+ Aterramento, blindagem, ruídos e dicas de instalação.
  + EDDL- Electronic Device Description Language
  + EMI – Interferência Eletromagnética
Notícias da Associação
  + Conheça os novos instrutores de cursos da Associação
  + Associação promove treinamento piloto
  + Artigos técnicos no site
  + Livro sobre Profinet
  + Interoperabilidade faz sucesso no ISA Show
  + Seminário reúne mais de 100 participantes
Notícias
  + Smar apresenta tecnologia Profibus na ISA/GRINST
Produtos
  + Altus disponibiliza módulos para aplicações críticas

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 11
Dezembro 2005 / Janeiro 2006

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

Diretor Presidente
Paulo Roberto Figueiredo de Camargo (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Bruno C. Tassinari (Festo)

Diretor Vice-presidente – César Cassiolato (Smar)

Diretor Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

NOTÍCIAS DA ASSOCIAÇÃO

Conheça os novos instrutores de cursos da Associação

Desde meados do ano passado, a Associação Profibus conta com dois novos instrutores para os cursos de integradores de sistemas e de implantação da tecnologia Profibus. Durante esse período, Roberto Pinelli e Denis Brandão cuidaram, dentre outras atribuições, do conteúdo programático dos dois treinamentos que, a partir de 2006, começarão a ser ministrados.

Roberto Pinelli é engenheiro elétrico formado pela faculdade de Engenharia São Paulo e já atua na área de automação há alguns anos. Passou pelas empresas integradoras Sistema Automação e Technics e, atualmente, trabalha na área de desenvolvimento de produtos na Tecnatron, fabricante de equipamentos para automação. Pinelli teve seu primeiro contato com a Associação Profibus quando da montagem dos kits didáticos, oportunidade na qual surgiu a idéia do curso para integradores, que é destinado a todos os associados e fabricantes que têm produtos com a tecnologia Profibus. Segundo ele, o maior trabalho foi estruturar o conteúdo do treinamento e fazer os devidos ajustes, hoje solucionados. O curso para integradores é composto, basicamente, dos seguintes aspectos: Introdução; Padrão Profibus; Transmissão e Comunicação Profibus; Perfis Gerais de Aplicação; Perfis Específicos de Aplicação; Perfis de Sistema; Gerenciamento de Dispositivo; Garantia da Qualidade; Profinet; Asi – Rede de Atuadores e Sensores; e Parte prática.

Já Denis Brandão é formado pela Universidade de São Carlos, possuindo Mestrado e Doutorado na área de automação. Trabalhou na Smar por dois anos e hoje cuida da implantação do curso de automação pelo Departamento de Engenharia Elétrica daquela Universidade. De acordo com Brandão, o curso de implantação é voltado para empresas que estão desenvolvendo produtos com a tecnologia Profibus e, ainda, para usuários. Ele lembra que o conteúdo pode ser direcionado para as necessidades específicas de cada empresa. O treinamento sobre a implantação do Profibus possui um conteúdo geral, incluindo uma descrição geral da estrutura Profibus e, também, um conteúdo técnico, com detalhes de implantação do protocolo.


Pinelli: treinamento voltado para associados e fabricantes.



Brandão: possibilidade de adequação específica do curso.


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.