Caso não consiga visualizar este e-mail clique aqui





ESPECIAL

Centro de Competência em Profibus: cursos permitem extrair o máximo da tecnologia para projetar, instalar e manter a rede estável.

Funcionando oficialmente desde 2007 nas instalações do Laboratório de Automação Industrial da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, em São Carlos, SP, o Centro de Competência em Profibus (CCP) foi criado por meio de um convênio com a Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial e tem sido – de fato – o braço tecnológico da Associação Profibus Brasil - América Latina.
Durante quase seis anos, fabricantes, usuários e integradores tem sido supridos com suporte, serviços especializados no desenvolvimento de produtos, treinamento, certificação de produtos, redes e profissionais. Tudo isso com a estrutura oferecida pelo CCP, que inclui sistemas completos em operação com as tecnologias Profibus DP, Profibus PA e, mais recentemente, Profinet, demonstrados através de kits de produtos disponibilizados pelas empresas membros da Associação.

Contudo, a área de treinamento – sejam eles em empresas ou no próprio CCP, incluindo os de certificação de engenheiro e instalador Profibus – tem sido o destaque nos últimos anos, especialmente pelo grau de excelência de conteúdo e qualidade didática.

O CCP foi auditado e certificado em 2009 – recebendo a aprovação para centro de excelência em tecnologia e para centro de treinamento certificado – por Andy Verwer, um dos maiores especialistas mundiais na tecnologia Profibus, o que já lhe concede as melhores credenciais.

O Prof. Dr. Dennis Brandão é o responsável por todas as atividades do CCP. Ele é Engenheiro Mecânico com Doutorado em Automação Industrial, e possui uma experiência significativa em desenvolvimento de dispositivos de campo e suporte de equipamentos robóticos. Além do CCP, também é docente do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos da USP na área de Automação Industrial.

Segundo ele, embora os primeiros treinamentos tenham sido iniciados em 2008, foi a partir de 2009 que os cursos sobre Profibus começaram a deslanchar.  Mais recentemente o CCP iniciou o desenvolvimento do treinamento sobre Profinet, por meio de um financiamento da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que já está com toda a infraestrutura física e de conteúdo programático concluídos, incluindo os instrutores devidamente treinados, aguardando apenas a auditoria oficial de um especialista da Profibus Internacional.

O CCP oferece quatro treinamentos com todo o material didático e demais recursos integralmente em português: Curso de Engenheiro Profibus Certificado, Curso de Instalador Profibus Certificado, Curso de Introdução à Configuração e Instalação de Redes Profibus, além do módulo “Profibus PA”, oferecido junto com o Curso de Engenheiro Profibus Certificado.

“Os engenheiros e instaladores que obtêm a nota mínima ao final do curso e são aprovados, recebem uma certificação válida internacionalmente, que fica registrada no banco de dados da Profibus Internacional, sendo que é preciso revalidá-la a cada dois anos”, explica o Prof. Dennis.

Outro benefício dos treinamentos do CCP são as aplicações reais, cujos exemplos são baseados na realidade vivenciada pelas plantas brasileiras. “Por exemplo, em relação à Alemanha, muda muito o tipo de aplicação. Lá o programa do treinamento aborda muito mais máquina e aqui muito mais processo. Lá as normas de aterramento seguem uma orientação e aqui no Brasil outra. Enfim, já existe uma adaptação muito significativa dos treinamentos da tecnologia Profibus à realidade brasileira”, compara o coordenador.

“Com forte aplicação nos segmentos de açúcar e álcool, óleo e gás e mineração, a tecnologia Profibus é bastante sofisticada, mas que o usuário final não aproveita 100%. Este é um dos pontos fortes dos treinamentos do CPP, ou seja, como extrair o máximo da tecnologia e mostrar o quanto o protocolo é poderoso do ponto de vista de diagnose”, ressalta o Prof. Dennis.

O CCP também funciona como laboratório de aulas práticas sobre redes para os alunos dos cursos de graduação da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, facilitando também o estreitamento da relação entre a tecnologia, as empresas e a universidade.

Guilherme Serpa Sestito é Engenheiro Elétrico e está no CCP desde 2009. No ano seguinte fez o Curso de Engenheiro Profibus Certificado na Irlanda e, a partir de 2011, é um dos instrutores dos treinamentos.  Hoje Guilherme está levando adiante seu Mestrado e já se preparando para os cursos relacionados ao Profinet.

Paulo Henrique Toledo de Oliveira e Souza é aluno da primeira turma de Automação da Escola de Engenharia de São Carlos e já concluiu seu Mestrado. Depois de um ano e meio trabalho em projetos de automação na iniciativa privada, voltou para o Laboratório de Automação Industrial e também é um dos instrutores dos treinamentos do CCP.

Vale destacar que o público dos treinamentos do CPP tem sido composto por 40% de usuários finais, 40% de integradores e 20% de fabricantes, principalmente de empresas brasileiras que fazem desenvolvimento de produtos.

O Centro de Competência em Profibus registra hoje cerca de 120 engenheiros e instaladores certificados e mais de 400 profissionais treinados em todo o Brasil.



Da esquerda para a direita: Paulo Henrique Toledo de Oliveira Souza, Dennis Brandão e Guilherme Serpa Sestito: qualidade de conteúdo e de recursos.




Dois dos kits de produtos de empresas associadas utilizados nos treinamentos do Centro de Competência em Profibus: valorizando a tecnologia.

 


 

ASSOCIADOS

João Godoy inaugura o quadro de membros individuais da Associação Profibus Brasil

João Paulo Motta de Godoy, Especialista de Sistemas Industriais da GE Power Conversion, situada em Campinas, SP, é o primeiro associado a inaugurar a galeria de membros individuais da Associação Profibus Brasil.

Aos 33 anos e natural de Limeira, SP, Godoy formou-se em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e fez Mestrado em Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Ele conta que começou sua carreira em 2005 na Cosipa – que hoje é a planta da Usiminas de Cubatão – como Engenheiro de Manutenção Elétrica. “Nesse período iniciei a aplicação de programação de CLPs e periféricos. Em 2010 passei para Engenheiro de Manutenção Pleno, com a responsabilidade de manter os sistemas de operação de pontes rolantes e de equipamentos de transporte de material, além de equipamentos de refino secundário de aço. Por isso, passei a atuar mais fortemente com a atualização de sistemas supervisórios e otimização de redes entre controladores e periféricos que necessitavam de modernização. A rede industrial com a qual eu mais trabalhei e trabalho é a Profibus”, destaca Godoy.
Já em 2012, ele foi para a equipe de Engenharia de Automação, onde dentre outras atividades pode exercitar seus estudos em redes Profibus e contribuir com a otimização das instalações dessas redes daquela planta. “Também pude trabalhar junto à equipe da Engenharia de Automação sobre a necessidade de realizar uma análise criteriosa da qualidade dos sinais e consequentemente a confiabilidade das redes já existentes e das novas redes Profibus”, completa.
Desde abril deste ano, Godoy está na GE Power Conversion, como integrante da equipe de engenharia de especificação e propostas de equipamentos de elevação de carga, definindo a melhor solução técnica de elétrica, acionamentos, redes e automação.

O primeiro associado individual conheceu a Associação Profibus quando participou do curso de Instalação de Redes Profibus que realizou em maio de 2010. “Desde então, recebo todos os comunicados da Associação que me informam sobre as novidades a respeito da área da automação”, ressalta Godoy.
Ávido por conhecer a fundo a tecnologia, ele também é Engenheiro Profibus Certificado, tendo participado do treinamento de cinco dias ministrado em dezembro do ano passado no Centro de Competência Profibus em São Carlos.  “Tive a oportunidade de participar do curso de certificação no Centro de Competência Profibus, onde é realizado um trabalho muito bem estruturado, com material claro e completo, tanto teórico quanto prático, aprovado pela Associação Profibus Internacional. Depois de intenso treinamento e testes, consegui ser aprovado”, orgulha-se Godoy. Ele acredita que os profissionais que passam por essa certificação conseguem alcançar maior qualidade em seus trabalhos, tanto de implantação como de manutenção de quaisquer equipamentos, plantas ou máquinas que dependam desse tipo de tecnologia para seu controle e operação. “Os métodos e as práticas aprendidas, quando seguidos, garantem a plena disponibilidade da rede, diminuindo a quantidade de horas paradas por falhas de rede dos respectivos equipamentos, frente às instalações que não estejam com sua qualidade certificada”, conclui.



