+ ISA Show South America 2005
  + III Encontro Técnico de Automação Industrial do SENAI-RJ
  + Palestra em Santa Catarina
  + Livro sobre Profinet
  + Instrutores de cursos
  + Novos treinamentos
Notícias
  + Smar participa da ISA Expo em Chicago com Profibus
  + Endress+Hauser patrocina Workshop Regional da Seção Curitiba da ISA
Produtos
  + Módulo de Entradas Monitoradas PO1006 Altus

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 10
Outubro / Novembro 2005

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

Diretor Presidente
Paulo Roberto Figueiredo de Camargo (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Bruno C. Tassinari (Festo)

Diretor Vice-presidente – César Cassiolato (Smar)

Diretor Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

ASSOCIADO


Altus: tecnologia nacional em automação e controle com Profibus.

Membro da Associação Profibus desde 1999, a Altus a cada dia registra crescimento no índice de consultas de clientes para a adoção da tecnologia Profibus em diversas aplicações. A empresa foi fundada em 1982 por um grupo de engenheiros do programa de Graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e hoje é uma das maiores empresas brasileiras no setor de automação Industrial e controle de processos.

A Altus atende os mercados de automação nos segmentos de petróleo e indústria petroquímica, saneamento, geração e transmissão de energia, base de distribuição de combustíveis, siderurgia e transporte, entre outros.

O principal produto da empresa são Controladores Lógicos Programáveis e os dispositivos associados com o mercado de controle. Possui como linha de produtos: CPs de pequeno, médio e grande porte; IHMs; Unidades Terminais Remotas (RTUs); software de configuração e programação, além de painéis elétricos customizados.

De acordo com Leonel Poltosi, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Altus, a empresa decidiu ingressar na Associação Profibus por entender que o fortalecimento de uma associação que divulgue e normalize a aplicação desse padrão de rede de campo, proporcionaria maior suporte e segurança aos usuários. "O Profibus foi escolhido na ocasião por ser um padrão com maior crescimento mundialmente em nível de aplicações e com um dos maiores portfólio de produtos disponíveis”, acrescenta.

Hoje a Altus disponibiliza vinte e quatro produtos aplicados à rede de campo Profibus-DP, que inclui: interfaces mestre e escravo de rede, cabeças de redes de campo, cabeças de redes de campo redundantes, blocos de E/S remoto, repetidores óticos, acopladores para redes redundantes, terminação ativa, conectores e cabos.

Na Série Ponto são disponibilizadas soluções de E/S Remota, compostas de cabeças de rede de campo com ou sem redundância, com características de troca a quente e endereçamento automático, além de mais de 15 opções de módulos de entrada e saída, digital e analógico, com capacidade de até 32 pontos por módulo para configuração modular IP20. Um sistema de diagnóstico com ampla abrangência permite a monitoração dos sensores de campo, fiação de campo, fusíveis, alimentação, funcionamento dos módulos, status das cabeças de campo, redes de campo e dispositivos mestres.

A solução de redundância é disponibilizada com a solução denominada Dueto, composta de redundância de CPUs em dois clusters , cada um com interfaces de rede de campo redundantes e interfaces Ethernet redundantes. Duas redes de campo redundantes percorrem a planta, interligando unidades de E/S remotas, com cabeças redundantes.

“A arquitetura redundante, inicialmente concebida visando aplicações na automação de plataformas de petróleo, foi reconhecida com solução para aplicações em diferentes segmentos de mercado, devido à confiabilidade de operação”, explica Poltosi. Os próximos lançamentos da empresa serão focados nas Interfaces de Redes Profibus DP-V1 e V2 na série de CPs de alta performance, atualmente em desenvolvimento. A Série Ponto continuará sendo complementada em termos de alternativas de solução, no tocante a módulos de E/S para aplicações especiais.

Segundo o Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Altus, a tecnologia Profibus da empresa já está implantada em todos os segmentos do mercado de automação como, por exemplo, alimentação (Bunge, Citrovita), energia (Furnas, Chesf e TermoRio), siderurgia (Cosipa, Usiminas e Gerdau), petroquímica, saneamento (Sanepar) e transporte. “As aplicações mais completas em termos de solução estão localizadas nas plataformas off-shore da Petrobras na Bacia de Campos, além das plataformas de Enchova, Pargo e Garopa, nas quais a Altus instalou sistemas redundantes Profibus-DP, atendendo o alto grau de disponibilidade demandado”, completa.

Confirmando o fato de que a tecnologia Profibus evoluiu nos últimos anos, com o advento do Profibus DP-V1, V2 e Profinet – este último operando no meio físico da ethernet –, Poltosi afirma que, no Brasil, o número de unidades remotas da base instalada da Altus nos três últimos anos já ultrapassa a casa do milhar. “Com a Sério Ponto, a tecnologia Profibus deu mais um salto. A facilidade de instalação e configuração se alinha aos recursos de diagnósticos que possibilitam o intertravamento por falhas em sensores, fiação de campo, fusíveis, módulos, cabeças, cabos e interfaces de redes de campo”, justifica.

Vale lembrar as aplicações que a Altus vem desenvolvendo na área de geração e distribuição de energia, em especial na automação das usinas de geração do complexo de Paulo Afonso, na qual o Profibus desempenhará papel fundamental. A empresa também está desenvolvendo cabeças de redes de campo inteligentes, com possibilidade de execução de aplicativos locais, otimizando a execução de algoritmos de controle (PID) onde a velocidade de execução é crítica.


Um dos produtos com tecnologia Profibus da ampla linha da Altus.


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.