08 nov 2025

Instrumentação Inteligente: Multiprotocolo, Mobilidade e Segurança com configurador de campo e interface

ENDRESS+HAUSER 

Se você atua em áreas classificadas ou precisa configurar equipamentos com múltiplos protocolos, em bancada ou diretamente no campo, e busca uma solução segura, eficiente e simples, precisa conhecer a interface de comunicação MOBILINK SFP50.

Compatível com os principais protocolos digitais, como HART, PROFIBUS PA e FOUNDATION Fieldbus, a MOBILINK permite integração direta via Bluetooth com o configurador de campo Field Xpert SMT70B ou com dispositivos via USB que utilizam software de configuração, como o FieldCare. A integração entre os dispositivos Endress+Hauser e Softing é a solução ideal para configuração de dispositivos em ambientes industriais exigentes.

O configurador SMT70B pode ser utilizado em ambientes classificados como Zona 2. Além disso, é compatível com protocolos adicionais, como WirelessHART, IO-Link, PROFINET e PROFINET APL, ampliando sua versatilidade. Com robustez industrial e recursos avançados, o Field Xpert se destaca como uma ferramenta digital completa para gerenciamento de ativos em qualquer tipo de indústria.

A interface Mobilink FieldPort (SFP50) permite a configuração e parametrização de dispositivos de campo diretamente no local de operação. Seu design robusto e compacto é ideal para ambientes industriais severos e sua conectividade via bluetooth amplia sua versatilidade. O uso dessa interface elimina a necessidade de múltiplos modems ou interfaces específicas para cada protocolo. Além disso, possui certificações ATEX e IECEx para Zona 1, tornando-a adequada para áreas classificadas com risco de explosão.

A configuração e o comissionamento dos dispositivos podem ser feitos com alta precisão e segurança, por meio da tecnologia DTM (Field Device Tool / Device Type Manager) integrada ao software de configuração do Field Xpert SMT70B. Essa tecnologia permite acesso completo às funcionalidades dos instrumentos, independentemente do fabricante ou protocolo de comunicação. Os DTMs específicos de cada dispositivo oferecem uma interface gráfica intuitiva para parametrização, diagnóstico e manutenção, além de permitirem a geração de relatórios, arquivamento de configurações e visualização lógica da planta. Isso garante maior eficiência, rastreabilidade e padronização na gestão dos ativos de instrumentação.

Deixe um comentário