+ Uso de repetidores em Profibus-DP
  + Automação da Unidade Alvorada do Bebedouro Açúcar e Álcool com o System302-7 da Smar
 
  + Associação promove evento sobre a tecnologia na Sanepar
  + Palestra gratuita sobre functional safety
  + Tecnologia Profibus Seminário da AINST
  + Associação Profibus realiza Seminário Cases
  Tempo de barramento
  + Metso Automation fornece primeiro sistema de gerenciamento de ativos de instrumentação para o setor sucroalcooleiro
  + Inversores de freqüência Altus
  + Proteção contra surtos para Profibus Phoenix Contact
  + Proteção de motor Schneider

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 16
Junho 2007

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

Diretoria Executiva
Diretor Presidente
César Cassiolato (Smar)

Diretor Vice-presidente
Jomar Misseno (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Marco Padovan (Sense)

Secretário Executivo
Silas Anchieta

Conselho Fiscal
Luciano de Oliveira (Atos)

Eduardo Mello
(Phoenix Contact)

Paulo Bachir (Wika)


Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

ESTUDO DE CASO

Automação da Unidade Alvorada do Bebedouro Açúcar e Álcool com o System302-7 da Smar

Leonardo Mansur Pinheiro, Engenheiro de Aplicações da Smar Equipamentos Industriais.

A unidade Alvorada do Bebedouro Açúcar e Álcool, localizada no município de Guaranésia-MG, iniciou a partir deste ano a produção do açúcar VHP (Very High Polarization), matéria-prima para indústrias de alimentos. Visando alcançar a produção de cerca de 106.250 toneladas de açúcar até 2009 destinada à exportação, recebeu investimento de 60 milhões de reais na ampliação da sua Moagem, Geração de Vapor, Tratamento de Caldo, Evaporação e na implantação da Fábrica de Açúcar.

A Smar, através da Engenharia de Aplicações, juntamente com o corpo técnico da unidade, escolheram para este empreendimento a tecnologia de rede industrial Profibus. Os principais fatores que levaram à esta escolha foram o alto índice de aceitação e confiabilidade deste protocolo no mercado, pelo padrão de comunicação aberto, interoperável com vários fornecedores, pela facilidade de instalação e simplicidade na configuração, além de uma arquitetura simples.O sistema de automação escolhido foi o System302-7 da Smar que além de flexibilidade de conectividade, permite a integração com sistemas especialistas de administração, qualidade e manutenção, tais como o MES (Manufacture Execution System) e o ERP (Enterprise Resource Planning).Desta forma os setores administrativos, de planejamento de produção e de gerenciamento industrial têm acesso as informações necessárias para as suas necessidades possibilitando um acompanhamento, controle e melhoria no processo produtivo e suporte à cadeia logística, através de tomadas de decisões mais precisas e melhor coordenadas, trazendo eficiência e eficácia nas ações implementadas e no aumento da disponibilidade da planta.

Arquitetura
Na arquitetura projetada foram determinadas a implantação de redes Profibus DP para os CCMs (Controle e Comando de Motores), Profibus PA para os equipamentos de controle contínuo em campo e AS-i para os equipamentos de acionamento discreto em campo, distribuídos entre controladores mestre Profibus DP. A comunicação horizontal entre os controladores é possível utilizando a rede de 100 Mbits Ethernet por meio do protocolo de controle e supervisão HSE (High Speed Ethernet).

Figura 1 – Arquitetura do sistema da Alvorada do Bebedouro Açúcar e Álcool.

Redes de Campo
As malhas de controle, acionamento de motores e intertravamentos foram configuradas nos controladores mestre DF73 Profibus DP. Todos os controladores estão conectados em uma rede em anel com meio físico de fibra óptica permitindo que sejam trocados dados para controle entre os controladores e de supervisão entre os controladores e as estações de operação, engenharia e manutenção.

Para os acionamentos dos motores, foram especificados CCM’s inteligentes com relés, inversores e soft starters dotados com protocolo de comunicação Profibus DP. No total a rede Profibus DP possui 162 equipamentos, comunicando a uma velocidade de 1,5 Mbits/s, com distância de rede com aproximadamente 200 metros de comprimento máximo. Todos os  sensores fins-de-curso e acionamentos das válvulas on/off são dotados com o protocolo de comunicação AS-i, inseridos na rede Profibus DP através de gateways para conversão Profibus DP para AS-i.

