Raik Zachmann (*)
A partir do início de 2022, os fabricantes de drive e codificadores que incorporam o perfil PROFIdrive ou Encoder opcional são obrigados a ter seus produtos certificados com essa opção.
Infelizmente, nem todos os fabricantes estão bem preparados para um teste em um laboratório de testes PI, embora isso possa ser facilmente alcançado. Razão suficiente para eu retomar esse assunto.
Na PI, a qualidade dos produtos com tecnologias PI sempre teve um papel importante. E assim, além das especificações técnicas, as ferramentas de teste correspondentes são sempre criadas para determinar a conformidade e garantir a interoperabilidade. Esse também é o caso dos dois perfis para drives e codificadores.
O Profile Tester, uma ferramenta baseada no Windows com uma interface gráfica de usuário, pode ser baixado gratuitamente por todos os membros. A conexão de configuração do teste PROFINET pode ser facilmente estabelecida por um controlador de comunicação baseado em cartão PC1616 da Siemens CP1616 – PCI, enquanto a engenharia de projetos pode ser tratada individualmente via Step7, NCM PC ou TIA Portal.
Os scripts de teste são totalmente automatizados e abrangem as Classes 1, 3 e 4 e Encoder Classes 3 e 4. Além disso, testes personalizados podem ser facilmente criados usando as extensas funções incorporadas. Os testes podem ser empacotados para testar listas, que podem ser iniciadas via linha de comando. A lista de testes é executada automaticamente. Assim, o Testador de Perfil pode ser facilmente integrado ao processo de desenvolvimento ágil.
Variáveis podem ser observadas e pontos de interrupção podem ser definidos para facilitar a análise de erros.
Espero ter despertado seu interesse no Testador de Perfis. Do ponto de vista da PI, o caminho é pavimentado para um teste bem-sucedido e a emissão do certificado.
Mais informações: https://www.profibus.com/download/profinet-profidrive-profile-tester
(*) Raik Zachmann é líder do Grupo de Trabalho Certificação PROFIdrive (C2/WG5)