04 dez 2025

Nova diretriz de design de segurança PROFINET publicada

A PI publicou uma nova diretriz de planejamento para PROFINET Security. A “Diretriz de Projeto PROFINET para Segurança” agora está disponível para todos os membros do PI e oferece outra contribuição valiosa para alcançar a segurança OT necessária nas instalações de produção. Esse é um tema importante para todas as empresas de manufatura!

A especificação mais recente define os recursos técnicos essenciais de cibersegurança do protocolo PROFINET, que já estão sendo implementados. A diretriz mencionada, por outro lado, descreve as etapas necessárias para planejar uma planta de produção em termos de segurança de OT. É direcionada a planejadores, engenheiros de comissionamento e operadores de fábricas de produção e foi inicialmente escrita em inglês. Uma versão alemã virá em seguida.

A diretriz fornece aos interessados no processo de cibersegurança informações básicas sobre como projetar a planta e quais pontos considerar durante o comissionamento e operação – apoio valioso para todos os especialistas em cibersegurança em empresas de manufatura. Além de informações gerais sobre o processo de planejamento de segurança, também são fornecidas informações específicas do PROFINET. Essas informações podem ser encontradas nos capítulos devidamente rotulados.

O autor, Prof. Dr. Karl-Heinz Niemann, que é presidente do comitê da PI há muitos anos e é responsável pelas altamente estabelecidas diretrizes de planejamento, instalação e aceitação da PROFINET, explica a importância da diretriz: “Ao publicar a diretriz antecipadamente, estamos dando à comunidade PROFINET a oportunidade de abordar a segurança em um estágio inicial e planejar os processos em suas empresas de acordo. Embora alguns capítulos ainda careçam de informações detalhadas, vejo isso como uma boa introdução ao tema antes dos produtos estarem disponíveis no mercado. Vamos preencher as lacunas restantes assim que ficar claro como os fabricantes implementaram certas funções em seus produtos.”

 

Conteúdo traduzido. Original disponível no site da PI.

Deixe um comentário