10 out 2025

Mais produtos PROFINET certificados em comparação com APL em testes de campo

Primeiros certificados emitidos para controladores de posição

A certificação agora está disponível para todos os tipos de dispositivos com PROFINET sobre APL

A funcionalidade do PROFINET para aplicações à prova de explosão em automação de processos está disponível em todo o seu escopo. Em grupos de trabalho conjuntos, especialistas da PI estão atualmente trabalhando em estreita colaboração com usuários finais para avaliar intensivamente o potencial de uso e a interoperabilidade do PROFINET sobre produtos APL de diferentes fabricantes em diversas plantas piloto na indústria química. A base para um alto grau de interoperabilidade é um teste de certificação para todos os tipos de produtos, incluindo controladores, sensores, atuadores e interruptores. Testes para atuadores foram adicionados à versão mais recente do PROFINET Test Bundle. Os primeiros produtos já passaram com sucesso nos testes de certificação. Por exemplo, a Samson recebeu os primeiros certificados para seus posicionadores.

Além de desenvolver tecnologias de fácil utilização e estabelecer medidas direcionadas para a garantia da qualidade do produto, acreditamos que o trabalho com os usuários é um passo importante para consolidar a tecnologia nas plantas e promover sua aceitação. Há anos, trabalhamos em estreita colaboração com os usuários durante todo o ciclo de vida da tecnologia. Isso começa com a criação de requisitos e se estende à avaliação de produtos prototípicos ou reais em sistemas piloto ou de demonstração. A experiência adquirida nesse processo é incorporada à manutenção e ao desenvolvimento de nossas tecnologias”, afirma o presidente da PI, Xaver Schmidt.

Além dos testes da camada física para verificar a adequação a aplicações intrinsecamente seguras, o escopo dos testes de certificação para produtos PROFINET sobre APL inclui casos de teste adicionais específicos para APL para verificar a comunicação PROFINET, a execução de uma configuração de teste específica para APL para cenários de interoperabilidade e testes para o Perfil para Dispositivos PA. Com a disponibilidade da certificação para atuadores, os especialistas em PI para PROFINET sobre APL concluíram mais um passo rumo à implantação na automação de processos.

Enquanto isso, os usuários finais avaliaram positivamente a adequação do PROFINET sobre APL com produtos certificados em diversas instalações de laboratórios de teste. A PI iniciou atividades envolvendo especialistas da PI e usuários da indústria de processos para definir mais testes de campo. Esses também serão estendidos ao tópico de segurança, considerando os sistemas de comunicação não Ethernet subjacentes.

Além disso, os tópicos de segurança funcional com PROFIsafe e a certificação de interruptores estão na agenda da PI, que também estão sendo desenvolvidos em estreita cooperação com usuários finais da indústria de processos.

 

Conteúdo traduzido. Original disponível no site da PROFIBUS & PROFINET International.

Deixe um comentário