10 nov 2021

AS-Interface na pauta da PI Brasil

No dia 21 de setembro, o Grupo de Trabalho AS-I, formado por nove empresas – Dimensional, Festo, ifm electronic, Lapp Group, Nova Smar, Pepperl+Fuchs, Sense, Siemens e Westcon, se reuniu com associadas usuárias da tecnologia para a definição de iniciativas dedicadas à promoção da AS-Interface.

 

Entre as novidades do GT está a conclusão do primeiro levantamento estatístico de nós instalados no país. O relatório, com dados referentes a 2019 e 2020, é um marco importante para a história da PI Brasil e o mercado de AS-I. Agora, além de contar com as informações oferecidas pela PROFIBUS & PROFINET International (PI), a Associação tem à disposição referências sobre o comportamento local.

 

Vinicius Lopardo, diretor de Tecnologia AS-I da Associação e executivo de marketing da ifm, reforça a importância desse trabalho. “O levantamento dos dados estatísticos referentes às vendas, tanto em peças quanto em faturamento de produtos AS-I no Brasil, é praticamente inédito, haja visto que são informações difíceis de serem obtidas. Com essa iniciativa, também podemos ajudar fornecedores e parceiros a entender melhor o mercado e a se posicionar melhor também perante os clientes”.

 

Em conjunto com outros grupos de trabalho, a PI Brasil já começou a pesquisar o mercado de tecnologia IO-Link, com dados referentes a 2020, e, em breve, iniciará o levantamento de PROFIBUS e de PROFINET também.

 

 

AS-I Academy

Outra conquista do GT é internacional. Segundo Lopardo, a AS-I Academy, iniciativa da AS-I International, que se trata de um treinamento gratuito sobre fundamentos da tecnologia que, até então, estava disponível somente em inglês e alemão, agora conta com uma versão em português, inclusive com certificação.

 

“A tradução e revisão desse material foram possíveis graças a um esforço conjunto com o Inatel, grande parceiro da PI Brasil, abrindo um horizonte para explicar sobre AS-I tecnicamente, seus pontos e diferenciais, colocando a Associação em um patamar de equalização do conhecimento, que tem como proposta intrínseca compartilhar essa informação com o mercado de maneira fácil”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *