|  

Siemens lança novas CPUs redundantes SIMATIC S7-1500 R/H para aplicações de alta disponibilidade

SIMATIC
 

  • Os novos controladores são voltados para aplicações com necessidade de alta disponibilidade e redundância, como automação de túneis, sistemas de tratamento de água e ar condicionado. 
  • Com engenharia eficiente do TIA Portal, o produto permite integrações simplificadas em aplicações complexas, reduzindo tempo de projeto. 
  • A redundância das novas CPUs e dos dispositivos de campo é realizada via anel PROFINET com Media Redundancy Protocol (MRP) e cabos PROFINET   
 
A Siemens acaba de trazer ao mercado mais um produto para sua família de controladores avançados – SIMATIC S7-1500. A nova CPU que integra a linha, chamada SIMATIC S7-1500 R/H, tem como principal função automatizar processos que não podem parar, em segmentos de mercado como aeroportos, saneamento, datacenters, centros de distribuição e infraestrutura. 
 
Por exemplo, em túneis, os sistemas de ventilação precisam funcionar com 100% de disponibilidade para garantir a qualidade interna do ar, principalmente em casos de congestionamento. Esse controle é feito por sistemas automatizados. Com as CPUs redundantes S7-1500 R/H, se um controlador falhar, automaticamente, o outro controlador o substituirá, no anel PROFINET, garantindo o funcionamento do sistema. 
 
De acordo com Bianca Cerveira, Product Lifecycle Manager da série S7-1500 da Siemens no Brasil, esse lançamento visa consolidar a atuação da empresa nos segmentos prioritários para a infraestrutura nacional, com soluções que ampliam o uso de automação e, além disso, mantém a funcionalidade dos sistemas nos quais há mais dificuldade de manutenção. “Com o SIMATIC S7-1500 R/H, é possível para as empresas reduzir as perdas de produção, programar manutenções e garantir a disponibilidade de dados e serviços. Quando utilizamos os controladores redundantes, os gestores não precisam se preocupar em realizar as manutenções no exato momento das falhas, pois o sistema se manterá funcional”. 
 
A nova CPU conta também com engenharia eficiente no TIA Portal da Siemens, que permite a integração facilitada com sistemas já existentes, a partir de uma única interface, e possui ambiente amigável para novos desenvolvimentos. Além disso, é possível estabelecer conexões de forma simples com softwares, permitindo que os dados de um processo produtivo ou instalação física sejam monitorados e coletados remotamente.    
 
 
Sobre o Grupo Siemens no Brasil 
A Siemens está presente no Brasil há cerca de 150 anos e faz parte de um conglomerado global de tecnologia que se destaca pela excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiança e internacionalidade por 170 anos. A Siemens atua globalmente com foco nas áreas de eletrificação, automação e digitalização. Uma das maiores produtoras mundiais de tecnologias voltadas à eficiência energética e à economia de recursos, a Siemens é líder no fornecimento de soluções eficientes de geração e de transmissão de energia, pioneira em soluções de infraestrutura, automação, drives e softwares para a indústria. Por meio da Siemens Healthineers, sua subsidiária listada na bolsa de valores, a empresa também é uma provedora líder de equipamentos médicos de imagem – como tomografia computadorizada e sistemas de imagem por ressonância magnética – e líder em diagnósticos laboratoriais, bem como em TI clínica.
 
As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada nacionalmente, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 10 anos. Atualmente, a empresa Siemens conta com 12 fábricas e sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional.
 
Para mais informações, acesse: www.siemens.com.br

 
Sobre a Siemens AG 
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma potência global em tecnologia, que se destaca por sua excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiabilidade e internacionalidade há mais de 170 anos. A companhia é ativa em todo o mundo, focando os mercados de eletrificação, automação e digitalização. Uma das maiores produtoras de tecnologias eficientes em termos de energia e economizadoras de recursos, a Siemens é fornecedora líder de soluções para geração e transmissão de energia eficientes e é pioneira em soluções para infraestrutura, bem como para automação, acionamento e software para a indústria. Com sua subsidiária de capital aberto Siemens Healthineers AG, a empresa também é fornecedora líder de equipamentos médicos de diagnóstico por imagem – como sistemas de tomografia computadorizada e ressonância magnética – e é líder em TI para diagnósticos laboratoriais e clínicos. No exercício fiscal de 2018, encerrado em 30 de setembro de 2018, a Siemens gerou receitas de 83,0 bilhões de euros e receita líquida de 6,1 bilhões de euros. No final de setembro de 2018, a empresa tinha cerca de 379.000 colaboradores em todo o mundo.
 
Para mais informações, visite o site www.siemens.com.



Últimas Notícias:
+ PI Brasil apoia evento da FESTO
+ Trispectorp1000 – Câmera 3D programável
+ ProfiHub com Fibra Óptica com redundância em anel e diagnóstico incorporado
+ Os benefícios da tecnologia IO-Link para sistemas de automação
+ Nova solução de automação preparada para o futuro!
+ Medidor de ar comprimido térmico com sensor de temperatura e pressão integrados
+ Industrial HiVision: Software de Monitoramento e Gestão de Redes Ethernet
+ Wireless PROFINET no controle de uma gigantesca máquina perfuratriz de túneis
+ O IO-Link reduz o desperdício devido a falhas no sensor
+ AS-I IO-Link são temas de webinars gratuitos
+ PI Brasil visita Copersucar e Cutrale
+ Assembleia Geral Ordinária apresenta planejamento para 2020
+ Conectividade e Digitalização: O Futuro da Indústria
+ PI Brasil e INATEL promovem últimas certificações PROFINET e PROFIBUS de 2019
+ Semana de Tecnologia do SENAI Pindamonhangaba recebe seminário da PI Brasil
+ Agenda de treinamentos de 2020 já tem 25 datas e novos cursos
+ VVP10 – Posicionador Inteligente
+ SPECTRA® – Transmissor de Brix e Concentração com tecnologia de micro-ondas
+ Sensores multicores de toque com IO-Link
+ Repetidor OZD Profi 12M G22 da Hirschmann – Estenda o alcance e melhore a disponibilidade de redes PROFIBUS