A família de módulos de rede Balluff, BNI, ganha novo integrante com o Hub analógico IO-Link. O módulo possui oito entradas analógicas universais, que podem ser configuradas para coletar sinais de corrente, tensão ou sensores de temperatura tipo Pt ou RTD.
Na maioria das máquinas e dos equipamentos, os sinais analógicos representam mais de 10% do total do volume de dados. No entanto, conectar e incorporar sinais analógicos é uma solução de alto custo. A instalação pede cabos com malhas especiais e o controlador precisa de E/S que processem especialmente estes sinais.
Utilizando um hub IO-Link, os sinais analógicos são processados localmente e digitalizados através da rede. Isto garante que o módulo filtre a variação de sinal e faça com que diferentes sinais (tensão, corrente e temperatura) sejam coletados por um único módulo.
O hub IO-Link é projetado para oito sinais e representa uma importante diminuição de custos para sistemas cujo controle depende de grandezas analógicas.
Características:
- Oito sinais de entrada;
- Cada porta pode ser configurada como uma entrada de tensão ou corrente bem como sinais de temperatura provenientes de sensores Pt ou RTD;
- Várias faixas de sinais disponíveis (0 a 10V, 5 a 10V, -10 a +10V, 0 a 5V, -5 a +5V, 0 a 20 mA, 4 a 20mA) • Resolução configurável de 10 a 16 bits;
- Alto grau de proteção para condições extremas. Código para pedido: BNI00AJ
Aplicações
O Hub Analógico IO Link pode ser aplicado em diversas máquinas em diferentes segmentos industriais, como automotivo, energia, metalurgia, alimentos, bebidas, embalagens etc.
O módulo se comunica diretamente com os mestres de rede Ethernet IP, Profinet e EtherCAT e, desta forma, pode ser integrado a diversos sistemas de automação.
A tecnologia IO Link
A tecnologia de comunicação IO Link permite que um único IP de uma rede industrial Ethernet seja responsável por uma grande quantidade de escravos, atendendo às necessidades de um mercado que sofre com escassez de endereços de rede, tornando o projeto facilmente gerenciável.
O IO Link é um padrão aberto de comunicação e leva inteligência ao sensoriamento de campo.
Através da rede, é possível atribuir um endereçamento único para um sensor, transformando-o em um dispositivo inteligente dentro do contexto da IIot. O sensor passa a transmitir e receber, em tempo real, informações precisas de diagnóstico e parametrização remota.
Empregando a comunicação IO Link, é possível poupar até 30% dos custos iniciais de projeto com uma infraestrutura simples de rede (cabos comuns de sensores e de rede) por meio do conceito de automação distribuída. Os custos de gerenciamento do equipamento e de diminuição de tempo de máquina parada devido a esta tecnologia são facilmente percebidos a curto prazo.
Sobre a Balluff
Fundada em 1921 e de origem alemã, a Balluff está presente em mais de 67 países com plantas fabris e escritórios comerciais. No Brasil há 34 anos, a empresa, dedicada à qualidade e a tecnologias inovadoras orientadas para o cliente, segue líder em automação industrial, e oferece uma gama completa de sensores de alta qualidade, sistemas e soluções customizadas.