João Godoy: o primeiro profissional na galeria dos membros individuais da Associação Profibus.


Endress+Hauser inaugura nova fábrica

Com a presença de altos executivos do grupo, incluindo a presença do CEO, Klaus Endress, clientes e parceiros, em 8 de novembro a Endress+Hauser inaugurou a sua fábrica em Itatiba, destinada à produção de instrumentos de medição de vazão, nível e pressão, na qual a companhia investiu cerca de oito milhões de euros.

De acordo com o CEO do grupo, a empresa fabrica mais de dois mil produtos, muitos deles disponíveis em milhões de variações de modelos. “A produção regional na China, Índia, EUA e, mais recentemente, no Brasil, nos permite atender nossos clientes em qualquer parte do mundo de forma rápida e flexível,” explica Klaus Endress. “Esse conceito facilita a logística, reduz riscos de taxas de câmbio e reduz a dependência dos negócios. Ao mesmo tempo, o crescimento dos mercados internacionais também protege os trabalhos em centros de produção europeus”, enfatiza.

Por mais de 30 anos operando no Brasil, a Endress+Hauser concretizou seu desenvolvimento com o estabelecimento do centro de vendas próprio do grupo em 2003. “Desde então, as vendas anuais cresceram mais de 30% em média”, diz Carlos Behrends, diretor de gestão da Endress+Hauser Brasil. “Graças à produção local, estaremos aptos a fortalecer ainda mais nossa posição no mercado brasileiro”, anima-se.

Na fábrica em Itatiba, as modernas infraestrutura e linhas de produção foram instaladas em cerca de 4.300 metros quadrados de área fabril. A fábrica se estende por uma área útil de 18.000 metros quadrados totais, oferecendo espaço suficiente para expansão futura.
Mais de 20 pessoas montam, verificam e calibram instrumentos de medição customizados na nova fábrica, por enquanto, para clientes no Brasil. “Isto nos ajudou a reduzir significativamente o tempo de entrega e de espera,” conta Rogerio Jeronymo, gerente geral de produção de dispositivo de nível e de pressão. “Além disso, ganhamos muita experiência em termos de necessidades especiais e especificações de nosso mercado – seja do lado do cliente ou com relação às normas e regulamentações nacionais”, ressalta.
“Todos os nossos equipamentos e processos estão em conformidade com as normas de nossas empresas parentes na Europa – até mesmo os sistemas de calibração ultraprecisos incomparáveis mesmo em nossa indústria,” destaca Gustavo Lemos, gerente geral de produção de medidores de vazão, e completa: “Somos os únicos produtores de engenharia de medição que fabrica no Brasil com este nível de qualidade!”, conclui.



Vista da nova fábrica da Endress+Hauser em Itatiba



Momento da inauguração da fábrica por executivos da Endress+Hauser

 

Novos Associados

Boas vindas às empresas que acabam de se juntar ao quadro de membros da Associação Profibus, às quais agradecemos pela adesão.

PROCONTROL AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
www.procontrol.com.br
Belo Horizonte – MG
Marco Antonio Gouvêa Junior – Diretor

AUTOMATON INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS
www.automaton.com.br
Belo Horizonte – MG
Leopoldo José Naves Alves – Diretor

BALLUFF CONTROLES ELÉTRICOS LTDA.
www.balluff.com.br
Vinhedo – SP
Luiz Carlos Fontanetti – Vice Presidente Vendas e Marketing

 


 



Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9 - CEP 05422-970
São Paulo, SP. Telefone/Fax: (11) 2849-3202
e-mail: profibus@profibus.org.br
site: www.profibus.org.br.

Siga-nos!

    
 
ASSOCIAÇÃO

Seminário na AESABESP

O Polo AESABESP Ponte Pequena recebeu mais um Seminário sobre as Tecnologias Profibus, Profinet e AS-i no dia 7 de agosto, realizado no período das 9h00 às 12h00, e do qual participaram cerca de 30 profissionais e especialistas da companhia.
A agenda do Seminário incluiu a discussão dos temas: Fundamentos das tecnologias Profibus DP/PA e AS-Interface; Gerenciamento de ativos; Boas práticas de instalação de redes industriais Profibus; e Tecnologia Profinet.

 

Curso sobre Instalação de Redes Profibus

Dias 19 e 20 de agosto e 7 e 8 de outubro o Centro de Competência Profibus formou mais duas turmas do Curso de Introdução à Configuração e Instalação de Redes Profibus, ministrado pelo Prof. Dr. Dennis Brandão e pelo Mestrando Guilherme Serpa Sestito.

Com o objetivo de oferecer uma visão geral e profunda sobre barramentos de campo, em especial sobre o uso da tecnologia Profibus, o treinamento é destinado a todo o profissional de automação, técnico ou engenheiro, que necessita entender os conceitos teóricos, vantagens e desvantagens do uso de barramentos de campo, bem como a utilização prática da tecnologia Profibus.

Foram detalhados os seguintes aspectos: Introdução ao Profibus; Tipos de estações em redes Profibus; Comunicação entre Mestres e Escravos; Comunicação entre Mestres; Configuração de Instrumentos e Transmissores Profibus; Arquivos GSD; Arquivos DD; Temporização em redes Profibus DP e PA; Regras de instalação de redes Profibus DP e Profibus PA; Blindagem em redes Profibus DP e PA; Aterramento em redes Profibus DP e PA; Alimentação de redes Profibus PA; Tipos de conectores DP e PA; Interconexão de redes Profibus DP e PA; e Verificação de erros de instalação em redes Profibus DP e PA.
A última edição de 2013 do curso será realizada dias 2 e 3 de dezembro. Informações sobre vagas e inscrições no site www.profibus.org.br, telefone/fax (11) 2849-3202 ou e-mail profibus@profibus.org.br.



Aspecto de uma das aulas práticas do Curso de Introdução à Configuração e Instalação de Redes Profibus.


Encontros de Integradores em Campinas e Belo Horizonte

Nas cidades de Campinas e Belo Horizonte aconteceram duas edições do Encontro de Integradores, realizadas pela Associação Profibus, Profinet e AS-i que objetivou oferecer aos participantes uma visão estratégica das tecnologias específicas para integradores de sistemas e empresas de engenharia.
Na tarde de 22 de agosto em Campinas o evento foi prestigiado por dezenas de profissionais, representantes das empresas Amphenol TFC do Brasil, Atma Automação, Centro de Competência Profibus, Chaya Automação, Dimensional, DLG Automação Industrial, Hullen Automação, LCS Link, MT Engenharia E Comércio, National Instruments, Orkan Automação Industrial, Raízen, Ram Automação e Controle, Run Time Automação Industrial, Sense, Siemens, Smar, Toledo & Souza, Transpetro, Weidmueller Conexel Brasil, Westcon, Wika do Brasil e Pentagro.

O encontro foi realizado no Hotel Dan Inn Anhanguera e contou em sua programação apresentações de Marco Padovan, presidente da Associação Profibus, que atualizou os presentes sobre as recentes atividades da organização, seguindo-se a palestra do Prof. Dr. Dennis Brandão, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP e Coordenador do Centro de Competência Profibus, que tratou do tema “Validação de Redes Profibus”.  Daniel Coppini, Diretor de Tecnologia Profinet da Associação Profibus, falou exatamente sobre o assunto da sua diretoria, e Mário Sérgio Corcioli, da Transpetro, abordou a “Visão do Cliente sobre os Serviços Relacionados a Automação Industrial”.

O ponto alto do encontro em Campinas foi a mesa-redonda, coordenada por Paulo Garcia do Souza, físico, pós-graduado pela Unicamp e Politecnico Di Napoli, com atuação de mais de 30 anos no mercado de Automação Industrial. Foi um debate enriquecedor com perguntas pertinentes e respostas esclarecedoras.



Da esquerda para a direita: Marco Padovan, Mário Sérgio Corcioli, Dennis Brandão, Daniel Coppini e Paulo Garcia do Souza, durante a mesa-redonda.












Participantes do Encontro de Integradores de Campinas durante o debate possibilitado pela mesa redonda.

 

Já em 10 de setembro o Hotel Mercure Lourdes de Belo Horizonte recebeu especialistas de empresas prestadoras de serviço e integradores da região de Minas Gerais e Espirito Santo, tais como: Automaton Integração de Sistemas, Dimensional Equipamentos Elétricos, DLG Automação, Endress+Hauser, IHM Engenharia, Logica Automação e Serviços, Loja Elétrica, Procontrol, Sense, Siemens, Solution Engenharia, TSA Automação, Walmar Representações Técnicas, Weidmueller Conexel, Wika do Brasil e Wtech Automação.

Em mais uma oportunidade foi possível discutir detalhadamente as questões relacionadas à prestação de serviço de instalação de redes industriais Profibus, Profinet e AS-i e, juntos, identificar algumas das ações que poderão ser desenvolvidas no sentido de eliminar pontos que limitam o uso do protocolo Profibus, como, por exemplo, a qualificação de profissionais que estão envolvidos diretamente na execução dos trabalhos de instalação de redes industriais. Participaram do evento aproximadamente 30 profissionais de diferentes empresas fornecedores de produtos e prestadores de serviços.

Foram realizadas apresentações sobre o novo documento relativo à validação de redes industriais, além do Case Petrobras de Aplicação da Tecnologia Profibus e da palestra sobre a Tecnologia Profinet.

 

Associação na Agrometal de Dourados, MS

No período de 2 a 4 de outubro a Associação Profibus participou da 3ª Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho - Pavilhão da ACED. O evento foi organizado pela Prefeitura de Dourados com vistas à consolidação do Projeto Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região.

A Associação participou através de estande básico, onde divulgou a marca de todas as suas empresas associadas, distribuiu material informativo institucional e das companhias membros e prestou informações sobre a tecnologia Profibus.  Além disso, apresentou duas palestras no Congresso, sendo uma relacionada a um case de aplicação da Tecnologia Profibus e outra a respeito das Boas Práticas de Instalação de Redes Industriais Profibus.

Vale destacar que a região é composta predominantemente de usinas do setor de açúcar é álcool. Por esta razão, a 3ª Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul foi bastante oportuna e com um bom nível de participação, sobretudo pela qualidade dos profissionais visitantes, a maioria das áreas de Manutenção, Automação, Instrumentação, Tecnologia da Informação, Engenharia, dentre outras.



Aspecto do estande da Associação na da 3ª Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul.

 

Assembleia e reunião com Apex/Softex

Em 18 de outubro a Associação realizou sua assembleia geral e, na oportunidade, realizou uma reunião conjunta com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). O objetivo foi conhecer e estudar a utilização dos recursos do Governo Federal para apoio às iniciativas da associação de promoção tecnológica e comercial no âmbito internacional. O consultor Gustavo do Vale, gestor do Projeto Setorial Softex, realizou a “Apresentação do Brasil IT+ / Projeto Setorial Softex / Apex" para os participantes no auditório da Diretoria Regional de Campinas do CIESP.

 

Encontro de Usuários em novembro

Campinas também vai sediar, no próximo dia 27 de novembro, mais um Encontro de Usuários, que contará com palestras de profissionais de ampla experiência em grandes plantas brasileiras com tecnologia Profibus, Profinet e AS-i, assim como especialistas internacionais nas tecnologias.

Vale lembrar que cada empresa associada pode inscrever até quatro funcionários para participar do encontro, que tem a seguinte programação: Apresentação institucional da Associação Profibus – Marco Padovan (Gerente de Engenharia Sense Eletrônica e Presidente da Associação Profibus); Case de aplicação da tecnologia Profibus em usina de açúcar e álcool – Edilson Casanova (Especialista em Automação Zillo Lorenzetti); Case de tecnologia Profibus na indústria de mineração – Luiz Claudio da Silva (Técnico em Instrumentação da Usina Samarco Mineração); Desenvolvimento e perspectiva das tecnologias Profibus e Profinet no mercado internacional – Paolo Ferrari (Centro de Competência Profibus e Profinet da Itália, Professor da Universidade de Brescia e Mestre em Profinet).

O Encontro de Usuário será realizado no Hotel Dan Inn Anhanguera. Informações detalhadas podem ser obtidas no link www.profibus.org.br, telefone/fax (11) 2849-3202 ou e-mail profibus@profibus.org.br.

 

ASSOCIAÇÃO PROFIBUS participa da XIII JORNADA DE ENGENHARIA ELÉTRICA  na UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

A ASSOCIAÇÃO PROFIBUS PROFINET ASINTERFACE BRASIL participou da XIII Jornada de Engenharia Elétrica – XIII JEEL organizado pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o evento ocorreu entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro/2013 no campus da universidade em Uberlândia/MG. Na oportunidade a associação foi representada pelo Sr. Marcio Venturelli – Diretor de Gerenciamento de Ativos que participou do congresso realizando palestra sobre GERENCIAMENTO DE ATIVOS. No total foram realizadas vinte e três palestras, oito minicursos e nove visitas técnicas, a organização do evento informou que atingiu o seu objetivo ao oferecer aos participantes o aperfeiçoamento de seus conhecimentos técnico-científicos, contando com um público composto por universitários, pesquisadores e profissionais de Uberlândia e de todo o Brasil. Houve mais de 300 inscritos que puderam entrar em contato com um panorama atualizado das principais tendências ligadas às diversas áreas.



Treinamento

Conteúdo Programático
  1. Introdução ao PROFIBUS
  2. Tipos de estações em redes PROFIBUS
  3. Comunicação entre Mestres e Escravos
  4. Comunicação entre Mestres
  5. Configuração de Instrumentos e Transmissores PROFIBUS
  6. Arquivos GSD
  7. Arquivos DD
  8. Temporização em redes PROFIBUS DP e PA
  9. Regras de instalação de redes profibus DP e profibus PA
  10. Blindagem em redes PROFIBUS DP e PA
  11. Aterramento em redes PROFIBUS DP e PA
  12. Alimentação de redes PROFIBUS PA
  13. Tipos de conectores DP e PA
  14. Interconexão de redes profibus DP e PA
  15. Verificação de erros de instalação em redes PROFIBUS DP e PA

Instrutores:  

Prof. Dr. Dennis Brandão
Engenheiro Mecânico com Doutorado em Automação Industrial.
Mini-Curriculum: Experiência em desenvolvimento de dispositivo de campo e suporte de equipamentos robóticos. Atualmente é Prof. Dr. Na área de Automação Industrial do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos – USP.

Guilherme Serpa Sestito
Mestrando em Engenharia Elétrica, EESC-USP. Engenheiro Certificado Profibus.
Mini-Curriculum: Desenvolveu trabalhos nos Centros de Competência Profibus da Irlanda e do Brasil. Experiência em desenvolvimento de produtos Profibus. 

Datas: 02 a 03 de Dezembro de 2013

Horário de Início: 9 horas

Duração: 14 horas

Investimento:

  • Associado ao PROFIBUS Brasil: R$ 700,00
  • Não Associado ao PROFIBUS: R$ 1.100,00

Local:

Centro de Competência PROFIBUS
Av. Trabalhador Sãocarlense, 400 
CEP 13566-590 - São Carlos - SP
Visualizar o mapa através do Google Maps


 
PRODUTOS

Cabos Profibus CONDUFERES

A Conduferes estáampliando a sua linha de produtos com os cabos Profibus PA/DP. A empresa está há 22 anos de mercado, atuando na linha de produtos como cabos de instrumentação, controle e comando, detecção de incêndio, segurança intrínseca e cabo de rede Fieldbus, certificado na Fieldbus Foundation.  Informações no site www.conduferes.com.br e contato pelo telefone (11) 4617-9555.

 

Controlador redundante PHOENIX CONTACT

A Phoenix Contact anuncia o lançamento do mais novo membro da família de controladores de alto desempenho da Classe 400, o Controlador Redundante RFC460R PN 3TX. Com este controlador, a Phoenix Contact disponibiliza ao mercado uma solução de redundância fácil, rápida e econômica para criação de sistemas com redundância de CLP para aplicações criticas que necessitam de uma CPU de alto desempenho. Suas principais características são: Função de Redundância por link de Fibra Óptica; Distância entre controlador de até 80 km; Sistema de Redundância baseado no padrão Profinet; Display para configuração e diagnóstico; Velocidade de operação: 0.007 ms/1K de instruções (Mix); Memória de programa: 8 Mbytes; Memória de dados: 16 Mbytes; Memória retentiva para dados: 120 kBytes; Memória de parametrização plugável (CF Card de 256 MB); Interfaces: (3 x Ethernet (10/100), 2 x USB, Porta SFP para sincronização); e Real-time clock.

