Com o surgimento da ideia de Indústria 4.0, o assunto “Digitalização” está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Dados se tornam de extrema importância não só nas tomadas de decisões, mas também para ferramentas de análises e de IA, explorando os conceitos de “Machine Learning”. Tendo isso em mente, o tráfego dos dados fornecidos pelos instrumentos de campo deve ser rápido, seguro e confiável.
Por esse motivo foi desenvolvido o meio físico Ethernet-APL, que leva as comunicações Ethernet, como o PROFINET, para os instrumentos de campo, utilizando cabeamento de 2 fios que energiza e transmite dados ao mesmo tempo, sendo possível usar grandes comprimentos de cabos (inclusive em área classificada) e manter a alta velocidade de 10 Mbps (full-duplex).
Mais importante que novas tecnologias, entretanto, é saber como usá-las. Você se sente preparado para aplicar o Ethernet-APL em sua planta? Tem a confiança de desenvolver um novo projeto utilizando essa tecnologia, que é o presente e o futuro da instrumentação?
Treinamento é parte fundamental para o bom funcionamento de qualquer equipamento/tecnologia. Por isso, no início de maio, tivemos um treinamento do time da Endress+Hauser com a Westcon sobre rede PROFINET e PROFINET-APL. Com cada vez mais pessoas capacitadas, mais fácil se torna a implementação e uso do Ethernet-APL e seus benefícios.
E aí, já está preparado para o futuro da instrumentação?