Quando se trata de uma indústria alimentícia, existe uma variedade de alimentos e bebidas que passa por diversas máquinas em uma instalação de processos ou engarrafamento, e a principal prioridade de seus fabricantes é com a limpeza.
Nesses casos, os sistemas Cleaning in Place (ou CIP) fornecem uma maneira perfeitamente regulada de manter cada peça do equipamento limpa, permitindo essencialmente que os usuários limpem máquinas e tubos sem que precisem desmontar um sistema inteiro.
Ao coordenar com os PLCs de produção em uma instalação, um sistema CIP é capaz de programar, executar e concluir a operação de limpeza. A coordenação desses sistemas separados é crítica, para garantir que a produção não seja retomada até que todo o ciclo de limpeza seja concluído. A comunicação é usada como um aperto de mão entre o PLC de produção e o PLC CIP, para que ambos os sistemas saibam quando a limpeza começa, quando termina e quando o produto pode ser colocado de volta com segurança nos dispositivos.
A MAGMA SAP da Polônia fabrica estações CIP para uma variedade de fabricantes de bebidas. A MAGMA constrói de quatro a seis estações por ano. Suas estações são construídas e controladas de acordo com os padrões de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP), que analisam e controlam os riscos envolvidos na produção e distribuição de materiais. As estações CIP da MAGMA são configuradas para supervisionar a temperatura e a concentração da solução de lavagem de circuito fechado; o tempo das etapas do processo de limpeza; a configuração das conexões do circuito em todo o sistema; e o fluxo dentro do equipamento que está sendo limpo. A configuração da solução de limpeza é protegida por senha e os parâmetros da solução podem ser configurados individualmente, tornando mais fácil personalizar sua configuração ou fazer ajustes conforme necessário. As estações de limpeza são equipadas com um controlador que se comunica com um IHM, que é usado pelo operador em cada ciclo de limpeza, e usado para arquivar os dados que são definidos pelo controlador.
Para uma estação CIP feita para um fabricante de água mineral engarrafada, um Rockwell Automation® CompactLogix ™ foi usado. Os sistemas Siemens® são amplamente usados na indústria de alimentos e bebidas na Polônia, então, você pode ver onde haveria um problema de comunicação. É aí que a ProSoft Technology ajudou.
“A MAGMA queria um parceiro confiável e que trabalhasse com eles durante todo o processo”, disse Krzysztof Hajzyk, então gerente regional de Vendas da ProSoft Technology. “Eles têm um bom relacionamento com seu distribuidor Rockwell Automation e a ProSoft Technology forneceu suporte no local com suas primeiras aplicações. Eles trabalharam com controladores Allen-Bradley® contendo placas PROFIBUS no chassi da ProSoft em várias outras aplicações e tiveram sucesso”.
A MAGMA também usou produtos ProSoft para outras aplicações, incluindo sistemas de pigging em projetos de processamento de alimentos.
As soluções PROFIBUS in-rack da ProSoft permitiram que o CompactLogix se comunicasse com o equipamento Siemens usado em toda a instalação. O módulo habilitou o controlador para trocar dados com os PLCs e equipamentos de medição existentes da instalação, que rastreia o fluxo, temperatura, pressão e nível, garantindo que quaisquer problemas sejam comunicados rapidamente. Sem os módulos PROFIBUS da ProSoft, teria sido muito mais caro e complicado se comunicar com a linha de produção existente e coordenar as transferências de dados envolvendo os status dos equipamentos, como tanques, tubos e válvulas.
Uma outra teria sido a adição de I / O extra, e que sairia mais caro e demorado para implementar. Com os módulos PROFIBUS da ProSoft, a nova configuração também permitiu acesso direto aos dados na memória de outros processadores, facilitando o uso quando se tratava de monitorar o sistema. Além disso, ter uma rede para todos os equipamentos e trocas de dados ajudou a simplificar a operação: Com as máquinas de processo conectadas entre si, conectar-se a uma permitia o acesso às demais.
Essas melhorias permitiram que a MAGMA e o usuário final se concentrassem na parte mais importante do processo: manter a água mineral limpa.
Saiba mais sobre os módulos da Prosoft com a Baumier Automation.
* Artigo original extraído do site do fabricante (Prosoft) e traduzido para português em 21 de outubro de 2021.