+ Schneider: Profibus para integrar instrumentação e dispositivos.

 

+ PROFIBUS PA e a convivência com equipamentos convencionais 4-20 mA e pneumáticos 3-15 psi

  + Cabeça de Rede de Campo PROFIBUS-DP Altus
Notícias
  + Altus promove evento de automação em junho
  + Endress+Hauser realiza encontro de especialistas
  + ifm apresenta novidades em Hannover
  + Schneider Electric promove Initi@tive Brasil 2005
  + Automação híbrida é destaque da Siemens em Hannover
  + Smar fornece equipamentos Profibus PA para a Usina Maracaí
Eventos
  + Profibus faz sucesso na FIEE em São Paulo
  + Associação participa da Automatica 2005 na Unicamp

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 07
Abril / Maio 2005

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

Diretor Presidente
Paulo Roberto Figueiredo de Camargo (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Bruno C. Tassinari (Festo)

Diretor Vice-presidente
César Cassiolato (Smar)

Secretário Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

EVENTOS

Profibus faz sucesso na FIEE em São Paulo

Um dos grandes eventos do setor eletroeletrônico, a edição deste ano da FIEE – Feira da Indústria Elétrica e Eletrônica, promovida pela Abinee, contou a presença da tecnologia PROFIBUS, por meio de empresas associadas que ocuparam estandes na exposição durante o período de 25 a 29 de abril passado, no Parque Anhembi, em São Paulo.
A Siemens, em um estande de 250 metros quadros, apresentou novidades em várias áreas, com destaque para automação industrial, na qual o destaque ficou por conta do SIRIUS SIMOCODE pro, que tem duas famílias: a pro C (Compacto) e a pro V (Variável). O relé inteligente SIMOCODE pro C com menos funções de controle tem preço 15% inferior a versão atual. A versão pro de conceito modular e expansível permite a integração a sistemas de gerenciamento de energia. Módulos digitais ou analógicos, entre outros, podem ser integrados ao sistema SIMOCODE pro V (Variável), para aumentar a capacidade de gerenciamento e controle distribuído do motor.

Um dos produtos das famílias do SIRIUS SIMOCODE pro, da Siemens.

A Atos Automação Industrial apresentou sua linha de Controladores Programáveis das séries MPC4004 e Expert, as IHM´s das séries Interactive e Advanced, bem como diversas aplicações para comunicação de dados Wireless. Na FIEE foi feito o lançamento oficial de sua nova geração de CLPs MPC4004BF, equipamento com performance 30 vezes maior que da média dos equipamentos hoje no mercado. A nova linha de CLPs MPC4004BF, utiliza em nível de hardware o que há de mais moderno em processador RISC de 32 bits e periferia com SDRAM de 16 Mbytes, memória Flash de 2 Mbytes e 256 Kbytes de memória RAM CMOS com backup de bateria. O novo CLP MPC4004BF tem um tempo de varredura reduzido a apenas 0,4ms / K instrução. Contra os 10 a 50 MHz de velocidade das CPUs atuais, a nova CPU roda a 400 MHz e pela primeira vez entre os fabricantes nacionais, o CLP Atos está sintonizado na norma técnica internacional IEC61131-3.

Aspecto do estande da Atos durante a FIEE 2005.

A Festo aproveitou sua participação na feira para apresentar ao mercado brasileiro suas soluções no protocolo de comunicação Profibus. No estande da empresa, várias aplicações foram apresentadas em displays, para clientes, prospects e estudantes. Os visitantes do estande da Festo puderam conhecer soluções, tais como: Controladores Lógicos Programáveis Série IPC: operam como computadores ou CLPs, no controle de Redes Profibus, AS-i e outras; Terminais de Válvulas Compactos Série CPV: na tecnologia Fieldbus, estão disponíveis para comunicação com protocolo Profibus DP, dentre outros; Terminais Elétricos Modulares Série CPX: integram vários tipos de válvulas pneumáticas a uma grande diversidade de módulos de I/O, com interface Profibus e outros; Servoposicionamento Elétrico: conjunto de atuadores acionados por servomotores ou motores de passo da Festo, comunica-se com controladores de alto nível, usando protocolo Profibus DP.

Vista do estande da Festo, que levou novidades em Profibus.

Um controlador para máquina, que reúne PC industrial e CLP, operação e monitoração em um único equipamento, foi uma das novidades da Phoenix Contact na FIEE. O controlador de máquina S-MAX é a combinação de alta performance entre uma plataforma PC, um CLP e um fieldbus master, que incluem funções de operação e monitoração. Se o controlador tiver que realizar funções específicas, como supervisão, existem soluções baseadas em PC que o levam a executar a tarefa. Um sistema high end está disponível para controle, regulagem, operação e supervisão, além de comunicação. O usuário seleciona o sistema operacional e o fieldbus e a Phoenix Contact fornece a solução de instalação com componentes de hardware e software compatíveis. Desta maneira, economiza-se tempo e custos, tanto no start up como na manutenção. Um painel PC de alta performance serve como unidade básica do controlador. Disposto em uma caixa compacta de alumínio com placa frontal maciça e pequena profundidade de montagem. A visualização TFT colorida de 6,4” com touchscreen e uma resolução de 640x480 pixels, além de duas interfaces ethernet fazem parte do equipamento padrão. O sistema de controle inclui função de visualização que se distingue por sua operação intuitiva e poderosa capacidade de dinamização dos objetos. Objetos, por exemplo, que podem ser utilizados inúmeras vezes melhoram a eficiência do trabalho. Através da interface OPC os objetos podem ser integrados de forma fácil e rápida nos projetos existentes. Um integrado soft PLC carrega os programas de controle, elabora-os e disponibiliza as funcionalidades para programação, configuração e manutenção do CLP, para as máquinas e sistemas controlados. Um fieldbus master com ferramenta de configuração para os sistemas Interbus, Profibus, CAN Open ou DeviceNet complementam o S-MAX, tornando-o um controlador de máquinas completo e eficiente.

O controlador de máquina S-MAX da Phoenix Contact.

Vale destacar, ainda, a presença do tema PROFIBUS em um dos seminários do Abinee Tec 95, através de duas palestras na seção “Automação” do evento dia 26 de abril. A primeira abordou a visão da indústria sobre a tecnologia e foi proferida por Paulo Roberto Camargo, da Siemens e Presidente da Associação Profibus. A palestra seguinte abordou a visão do usuário e foi feita por Denyson Tomaz de Lima, da Petrobras.

Paulo Roberto Camargo e Denyson Tomaz de Lima, durante a palestra na Abinee Tec 95.


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.