Plataforma de comunicação dos controladores programáveis da Série Nexto, o MasterTool IEC XE é uma ferramenta completa para programação, depuração, configuração e simulação de aplicações. Baseado na tecnológica CODESYS, o software possui recursos para todas as etapas do ciclo de vida de projetos de micro a grande porte. Em sua nova versão 3.40, a plataforma passa a contar com suporte a alguns dos produtos mais recentes da família Nexto e ganha recursos para qualificar ainda mais a experiência do usuário.
Disponível para download no site da Altus, o software, ferramenta onde se configuram os protocolos PROFIBUS e PROFINET nos controladores da Série Nexto, é gratuito para aplicações de até 320 pontos E/S e todos os usuários de MasterTool IEC XE têm acesso às melhorias implementadas rotineiramente de forma gratuita ao atualizar o projeto do CLP.
Confira as principais mudanças que o upgrade da plataforma para a versão 3.40 traz para seus usuários.
Suporte aos novos produtos da família Nexto
Ao fazer o download do instalador no site da Altus e realizar a atualização do seu software, o usuário irá habilitar uma série de novos recursos e funcionalidades no MasterTool IEC XE. Entre esses recursos está o suporte à nova CPU NX3008, unidade de processamento mais avançada da Série Nexto de CLP’s. Idealizada para ser uma CPU global capaz de interagir com os mais variados dispositivos e sistemas encontrados no mercado, o CLP já está disponível para comunicação e configuração por meio da versão 3.40 da plataforma.
Outra linha de produtos que passa a constar de forma nativa no software são as expansões de entradas e saídas da linha Nexto Xpress. A partir dessa atualização, o sistema já conta com os produtos XP101, modelo com 16 entradas digitais, e XP106, modelo com 8 entradas digitais e 6 saídas digitais a relé. Os equipamentos estão disponíveis no repositório de dispositivos como escravos CANopen.
Além dos novos produtos, o MasterTool IEC XE v3.40 também traz novidades em relação ao suporte a protocolos de comunicação. A partir da última versão de firmware disponibilizada, todos os modelos Nexto Xpress, família de CLPs compactos e IoT-ready da Altus, passam a contar com suporte a EtherCAT Master. Amplamente utilizado em aplicações de máquinas, o protocolo passa a constar como uma opção de comunicação no software para estes CLPs.
Novas bibliotecas de função e ampliação de recursos
Para dar mais flexibilidade aos projetos e permitir uma maior escalabilidade às aplicações que utilizam os produtos Nexto Xpress, a atualização do MasterTool passa a contar com uma biblioteca de funções capaz de expandir o número de entradas analógicas. Disponível para integração com todos os CLPs da linha, com exceção do modelo XP300, a LibIntegratedIoExt permite ao usuário habilitar os pinos das entradas analógicas de tensão e de corrente para operar simultaneamente, expandindo a capacidade do CLP para até 10 entradas analógicas. Assim, o usuário pode conectar ao produto 5 transdutores (sensores) com corrente nos padrões 0 a 20 ou 4 a 20 mA e, em adição, mais 5 instrumentos baseados em tensão de 0 a 10 Vdc.
Outra melhoria presente na atualização do software foi o update do recurso LibNextoPID para suportar novos padrões e funções avançadas de controle. Biblioteca que contém os blocos de função PID dos controladores da Série Nexto, a NextoPID utiliza uma variável e um setpoint de processo do bloco funcional para calcular a variável manipulada para o processo controlado, considerando os fatores Proporcional, Integral e Derivativo programados. Esse é um algoritmo de controle PID, em que o ganho proporcional é o ganho do controlador, aplicado tanto ao erro quanto às parcelas da integral e derivada do controlador.
Ainda falando sobre otimizações, outra característica que passou por um importante upgrade foi o tamanho máximo disponível para a Memória do Programa de alguns dos CLPs da Série Nexto: de 2MB para 3MB nos CLPs XP300, XP315 e XP325; e de 6MB para 8MB no XP340 e na CPU NX3005. Com a melhoria, o usuário tem capacidade para armazenar programas com códigos mais extensos ou componentes de software maiores. Um exemplo de aplicação é o driver de comunicação do protocolo PROFINET, que é consideravelmente mais pesado que os arquivos de configuração de outros protocolos do mercado.
Além desses novos e atualizados recursos, a equipe de P&D responsável pelo desenvolvimento do software ainda implementou outras melhorias pontuais para qualificar a experiência do usuário. Você pode ver mais detalhes sobre essas melhorias no histórico de revisões disponível na Central de Downloads.