Conexão perfeita com a nuvem

09 abr 2025

Conexão perfeita com a nuvem

A conexão perfeita de dados específicos de sensores com outros serviços – para monitoramento de ativos, por exemplo – é uma das tarefas mais empolgantes sendo realizadas nas plantas industriais modernas. O IO-Link atende a todos os requisitos para a rápida disponibilização de dados para processamento adicional. Isso é possível graças ao IO-Link master, que inclui uma interface integrada de API REST.

Do que se trata?
Cada vez mais serviços estão operando fora do controlador, seja em um PC dentro da rede local de uma planta industrial ou remotamente, como aplicativos baseados em nuvem. Isso inclui, por exemplo, ferramentas de monitoramento que operam na nuvem AWS (Amazon Web Services), permitindo visualizar e monitorar o estado de sensores e atuadores ou transferir dados de uma linha de produção para um sistema ERP para cálculo de OEE (Overall Equipment Effectiveness). Além disso, quando se trata de integrar novos métodos baseados em Inteligência Artificial para análise de estados de processo, faz sentido processá-los fora do sistema de automação tradicional.

Muitas dessas aplicações fazem parte do IIoT (Industrial Internet of Things). Esses tipos de clientes solicitam dados da produção e os encaminham para avaliações especializadas. Os usuários desejam acessar esses dados da maneira mais simples possível. Em outras palavras, os dados precisam ser transferidos de forma fluida e contínua, utilizando protocolos amplamente reconhecidos e implementados no universo da TI.

O papel do IO-Link Master
É aqui que o IO-Link master se destaca, tornando-se um servidor de dados altamente eficiente com a API REST. Ele pode ser acessado diretamente por qualquer aplicação de TI por meio do seu endereço IP. A API REST é uma interface amplamente utilizada na internet para solicitação de dados com base em requisições HTTP (Hypertext Transfer Protocol) simples. Esses tipos de requisições são suportados por todas as linguagens de programação, independem do sistema operacional e estão presentes em todos os clientes web, como navegadores.

Os dados solicitados por meio dessas requisições HTTP são transferidos como objetos JSON na resposta e exibidos. Objetos JSON são extremamente leves e podem ser lidos e interpretados por máquinas de forma eficiente. Com o suporte do IODD (IO Device Description), os dados são descritos semanticamente, facilitando sua interpretação. O IODD, baseado em XML, contém todas as informações sobre parâmetros, mensagens de erro e diagnósticos dos dispositivos conectados.

A especificação do IO-Link inclui objetos JSON para configuração, monitoramento e controle do IO-Link master e dos dispositivos conectados. Com esses dados, uma tarefa de automação simples pode ser implementada diretamente a partir de um ambiente IIoT. Além disso, o MQTT pode ser utilizado como mecanismo de transferência em vez da API REST.

Demonstração na Feira de Hannover
Na prática, essa conexão será exibida no estande da PI na Hannover Messe (hall 9, D68), onde um demonstrador apresentará uma tarefa simples de controle de nível de tanque. Um pequeno computador Raspberry Pi será usado como controlador, comunicando-se com os sensores via JSON-REST API, trocando dados independentemente do IO-Link master conectado.

No estande da PI, na Hannover Messe, será exibido um demonstrador com um pequeno computador de placa única Raspberry Pi, implementando uma tarefa simples de controle de nível de tanque.

Conteúdo traduzido. Texto original disponível no site da PI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *