+ Caixa de junção para Profibus Smar
  + Associação Profibus no ISA Show South America 2004
Notícias
  + Endress+Hauser e Metso Automation firmam parceria
  + Atos comemora 30 anos em confraternização
Tecnologia
Treinamento

OUTRAS EDIÇÕES
Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 05 -
Dezembro 2004 / Janeiro 2005
Edição 06 -
Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Abril / Maio 2006

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 04
Outubro/Novembro 2004

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i

Diretor Presidente
Paulo Roberto Figueiredo de Camargo (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Bruno C. Tassinari (Festo)

Diretor Vice-presidente
César Cassiolato (Smar)

Secretário Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 2849-3202
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

TECNOLOGIA

Profibus integra laboratório de redes de campo do Senai Santos

Foi concluído no primeiro semestre deste ano, o Laboratório de Redes de Campo Industriais – que contempla um kit didático de Profibus e AS-i – da Escola Senai Antônio Souza Noschese, que está sob a responsabilidade do Engenheiro Marcelo Saraiva Coelho.

Segundo ele, a criação do Laboratório de Redes de Campo do Senai Santos está atrelada fortemente à proposta de trabalho do setor de instrumentação da Escola que, a partir de 1999, firmou parceria com duas grandes companhias do setor, dentre elas, a Siemens, objetivando a montagem de kits didáticos para estudo das redes Profibus e AS-i, entre outras. “Após a montagem desses kits, iniciou-se um período de conhecimento e domínio dessas tecnologias para, em seguida, começarmos a oferta de treinamentos que até hoje continuam em atividade”, explica Marcelo.

Nesse sentido, o projeto e a montagem do Laboratório de Redes de Campo Industriais teve como base toda a experiência acumulada desde 1999. “Portanto, todo o trabalho de engenharia e especificação dos conjuntos didáticos ficou por nossa conta, sendo que os principais fornecedores dos equipamentos foram os que de 1999 a 2002 atuaram em parceria conosco”, comenta.
O Laboratório de Redes de Campo Industriais está instalado em uma sala com 60m2 e possui quatro conjuntos didáticos para estudo dos protocolos Profibus e AS-i, composto por CLP com cartões de E/S digital e analógico, além de módulos de interface para as redes Profibus e AS-i, possibilitando a montagem de uma rede Profibus que está conectada a dispositivos, tais como: inversor de freqüência, interface homem-máquina, módulos de E/S, entre outros dispositivos, além de uma rede AS-i que está conectada a sensores, monitor de posição para válvula e módulos de E/S.

Marcelo explica que as principais finalidades do laboratório são os treinamentos oferecidos para profissionais de empresas e interessados em geral no conhecimento e prática da configuração e estrutura das Redes de Campo Industriais. “Na verdade, o programa de treinamento do Laboratório não foca o estudo do protocolo visando o desenvolvimento de novos produtos e sim experiências práticas de aplicação de produtos integrando-os a sistemas de controle. Vale destacar que o Laboratório de Redes de Campo Industriais também está sendo utilizado pelos alunos do Curso Técnico de Instrumentação na disciplina de sistemas Digitais de Controle”, conclui o responsável pelo Laboratório de Redes de Campo Industriais do Senai Santos.


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.