07 jul 2025

Implementação mais rápida do SRCI

A interface de dados SRCI padronizada (Standard Robot Command Interface), cujo desenvolvimento, expansão e manutenção foram assumidos pela PI (PROFIBUS e PROFINET International), constitui a base para uma utilização mais fácil dos robôs e, consequentemente, uma produção mais flexível. Os usuários precisam de um conhecimento consideravelmente menor sobre o fabricante do robô, o manuseio e o escopo funcional da unidade de controle do robô portátil.

O processo de implementação para os fabricantes de robôs tornou-se ainda mais fácil graças ao SRCI-SDK (kit de desenvolvimento de software). Trata-se de uma caixa de ferramentas para fabricantes de robôs que simplifica — e, portanto, acelera significativamente — o desenvolvimento de um interpretador SRCI. Os desenvolvedores podem selecionar as funções necessárias nesse kit de desenvolvimento, como em um sistema modular, e então montá-las e testá-las de acordo com a funcionalidade planejada do interpretador.

“O objetivo é tornar a implementação do interpretador SRCI o mais simples possível”, explica Markus Leopold, do Grupo de Trabalho SRCI da PI. “Com o novo kit de desenvolvimento, o esforço de desenvolvimento é reduzido em mais da metade, pois as funções SRCI precisam apenas ser vinculadas às funções de firmware”. A versão mais recente do SRCI-SDK foi desenvolvida, otimizada e testada na prática em colaboração com os fabricantes de robôs Kuka e Stäubli. A versão 1.0 está pronta para uso e já está sendo utilizada por outros fabricantes de robôs. O desenvolvimento do SRCI-SDK continuará para que todas as funções do SRCI possam ser suportadas no futuro.

Várias inovações também foram feitas em relação à própria interface. Na versão atual, novas funções foram implementadas, o feedback do mercado foi levado em consideração e outras otimizações foram feitas. Por exemplo, os mecanismos de registro e diagnóstico foram significativamente aprimorados e desenvolvidos na versão atual válida (V1.5). Como vários fabricantes de cobots aderiram ao longo do último ano, várias melhorias específicas para cobots também foram feitas. Outras alterações foram feitas com base no feedback de usuários que precisavam de funções específicas, por exemplo, para tornar possíveis aplicações de segurança específicas do fabricante do robô. O SRCI agora oferece mais de 126 funções de robô, desde comandos simples de deslocamento (por exemplo, movimentos lineares) até comandos mais complexos, como controle de força.

Enquanto isso, cerca de 30 membros (fabricantes de PLC e robôs) estão colaborando no grupo de trabalho e, até o momento, oito fabricantes já lançaram produtos com a interface de dados SRCI no mercado. Mais produtos de outros fabricantes também são esperados.

 

Conteúdo traduzido: PROFIBUS International

Deixe um comentário