidados e recomendações básicas para garantir integridade dos sinais de comunicação em uma rede Profibus
  + SMAR apresenta benefícios do novo SYSTEM302-7 na capital paulista
  + Diagnósticos de redes Profibus agora é um novo serviço da Célula Automação
  + Case da SMAR é apresentado em evento da Associação Profibus
  + Digimed e Profibus
  + SMAR apresenta tecnologia de medição de densidade e concentração on-line no Congresso Mineiro de Automação Industrial
  + Gateways Profibus para Gerenciamento de Ativos
  + National Instruments lança interface Profibus para controle de sistemas industriais

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 19
Outubro 2008

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

DIRETORIA EXECUTIVA

César Cassiolato (SMAR)
Diretor Presidente

Jomar Misseno (Siemens)
Diretor Vice-presidente

Marco Padovan (Sense)
Diretor Vice-presidente

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Comunicação e Informática

Silas Anchieta
Diretor Executivo

CONSELHO FISCAL

Eduardo Mello
(Phoenix Contact)

Paulo Bachir
(Wika)

Luciano de Oliveira (Schneider/Atos)

Sílvia Bruin Pereira
Jornalista Responsável
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br
 

NOTÍCIAS

National Instruments lança interface Profibus para controle de sistemas industriais

A National Instruments anuncia as novas Interfaces PCI e PXI Profibus para adicionar conectividade e flexibilidade aos mais variados sistemas industriais. O Profibus é um protocolo de comunicação industrial com mais de 20 milhões de dispositivos instalados ao redor do mundo em aplicações de manufatura, controle de processo e automação. Através destas novas interfaces, usuários de Profibus podem integrar o ambiente gráfico para desenvolvimento LabVIEW da National Instruments a redes Profibus para aplicações de tempo real, teste e em bancada.

As interfaces Profibus possuem um driver LabVIEW com VIs Expressos para desenvolvimento rápido de aplicações. Esses VIs Expressos são funções configuráveis que simplificarão as aplicações de comunicação entre o LabVIEW e redes Profibus. Através dos VIs Expressos, desenvolvedores podem integrar dispositivos Profibus a aplicações LabVIEW de interface homem máquina (IHM), SCADA, controle de tempo real e testes, sejam elas novas ou já existentes e sem qualquer programação adicional.

As interfaces Profibus podem funcionar tanto como dispositivos mestres ou dispositivos escravos em uma rede Profibus. Como um mestre, a interface controla a temporização e o controle da rede através do LabVIEW e do módulo LabVIEW Real-Time. Os desenvolvedores podem utilizar as interfaces para controlar dispositivos Profibus escravos como drivers de motores, sensores, E/S distribuídas e controladores lógicos programáveis (CLPs). Como escravo e utilizando o módulo LabVIEW Real-Time,em um PC ou em um PXI, podem ser implementadas tarefas de aquisição de dados de alto desempenho, controle de movimento, aquisição de imagens e instrumentação modular a aplicações já existentes que utilizam dispositivos Profibus como, por exemplo o controle de uma máquina ou um processo.

As interfaces Profibus PCI e PXI da National Instruments também possuem um Utilitário de Configuração Gráfico, para configurar a temporização da rede e instalação de dispositivos Profibus escravos na rede. Este Utilitário abstrai os detalhes de baixo nível utilizando e importando os arquivos padrão .GS* Profibus para configuração de E/S em uma aplicação. As configurações são salvas em Profibus um arquivo formato XML e podem ser carregadas através dos VIs Expressos disponíveis no driver LabVIEW.

O LabVIEW reduz significativamente a complexidade de programação geralmente associada a sistemas de controle sofisticados, por exemplo as redes Profibus, e com o módulo real-time, os desenvolvedores podem criar aplicações que possuem tempo de execução determinística, alta confiabilidade e operação autônoma. O fluxo de dados paralelo do LabVIEW aplicado a redes Profibus, podem facilmente distribuir as diversas tarefas de aquisição e controle, entre os múltiplos núcleos disponíveis nos processadores das atuais plataformas baseadas em PCs. Utilizando a versão mais recente do LabVIEW é possível notar ganhos de desempenho devido ao processamento determinístico multithreading, aos aprimorados drivers de E/S e ao balanceamento automático baseado no número de núcleos disponíveis no processador. O Utilitário de Configuração do LabVIEW simplifica a parametrização de redes industriais através das interfaces Profibus
Além disso, as interfaces Profibus possuem um processador e memória integrados, o que garante confiabilidade na comunicação com a rede Profibus independente de jitter (variação de tempo de execução) ou do desempenho do PC. Se o computador host apresentar uma falha de software, o restante da rede Profibus continua a operar normalmente. Para maiores informações, visite www.ni.com/profibus.


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.