02 jun 2023

Transformação Digital da YPF Brasil utiliza a tecnologia dos CLPs Altus

www.altus.com.br

 

 

Em um mercado cada vez mais rápido e dinâmico, é essencial que companhias dos mais diferentes portes promovam ações de transformação e adequação digital, a fim de manter sua competitividade e alta produtividade. Como referência no desenvolvimento e na produção de equipamentos para automação industrial no Brasil, a Altus tem capacidade de fornecer tecnologia para promover a digitalização dos processos de empresas dos mais diferentes segmentos. A fim de iniciar uma transformação em sua unidade de produção no Brasil, a YPF buscou nos controladores programáveis da Série Nexto a tecnologia necessária para adequar seus processos às demandas de conectividade, segurança e alta produtividade da Indústria 4.0.

 

Os produtos Altus foram utilizados na modernização da YPF Química, unidade de produção de óleos e lubrificantes da YPF Brasil, em Diadema, São Paulo. Líder em exploração e produção de hidrocarbonetos na Argentina e uma das marcas mais importantes da América Latina, a empresa está presente no mercado brasileiro há 25 anos e possui capacidade produtiva de até 47 mil toneladas anuais. Ao promover uma transformação digital utilizando a tecnologia dos produtos Altus a empresa ganhou mais desempenho e capacidade produtiva, agregou também uma camada extra de segurança operacional e ambiental em seus processos.

 

Solução de controle e supervisão com produtos Altus

Os produtos estão presentes em praticamente toda a linha de produção da empresa, sendo responsáveis pelo controle desde os sistemas ante-transbordo, controle de pressão para bloqueio de bombas e bloqueios operacionais, passando pela preparação de receitas dos produtos e segurança na linha de produção e envase, até o sistema de limpeza de linha (PIG). A arquitetura implementada tem como base uma unidade de controle NX3005, CPU da linha Nexto com alta velocidade de processamento e ampla capacidade de armazenamento de dados, fonte de alimentação integrada e WebServer embarcado. O CLP atua como centro da solução de controle e supervisão, processando os dados coletados junto aos instrumentos de campo e interagindo com os recursos de supervisão local e remota.

 

A solução desenvolvida conta com duas redes de controle: uma operando em MODBUS RTU e outra em MODBUS TCP, ambas controladas por um barramento composto pela CPU NX3005 e módulos de E/S de diferentes modelos, além de um barramento expandido com mais cartões de entradas e saídas. Essa composição é responsável pela coleta de dados, acionamento e ajuste dos instrumentos de campo, como sensores analógicos e digitais, boias, válvulas pneumáticas, relés, inversores e soft-starters, transmissores de pressão e medidores de vazão.

 

O CLP NX3005 da Série Nexto de controladores programáveis conta com diversas características avançadas, elevada performance e arquitetura flexível, o que permite seu uso em sistemas de automação simples ou de grande porte. Sua estrutura compacta e robusta, aliada à alta velocidade de processamento, que ultrapassa as 1.000 instruções booleanas a cada 6 microssegundos, e ampla capacidade de armazenamento de dados, torna a CPU uma ótima escolha para as mais exigentes aplicações de controle e automação. A unidade ainda conta com suporte a WebServer, o que permite a criação de telas de supervisão e monitoramento da aplicação sem a necessidade de usar um sistema SCADA.

 

Além dos barramentos Nexto, a arquitetura também possui um multimedidor de energia da Série Energy, responsável pelo monitoramento do consumo e da qualidade da energia elétrica da operação. Para supervisão local e inserção de receitas, a solução conta com uma IHM P2102NK, terminal gráfico touchscreen de 10” com Ethernet da Série P2. Já a supervisão remota fica por conta do SCADA/HMI BluePlant, solução para supervisão, controle e aquisição de dados da Altus.

 

Os benefícios de utilizar a tecnologia Altus

Carmelo Leão, técnico de Automação que participa do processo de transformação digital da fábrica de Diadema da YPF Brasil, aponta que os principais benefícios que a empresa percebeu após a implementação da solução foram um importante acréscimo na qualidade do produto fabricado e maior controle em termos de segurança ambiental. “Optamos por utilizar os produtos da Altus nesse projeto por ser uma empresa consolidada, com 40 anos no mercado e, também, devido à nossa política de priorizar a indústria nacional”. A solução de controle e supervisão aplicada permitiu a otimização dos processos produtivos da planta e agregou uma maior segurança para a unidade de forma geral.

 

Além de prover a tecnologia para a transformação digital da indústria, a Altus também forneceu inteligência de engenharia por meio da expertise de seus especialistas, que atuaram nas automações das máquinas de produção da planta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *