Os rádios DATAEAGLE PROFIBUS ajudam a evitar paradas não programadas do Reclaimer, aumentando a eficiência da operação do pátio de madeira
O Stacker & Reclaimer, também conhecido como Empilhador-Recuperador, é uma máquina enorme, usada na indústria de papel e celulose para empilhar os cavacos de madeira produzidos pelas linhas de picagem. As pilhas circulares, resultantes desse processo, formam o estoque de madeira que será utilizada para alimentar o Digestor.
Tanto o Empilhador como o Recuperador possuem uma estrutura móvel que gira em círculos em torno do próprio eixo, dando forma às pilhas circulares. A comunicação dessas estruturas móveis com o sistema de controle da máquina é feita, em geral, por meio de contatos elétricos chamados de anéis coletores.
O barramento da rede PROFIBUS DP também é conectado ao sistema de controle através desses contatos móveis que, com o tempo, sofrem desgaste e provocam a deterioração do sinal de rede.
Crédito da imagem: Andritz
Depois de algum tempo de operação, as paradas da rede são inevitáveis e, com elas, vêm os prejuízos para a empresa.
Numa tentativa de restabelecer a comunicação, algumas empresas chegam a instalar um cabo PROFIBUS externo para fazer o By-pass dos anéis coletores.
Porém, como o Stacker e o Reclaimer são equipamentos que circulam em torno do próprio eixo, o cabo se enrola na estrutura e é preciso parar o processo periodicamente para desenrolá-lo.
Em 2017, para resolver esses problemas em caráter definitivo e assegurar a produtividade da planta, uma importante fábrica de papel e celulose, situada na Bahia, instalou sistemas de rádios PROFIBUS DATAEAGLE no Stacker e no Reclaimer para substituir os anéis coletores e cabos de rede.
Os rádios DATAEAGLE atuam como extensores wireless de barramento, com velocidade de até 1.5Mbps e totalmente transparentes.
A instalação foi rápida e não foi preciso fazer nenhum tipo de alteração na programação do PLC (Mestre DP) ou na configuração do hardware.
Fig. 2 – Instalação dos rádios no Stacker / Crédito da imagem: Westcon
Fig. 3 – Topologia da rede PROFIBUS DP após a implantação dos rádios / Crédito da imagem: Westcon
Desde o comissionamento e início de operação, não ocorreram mais paradas de rede inesperadas. Os dois sistemas de rádio já estão operando há 8 anos, em ambiente agressivo e sujeito a muita vibração, sem qualquer falha ou interrupção.
A exclusiva tecnologia patenteada Smart Radio torna o link wireless muito estável e confiável. Os rádios DATAEAGLE são utilizados em todo o mundo em aplicações de missão crítica envolvendo intertravamentos de segurança através de PROFIsafe via PROFIBUS (e PROFINET também).
Os rádios DATAEAGLE são ideais para substituir anéis coletores, cabos de arrasto e sistemas ópticos de transmissão de dados em equipamentos fixos ou móveis.
Com base nos resultados positivos dessa instalação, em 2019, outra grande empresa de papel e celulose, situada no Maranhão, se antecipou e optou por instalar os rádios DATAEAGLE no Stacker e Reclaimer do seu pátio de madeira para substituir os anéis coletores antes mesmo que os problemas começassem a acontecer.
Num primeiro momento, os links de rádio foram deixados com backup para o sistema de anéis coletores. Após algumas falhas no sistema eletromecânico, a empresa optou por tornar os links de rádio o meio principal de comunicação.
Desde então, os rádios DATAEGLE têm funcionado sem nenhuma interrupção, e o sistema de anéis coletores, que havia sido deixado com backup, nunca mais tornou a ser utilizado.
Os rádios DATAEGLE são distribuídos no Brasil, com exclusividade, pela Westcon Conectividade e Redes Industriais.