Participações de mercado de protocolos Ethernet industriais de acordo com um estudo da Omdia
Uma análise recente do instituto de pesquisa de mercado Omdia confirma mais uma vez que o PROFINET é a tecnologia líder na área de protocolos Ethernet industriais. Além de sua ampla adoção, o PROFINET é particularmente convincente devido ao seu foco consistente em segurança – um fator decisivo em tempos de crescentes ameaças digitais e de rede.
Com a publicação da Especificação PROFINET V2.4 MU6, a PI (PROFIBUS & PROFINET International) envia um forte sinal de segurança desde o projeto. A nova versão contém definições abrangentes para as Classes de Segurança 2 e 3, especificamente adaptadas aos requisitos dos sistemas industriais modernos. Esses mecanismos de segurança garantem redes robustas, protegidas tanto contra ataques externos quanto contra controles de acesso inadequados.
As tecnologias associadas, como GSDML, e os processos de certificação também estão em constante desenvolvimento para garantir o mais alto nível de integridade e confiabilidade. Os desenvolvedores se beneficiam de especificações claras e de uma base estável para arquiteturas de sistemas seguras.
O PROFINET demonstra sua força não apenas na amplitude de aplicações – para automação de processos, automação industrial, controle de movimento de ponta com IRT, com integração de IO-Link ou com Ethernet-APL e Ethernet-SPE – mas também na profundidade dos conceitos de segurança.
A estreita coordenação com outras tecnologias de PI e o envolvimento de mais de 1.000 especialistas nos grupos de trabalho garantem que os aspectos de segurança sejam identificados e abordados em um estágio inicial.
A liderança de mercado do PROFINET não é confirmada apenas pela Omdia, mas também por outros estudos independentes, como a análise anual do mercado de redes industriais da HMS Networks ou o estudo de mercado “Comunicação Industrial / Indústria 4.0 2025” de Michaela Rothhöft.
Conteúdo traduzido. Original disponível no site da PI.