Em reunião realizada no dia 22 de setembro, a Associação oficializou a criação do Grupo de Trabalho Redes Industriais, que terá o Prof. Dr. Dennis Brandão, como Coordenador, e Silas Anchieta, na função de Secretário.
Vale lembrar que o Grupo de Trabalho de Redes Industriais é composto por especialistas e interessados no assunto, de forma a permitir a elaboração de um texto base a partir do documento de origem IEC, com o foco de se alcançar uma norma ABNT NBR IEC. Seu objetivo é trazer para a normalização brasileira uma ligação direta com o comitê internacional da IEC que trata desse assunto, ou seja, o SC 65C – Industrial Networks, fazendo com que o projeto de norma da ABNT esteja em sintonia com o padrão internacional, e abrindo espaço para que o Brasil participe da elaboração da norma internacional.
De imediato, o principal trabalho do Grupo será verificar todas as normas e, partir da revisão, propor o início da tradução por outras normas. Dessa forma, é provável que o próximo encontro aconteça apenas em 2016, quando as normas estarão definidas.
Participaram do primeiro encontro: Silas Anchieta (PI Brasil), Luiz Carlos de Assis (Avance Engenharia), Jones Clemente Camilo (Altus), Dennis Brandão (Escola de Engenharia de São Carlos e Centro de Competência Profibus), Mauro Cesar Cardoso (Cardenge Automação), Fernando Neri de Abreu (Westcon), Mônica Hochleitner (Sis-Tech), Bruno Escher (Prysmian Draka) Kaku Saito (Petrobras/Cenpes), Marcos Mesquita (Weg) e Magno de Almeida Ruivo (Siemens).