Figura 2 –  Detalhe do painel: Relés inteligentes e inversores de freqüência.

Para promover a convergência entre as redes PA e a rede DP foram utilizados gateways eacopladores. Foram instalados um total de 106 equipamentos de campo dotados com o protocolo de comunicação Profibus PA, distribuídos em seis canais com comprimento de rede alcançando no máximo 30 metros de distância e comunicando a uma velocidade de 31,25 Kbits/s.

Figura 3 – Detalhe do painel: controladores DF73, gateways e acopladores.

Todos os equipamentos de campo, tais como posicionadores série FY303 para atuadores pneumáticos de válvulas, transmissores de pressão manométrica e diferencial série LD303, transmissores de temperatura série TT303, os conversores 4-20mA/Profibus PA série IF303 utilizados para inserir equipamentos dotados de sinal de saída 4-20mA na rede Profibus PA, bem como os controladores mestre DF73 Profibus DP são da linha de produtos Smar para o protocolo Profibus DP e PA.
As caixas de junção JM400 da Smar foram utilizadas na rede Profibus PA, interligando fisicamente os equipamentos de campo como nós da rede, permitindo uma conexão fácil e segura necessário para acondicionamento de uma rede industrial.  O JM400 pode ser utilizado em áreas classificadas devido a sua certificação à prova de explosão.

Estações de Operação, Manutenção e Engenharia
As estações locais de operação possibilitam aos operadores supervisionar e comandar a planta através de um software de supervisão dotado de telas de sinótico, sintonia, gráficos, alarmes e históricos. A estação de Manutenção e Gerenciamento, além de monitorar e disponibilizar dados do processo para a rede corporativa via Web,  possui as ferramentas do System302 necessárias para configurar a rede Profibus DP/PA e AS-i (configuração cíclica), acessar e alterar parâmetros como calibração e diagnóstico dos equipamentos de campo na rede Profibus PA (configuração acíclica) e elaborar as lógicas de controle.

Figura 4 – Telas do configurador System302 e do Supervisório.

Sistema Corporativo
A arquitetura do System302 permite a integração com sistemas especialistas de administração, qualidade e manutenção, tais como o MES (Manufacture Execution System) e o ERP (Enterprise Resource Planning). Desta forma os setores administrativos, de planejamento de produção e de gerenciamento industrial têm acesso as informações necessárias para as suas necessidades possibilitando um acompanhamento, controle e melhoria no processo produtivo e suporte à cadeia logística, através de tomadas de decisões mais precisas e melhor coordenadas, trazendo eficiência e eficácia nas ações implementadas e no aumento da disponibilidade da planta.     

Comissionamento e Partida da Planta
A equipe de Assistência Técnica da Smar comissionou, orientou a instalação dos equipamentos de campo, colocou o sistema em operação em tempo hábil devido à simplicidade de instalação que a tecnologia de rede industrial Profibus proporciona. Os técnicos da unidade foram treinados e orientados sobre a manutenção e operação do sistema a fim de se garantir uma boa performance.

Figura 5 – Equipamentos de campo conectados (JM400) à rede Profibus PA.

Perspectiva do cliente
Segundo o supervisor da elétrica e instrumentação da unidade Alvorada do Bebedouro Açúcar e Álcool, Sr. Eduardo Pitondo, o sistema implantado é robusto e capaz de fornece um conteúdo de informações de diagnósticos sobre os equipamentos que só um sistema puramente digital pode oferecer, inclusive para análise e verificação da própria estrutura da rede.

Uma das vantagens que a tecnologia Profibus proporciona e que foi  apontada pelo cliente diz respeito a economia de espaço físico interno do painel, devido à redução da quantidade e do volume ocupado pelos hardwares, fontes de alimentação, canaletas, borneiras e cabos, refletindo na manutenção de forma positiva através da redução do tempo de identificação e solução de problemas, aumentando a confiabilidade do sistema e a disponibilidade da planta.


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.