06 set 2025

Segurança IO-Link atinge marco importante: TÜV SÜD certifica especificação

A Comunidade IO-Link atingiu um marco significativo no desenvolvimento do IO-Link Safety: a TÜV SÜD testou e certificou oficialmente com sucesso a especificação IO-Link Safety V1.1.4. Isso estabelece as bases para o amplo uso industrial da solução de segurança tecnologicamente neutra.

A certificação por uma agência de testes independente marca o fim da fase de desenvolvimento do IO-Link Safety e agora permite a introdução de produtos prontos para o mercado. Como o primeiro Centro de Testes de Segurança IO-Link oficialmente designado, a TÜV SÜD já ​​começou a testar os mestres e dispositivos IO-Link Safety. Os primeiros produtos certificados estarão disponíveis no mercado em breve.

O IO-Link Safety agora é certificado – o selo TÜV SÜD abre caminho para um uso prático e seguro. (Copyright: Adobe Stock Foto luckyraccoon/123RF)

O IO-Link Safety é a extensão relacionada à segurança da comprovada tecnologia IO-Link e permite – em linha com o conceito IO-Link – uma integração perfeita em estruturas de automação e segurança existentes. A especificação já foi avaliada positivamente pela TÜV SÜD e pelo Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional da DGUV (IFA) durante a fase de conceito. Com base nos resultados da prova de conceito, a especificação foi consistentemente desenvolvida até a maturidade do produto, juntamente com a especificação de teste associada.

Ao contrário do IO-Link convencional, o IO-Link Safety depende de certificação de terceiros. Os fabricantes devem ter seus produtos testados em um centro de testes reconhecido — uma etapa adicional para garantir os mais altos padrões de qualidade e segurança.

Com mais de 20.000 produtos compatíveis com o IO-Link disponíveis e mais de 500 fabricantes em todo o mundo, o IO-Link oferece um ecossistema dinâmico que cria as condições ideais para a rápida penetração do IO-Link Safety no mercado. A arquitetura aberta permite fácil integração em todos os sistemas comuns de CLP, DCS e IoT.

Os custos de desenvolvimento são particularmente altos quando se trata de segurança funcional, o que torna ainda mais valioso o fato de o IO-Link Safety exigir suporte para apenas um padrão de comunicação único e facilmente implementável. Como os dispositivos IO-Link Safety podem ser usados ​​em todos os sistemas de automação do mundo sem modificações, é por isso que a comunidade espera um rápido estabelecimento e crescimento de mercado.

 

– Conteúdo traduzido. Confira no site da PI.

Deixe um comentário