04 jan 2023

Omlox passa para a próxima rodada com a versão 2.0

PI (*)

 

Omlox, o único padrão de rastreamento aberto e independente do fabricante do mundo, agora foi lançado na versão 2.0. A omlox também está se estabelecendo como a principal fonte para dados baseados em localização, tanto no campo industrial quanto fora dele. Graças à cooperação com outras associações, como a OPC Foundation e a Industrial Digital Twin Association (IDTA), a visão da PI (PROFIBUS & PROFINET International) de padronizar a troca transparente de dados ao longo da cadeia de criação de valor é mais um passo em direção à realidade.

 

Com a omlox, produtos de diferentes fabricantes podem ser conectados em rede em uma infraestrutura aberta para atender aos requisitos de rastreamento pela primeira vez, graças à tecnologia de banda ultralarga. A versão 2.0 agora também inclui suporte para IEEE 802.15.4z na faixa UWB. Esse é mais um marco no desenvolvimento tecnológico da omlox, pois torna o padrão compatível com os chips UWB utilizados na indústria de smartphones.

 

O hub omlox vincula uma ampla variedade de tecnologias de rastreamento, umas às outras. Isso permite o rastreamento independente do fabricante de todos os objetos em movimento (por exemplo, transportadores de carga, peças sobressalentes e ferramentas) em salas fechadas, nas dependências da empresa e durante o transporte. Com a versão 2.0, omlox simplificará a integração em cenários IIOT existentes usando MQTT. A orquestração de diferentes tecnologias de rastreamento também é simplificada usando um mecanismo de controle especificado.

 

Ao mesmo tempo, a comunidade omlox iniciou vários projetos de cooperação para ancorar o omlox como fonte primária para rastrear dados dentro das associações e padrões industriais. Trabalhando com a OPC Foundation, a especificação complementar de posicionamento global também está sendo desenvolvida. Isso harmoniza as descrições de rastreamento nas várias especificações complementares do OPC, o que permite que os dados dos sistemas omlox sejam usados mais facilmente no OPC.

 

Outro esforço cooperativo foi iniciado recentemente com a Industrial Digital Twin Association (IDTA). O objetivo aqui é desenvolver um modelo de componente compartilhado para o shell de administração para localização de ativos. Com isso, dados baseados em localização padronizados estariam disponíveis por meio do shell de administração e poderiam ser usados em soluções da Indústria 4.0.

 

 

(*) PI – PROFIBUS & PROFINET Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *