10 fev 2026

PROFIBUS & PROFINET International publica a especificação MTP 2.0

A PROFIBUS & PROFINET International (PI) anuncia o lançamento oficial da Especificação de Pacote de Tipo de Módulo (MTP) 2.0. Os significativos aprimoramentos funcionais da nova versão do padrão representam um marco importante para a automação modular. A MTP 2.0 estabelece as bases para a verdadeira interoperabilidade, ainda maior flexibilidade e eficiência no planejamento, integração e operação de sistemas modulares em todos os setores.

Após a bem-sucedida coordenação final do conteúdo pelos grupos de especialistas das três organizações de apoio – PI, NAMUR e ZVEI – os documentos da especificação foram disponibilizados para aprovação. Com a decisão de publicação pelo Comitê Diretivo da MTP, composto pelas três organizações de apoio, a especificação está agora disponível para implementação em produtos e aplicações industriais. 

O desenvolvimento da MTP 2.0 contou com o apoio ativo de diversas empresas internacionais. Vários especialistas de empresas usuárias, fabricantes e de engenharia contribuíram para os grupos de trabalho conjuntos. Essa ampla participação ressalta a alta relevância do padrão e o forte interesse da indústria em uma solução sustentável e padronizada para conceitos de produção modular.

Os direitos de uso necessários para a Especificação MTP 2.0 estão disponíveis para as empresas membros, como de costume. Isso garante que as empresas possam integrar o padrão em seus produtos, ferramentas de engenharia e conceitos de planta sem obstáculos adicionais.

A nova versão do padrão não só foi aprimorada conceitualmente, como também já foi testada na prática: diversas empresas associadas implementaram o MTP 2.0 e o testaram com sucesso em um evento de integração. Os resultados confirmam a interoperabilidade das soluções e a aplicabilidade da especificação em ambientes industriais reais.

O MTP 2.0 implementa melhorias e aprimoramentos importantes em relação às versões anteriores. Entre eles, destacam-se a interoperabilidade otimizada entre o nível da planta e os sistemas de controle, melhorias funcionais e um foco claro nas necessidades futuras da indústria de processos. Graças ao desenvolvimento contínuo, o MTP 2.0 pode ser utilizado em uma ampla gama de indústrias, desde as químicas e farmacêuticas até as de alimentos e bebidas e outros setores industriais.

Com o lançamento do MTP 2.0, a PI envia um sinal claro sobre a relevância da automação modular e reforça seu compromisso em trabalhar com a indústria para desenvolver padrões abertos, práticos e preparados para o futuro.

 

Acesse o conteúdo original no site da PI.

Deixe um comentário