 

Relé de segurança programável PHOENIX CONTACT

Com o relé de segurança programável PSR-Trisafe é possível programar diversas funções de segurança de forma rápida e simples em apenas um dispositivo. O relé oferece as seguintes vantagens: uso de diversos blocos de segurança para suprir as diversas necessidades que a máquina possa necessitar; alta flexibilidade das entradas e saídas devido aos módulos de expansão; configuração simples através da interface gráfica;
startup simples devido à possibilidade de testes e simulações através do software de configuração SafeConf que pode ser baixado gratuitamente no site da Phoenix Contact; e conexão a rede Profibus através de módulo gateway de expansão. No módulo de segurança configurável já estão disponíveis 20 entradas seguras, 4 saídas seguras e 4 saídas de alarme. Se forem necessárias mais do que as entradas e saídas integradas, é possível alinhar até 10 módulos de extensão ao módulo de segurança extensível PSR-Trisafe-M.

 

Diagnósticos de redes DP/PA/AS-i e soluções em Profibus da DLG AUTOMAÇÃO

Filiada à Associação Profibus, a DLG possui profissionais certificados pela PI (Profibus International), no qual são capacitados a identificar erros e propor ações corretivas. O processo de análise de redes é dividido em quatro etapas: Inspeção Física da Rede, Análise de Protocolo, Análise Oscilográfica e Análise Topológica. Visando garantir um diagnóstico rápido e preciso são utilizadas as mais modernas ferramentas disponíveis no mercado.



Relatórios de análises de redes

 


Equipamento utilizado nas análises de redes

Além disso, a empresa oferece no mercado uma linha de soluções com a tecnologia Profibus, composta pelos produtos: Remota Universal Profibus – XM-210 DP, Repetidor Profibus DP – HDP-200, Hub Profibus DP – HDP-210, Gateway Profibus DP / Modbus RTU – LMP-100 e Terminador Ativo Profibus DP – TDP-100.



Remota Universal Profibus – XM-210 DP



Repetidor Profibus DP – HDP-200



Hub Profibus DP – HDP-210



Gateway Profibus DP / Modbus RTU – LMP-100




Terminador Ativo Profibus DP – TDP-100

WSP300 - Protetor de Segmento Inteligente para redes FOUNDATION™ fieldbus, PROFIBUS-PA e AS-Interface

WSP300 oferece proteção contra curtos-circuitos nas derivações (entre + e – dos spurs), limitando a corrente em cada derivação, de forma que o curto-circuito não se propague entre derivações e nem para o tronco principal. Têm LED de indicação de curto-circuito e terminador integrado nos modelos F e P. 

Em operação normal, cada protetor de curto-circuito consome menos de 3 mA.Após a remoção do curto-circuito, a derivação volta a funcionar normalmente e o circuito de proteção é desativado, apagando o LED. 

Principais Características

  • Protetor de Segmento Inteligente para instalações fieldbus em meio físico IEC61158-2 (PROFIBUS-PA e FOUNDATION™ fieldbus) e de redes AS-i;
  • 4, 6 ou 8 derivações (spurs);
  • Com proteção inteligente contra curto-circuito nas derivações, evitando sua propagação. A derivação volta a funcionar normalmente assim que o curto-circuito é removido;
  • Para montagem em painel ou em campo em caixas de junções;
  • Parte integrante da JB400, caixa de junção inteligente Smar;
  • Rápida e fácil instalação;
  • Manutenção durante a operação. 

Veja suas características técnicas em:
http://www.smar.com/brasil/produtos/view.asp?id=254
http://www.smar.com/brasil/produtos/view.asp?id=236
http://www.smar.com/brasil/produtos/view.asp?id=265


RP303 - Repetidor Profibus DP / Modbus RTU

RP303 é um elemento ativo que serve de interface entre segmentos de rede Profibus e que assegura níveis adequados de sinais, garantindo a integridade do sinal de comunicação. O repetidor evita a deterioração do sinal em longas distâncias. Essencialmente ele trabalha recebendo o sinal de um segmento de rede, recuperando , amplificando e transmitindo-o para os outros segmentos. Desta forma a mensagem original é mantida para todos os segmentos da rede. O RP303 executa esta função bidirecionalmente. Além disso, serve para isolar galvanicamente os segmentos. Aumenta a disponibilidade da rede filtrando ruídos de EMI de tal forma que um canal não interfere no outro e nem no tronco principal.

O RP303 utiliza a mesma tecnologia do RHP303(Repetidor Hub 5 canais) e é a solução custo efetivo com 1 canal. É um repetidor galvânico isolado e transparente que regenera o sinal elétrico. A velocidade da transmissão do sinal é identificada automaticamente.

Como o RP303 cria segmentos isolados, os equipamentos podem então ser removidos e inseridos durante a operação. Da mesma forma, problemas elétricos do barramento e perturbações de EMC em um spur não se espalham aos outros segmentos.
O RP303 tem o diferencial de trabalhar em Modbus para duas taxas de comunicação em modo manual: 9,6 Kbps e 19,2 Kbps. Possui terminador integrado que pode ser ligado ou não. Possui LEDs de status.
O RP303 aumenta a disponibilidade da rede Profibus-DP.

Veja suas características técnicas em: http://www.smar.com/brasil/produtos/view.asp?id=260

 

RPR303-Protetor de Reflexões e Regenerador de Sinal para PROFIBUS-DP

É um dispositivo que regenera o sinal PROFIBUS-DP, eliminando reflexões de sinais, assim como minimizando ruídos das mais diversas naturezas, causados por EMI, crosstalk, atenuações, distorções, interferências, ruídos impulso, diferencial e longitudinal.

Além disso, recupera o sinal garantindo sua qualidade, evitando intermitências na rede de comunicação PROFIBUS-DP.

As reflexões de sinais, que são difíceis de diagnosticar, são o principal problema em redes PROFIBUS. Elas podem acontecer sempre que se tem descontinuidade ou mudança da impedância na rede (chamado de splice) ou derivações (spur ou stub lines).
RPR303 é um elemento ativo que serve de interface entre segmentos de rede PROFIBUS-DP e que assegura níveis adequados de sinais, garantindo a integridade do sinal de comunicação. O RPR303 executa esta função bidirecionalmente.

A velocidade da transmissão do sinal é identificada automaticamente.

O RPR303 tem o diferencial de trabalhar em Modbus para duas taxas de comunicação em modo manual: 9,6 Kbps e 19,2 Kbps. Possui terminador integrado que pode ser ligado ou não. Possui LEDs de status.
O RPR303 é um dispositivo que aumenta a robustez e a disponibilidade da rede PROFIBUS-DP.

Veja suas características técnicas em: http://www.smar.com/brasil/produtos/view.asp?id=261

 

SPD30-Protetor de Surtos e Transientes para Equipamentos

SPD30 – Protetor de Surtos e Transientes para Equipamentos de Campo  é um dispositivo de proteção contra surges induzidos e transientes em instalações com tecnologias HART/4-20mA, Foundation fieldbus e Profibus-PA.

Tem como principais características:

  • O SPD30 é um dispositivo para proteção de transientes e surtos em redes digitais HART/4-20mA, Profibus-PA e Foundation fielbus
  • De fácil instalação nas carcaças dos equipamentos, pode ser conectado em todo

segmento ou nó da rede garantindo a integridade dos sinais em relação a raios, transientes ou picos de tensão

  • Conexão roscada e disponível em vários padrões de roscas
  • Máxima tensão de trabalho 62V
  • Corrente e tensão de impluso de 10kA e 10kV de pico
  • Proporciona o aumento de segurança operacional
  • Aumenta a disponibilidade da rede
  • Toda vez que se tiver uma distância efetiva maior do que 50 m na horizontal ou maior do que 10 m na vertical entre dois pontos aterrados, recomenda-se o uso do SPD30 nestes dois pontos
  • Em redes com alta susceptibilidade a ruídos recomenda-se o uso do SPD30

Veja suas características técnicas em: http://www.smar.com/brasil/produtos/view.asp?id=267




A Associação PROFIBUS não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação PROFIBUS. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação PROFIBUS se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da
Associação PROFIBUS.

Agência de Marketing Digital
Website | SEO | E-mail Marketing | E-Commerce