|  

Raízen estabelece acordo de cooperação com Associação Profibus

Devido à inauguração de novas unidades da Raízen (Caarapó e Jataí), e ampliação de outras unidades, (Ipaussu, Barra, Rafard, Bonfim, Paraguaçu, entre outras), a Raízen optou pela tecnologia Profibus para a implantação de projetos, após várias análises de tecnologias e sistemas de automação. “Isto gerou uma demanda de prestação de serviço, treinamentos e manutenção”, detalha Fabiano André Lourenço, Gerente de Automação e Integração da Raízen.

Segundo ele, foi elaborado um acordo de troca de experiência entre a Raízen e a Associação Profibus Brasil, para análise de projetos, instalações e emissão de laudos técnicos orientativos, visando à boa operação e confiabilidade das plantas em Profibus.

O Gerente de Automação e Integração da Raízen esclarece que os principais objetivos da parceria são ter um suporte técnico qualificado e homologado na tecnologia Profibus, acesso à literatura da tecnologia Profibus e, ainda, acesso a treinamentos das ferramentas de configuração, programação e diagnósticos da tecnologia Profibus. Com isso, a companhia espera alcançar benefícios, tais como: qualificação profissional no mercado de serviços em redes industriais; melhorar o nível de diagnósticos e especificação dos requisitos necessários para certificação de redes industriais; e melhorar os projetos e instalações de campo, minimizando os problemas de campo e de configuração dos sistemas Profibus.

O processo acordado já está em curso e pode ser utilizado a qualquer momento pelas unidades da Raízen. Vale destacar que, em algumas unidades, ele é aplicado em todo o processo produtivo de etanol, açúcar e bioenergia.

A Raízen possui 23 unidades em operação e, de acordo com Lourenço, a tecnologia Profibus é utilizada hoje em cerca de 40% da instrumentação de campo e CCMs Inteligentes das áreas industriais. “A tecnologia é aplicada hoje em todo o processo industrial”, acrescenta.
 
Fabiano André Lourenço, Gerente de Automação e Integração da Raízen
Fabiano André Lourenço, Gerente de Automação e Integração da Raízen.
 

 “Optamos pela tecnologia Profibus por entendermos que esse sistema atende nossas necessidades de controle, manutenção e diagnósticos em Sistemas de Automação aplicados às unidades Raízen. Outro ponto importante nessa avaliação é a gama de fornecedores de tecnologia que possui esse protocolo de comunicação, o que nos dá liberdade de escolha de recursos tecnológicos e de diagnóstico”, avalia o Gerente de Automação e Integração da Raízen.

Ele observa que a aplicação da tecnologia Profibus na produção de etanol, açúcar e bioenergia na Raízen é uma realidade. “O ponto fundamental do sucesso da aplicação da tecnologia Profibus é a qualificação dos profissionais de manutenção das unidades e das empresas que prestam serviços nesses sistemas. Para extrairmos todo o potencial dos recursos disponíveis de diagnósticos de rede, as facilidades e as vantagens de instalação de campo, precisamos de profissionais qualificados e preparados para essa tecnologia”, finaliza



Últimas Notícias:
+ GSD User ID: Simples e Fácil. Simplifique seu dia a dia em configurações cíclicas em redes PROFIBUS-PA
+ Transmissor de pressão MG-1
+ Secomea 15xx – Gateway Edge IIoT com Certificação de Segurança Industrial
+ Nova versão de software de engenharia da Siemens oferece desenvolvimento completo de projetos
+ NetMIRROR – TAP como ponto de acesso passivo a redes ethernet industrial
+ Logo! agora em nuvem
+ FnIO-S – Aquisição de Dados, Controle e Comunicação
+ Conectividade em tempo real: Festo lança linha de remotas IO’s para controle descentralizado
+ Workshops Online: Festo divulga calendário de temas para 2020
+ Cursos Online – PITC INATEL e PI Brasil
+ Calendário Orkan – Treinamentos 2020
+ Muito além do ruído – identificando problemas de instalação em tempo real com a medição do Jitter
+ PROFINET IRT, um protocolo de alta dinâmica
+ Metodologia de prestação de serviços no cenário de isolamento social
+ Ethernet no Campo – Futura solução para automação de processos e instrumentação em localizações remotas e perigosas
+ FieldComm Group, ODVA e PI promovem uma Joint Update sobre uma Advanced Physical Layer para Ethernet Industrial
+ Treinamentos in company
+ Associação visita companhias para promover tecnologias e buscar parcerias
+ Transmissor multiparâmetro Liquiline CM44X
+ Sensores de vazão FTMg