Homologada pela PROFIBUS & PROFINET International (PI) como um Centro de Treinamento PROFIBUS Certificado (PI Training Center – PITC), a WESTCON Instrumentação Industrial ministrou, entre janeiro e fevereiro de 2021, o curso Engenheiro Certificado PROFIBUS (Certified PROFIBUS Engineer – CPE) na unidade Puma (fábrica de celulose) da Klabin, localizada em Ortigueira-PR.
Segundo o instrutor Alex de Araújo Santos, coordenador de engenharia da WESTCON, o treinamento visa ao estudo do meio físico e das técnicas de instalação baseadas nos documentos de referência da PI, e conhecimento detalhado do protocolo PROFIBUS. No total, foram treinados 21 profissionais, distribuídos em quatro turmas.
A unidade Puma é dividida em áreas de recuperação/utilidades, preparo de madeira, linha de produção de fibras celulósicas, máquinas de formação e secagem de celulose, e máquinas de papel. A tecnologia PROFIBUS está presente em todas elas, realizando a troca de dados entre os CLPs e os dispositivos de campo, como acionamentos e controle de motores, válvulas motorizadas, entre outros, além de fazer a comunicação entre controladores dedicados, responsáveis pela gestão produtiva e Interface Homem-Máquina (HMI).
Desde o início do Projeto Puma II, que abrange a construção de duas máquinas de papel, os gestores da Klabin tinham como objetivo a capacitação dos mantenedores da planta, para prepará-los com sólidos conhecimentos sobre os diagnósticos dos equipamentos e das redes PROFIBUS, a fim de tirar o máximo proveito dos sistemas de monitoramento e análise online e, quando necessário, realizar a manutenção corretiva de maneira rápida e eficaz, minimizando assim o tempo de parada da produção.
Para Hugo Silva de Medeiros, supervisor de Manutenção da Klabin, o conteúdo aplicado pela WESTCON foi fundamental para a qualificação dos colaboradores. “A rede PROFIBUS é extremamente importante para os processos produtivos e, por isso, a empresa requer profissionais habilitados para garantir o monitoramento preventivo, com diagnósticos claros e precisos e, se for preciso, a manutenção corretiva, atendendo a todos os padrões e protocolos”, explicou.
“O instrutor Alex é altamente preparado para ministrar o treinamento, e o material didático explicativo usado é de fácil entendimento, além das maletas para os testes práticos que são de excelente qualidade”, acrescentou Medeiros.
Sobre o CPE – Certified PROFIBUS Engineer
O treinamento, com carga horária de 40 horas, pode ser aplicado no Laboratório de Redes da WESTCON, na capital paulista ou in company.
Para mais informações, acesse: https://wii.com.br/cursos-e-treinamentos/cpe-engenheiro-certificado-profibus/#conteudo
WESTCON ministrou o treinamento Engenheiro Certificado PROFIBUS para colaboradores da Klabin, unidade Puma, em Ortigueira-PR. / Fotos: divulgação