Contexto
Uma indústria do setor químico enfrentava recorrentes falhas na rede PROFINET da área de utilidades, tornando o diagnóstico e a manutenção um desafio, especialmente devido à complexidade e extensão da planta industrial.
Objetivos
Reduzir falhas na rede, aumentar a disponibilidade do sistema e permitir diagnósticos rápidos e precisos, sem interrupções na produção.
Desafios
A planta não podia ser parada para a execução do projeto. Foi necessário um plano de migração ponto a ponto com o sistema em operação, sem comprometer a produção.
Solução aplicada
Inicialmente, foi feito um mapeamento completo da rede existente, identificando todos os pontos e conexões. A nova infraestrutura foi instalada em paralelo, com a passagem de cabos de fibra óptica interligando seis switches gerenciáveis, enquanto a planta seguia operando normalmente com a rede convencional.
Durante a implantação, as conexões de fibra foram feitas e os switches foram configurados individualmente. Em seguida, os nós eram migrados da rede de cobre para a nova estrutura em fibra. Essa estratégia garantiu a continuidade da produção, evitando interrupções no processo industrial.
Após a instalação e configuração dos switches periféricos, foi feita uma parada programada para configurar o switch gerenciável central, responsável pela gestão do anel de comunicação, bem como o PLC que faz a comunicação com todos os switches via PROFINET, coletando em tempo real as informações de status, qualidade de sinal, desconexões e topologia da rede.
Essa nova arquitetura PROFINET proporcionou uma rede mais robusta, resiliente e altamente diagnosticável. Com a topologia em anel, falhas físicas são automaticamente compensadas, mantendo a comunicação ativa. Além disso, a integração com o sistema SCADA permite monitoramento detalhado e imediato, com alarmes precisos em caso de falhas de dispositivos ou interrupções na comunicação.
Foram feitos testes de integridade e resiliência, como a desconexão de segmentos de fibra e a simulação de conexões indevidas, que validaram a eficácia do sistema.
Resultados alcançados
- Redução significativa de paradas por falha de rede;
- Equipe de manutenção passou a localizar falhas em poucos minutos;
- Identificação de conexões indevidas;
- Aumento da confiabilidade e produtividade da planta.
Lições aprendidas
A integração da rede PROFINET com o SCADA, aliada a uma topologia resiliente, transformou a gestão da infraestrutura de rede. A estratégia de implantação gradual demonstrou ser viável e altamente eficiente.